26 cursos da Enap para servidores federais

Confira em detalhes diversos cursos da Enap com temas indispensáveis para servidores públicos e o passo a passo para se inscrever.

Os cursos da Enap (Escola Nacional de Administração Pública) podem auxiliar servidores federais na melhora de suas capacidades, conhecimentos e habilidades para atuação na Administração Pública.

Não há dúvida de que as plataformas digitais ganharam ainda mais espaço nos últimos anos, e a formação dos servidores públicos não passou alheia a essa mudança.

Servidores públicos contam com uma ferramenta de difusão de conhecimento que permite acesso a cursos dos mais variados temas, com foco, claro, na melhoria do serviço prestado à sociedade.

No entanto, os cursos da Enap, embora pensados para atender aos servidores públicos, são abertos ao público em geral que deseja adquirir conhecimento pessoal e profissional de forma gratuita.

Neste artigo serão apresentados diversos cursos da Enap disponíveis na plataforma EVG. Explicaremos as principais características das ferramentas e um passo a passo para realizar o cadastro e a inscrição no curso de interesse.

Enap

A Enap nasceu com o objetivo de formar e desenvolver o agente público para servir à sociedade de maneira mais eficiente.

Desde 1986, a ENAP foca em competência, conhecimento, inovação, atitude, resultado e valor para transformar a Administração Pública.

Como uma think tank, ou seja, uma instituição dedicada à produção de conhecimento, a Enap oferece uma rica estrutura intelectual e inovadora em áreas como tecnologia, serviços e soluções para apoiar o setor público. Isso é realizado por meio de ferramentas e instrumentos que aprimoram a difusão do conhecimento.

  • mais de 780 mil certificados de conclusão emitidos;
  • 230 cursos EaD na plataforma EVG;
  • 32 parcerias com instituições de ensino estaduais;
  • 800 mil número de capacitações;
  • 22 Estados participantes do programa Enap em Rede.

Cursos da Enap

Os cursos da ENAP abrangem áreas e formas diversas, ministrados totalmente online, de forma presencial ou na modalidade híbrida, que conjuga atividades presenciais e online.

No banco de cursos da ENAP estão programas de pós-graduação reconhecidos pelo MEC, nas modalidades especialização, mestrado e doutorado. E, inclusive, cursos executivos de alto desempenho para formação de habilidades nas várias áreas do conhecimento.

Como mencionado, os cursos da ENAP alcançaram, por meio da plataforma digital, 22 Estados participantes, integrando, portanto, grande parte do território nacional, levando capacitação a praticamente todos os cantos do país.

26 cursos da Enap para servidores públicos federais

Dentre as centenas de cursos oferecidos pela Enap existem opções dentre as mais diversas áreas do conhecimento. As temáticas são voltadas tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para o profissional do servidor público.

Até o momento são 11 áreas temáticas e 26 cursos disponibilizados. Para ajudar na escolha dos cursos na Enap, abaixo são listados com um breve resumo e a categoria de cada um.

  1. A previdência social dos servidores públicos: regime próprio e regime de previdência

Área: Aposentadoria e previdência

Esse curso, ministrado pelo Ministério da Economia, oferece conhecimento a respeito das regras de aposentadoria do serviço público federal. Além de capacitação para eventuais servidores da área previdenciária, é uma ótima oportunidade para estar por dentro dos critérios de acesso e concessão da própria aposentadoria. 

Carga horária: 30 horas

  1. Eventos virtuais: da gestão à execução

Área: Comunicação

Com conteúdo oferecido pela própria Enap, esse curso capacita os participantes a planejar e colocar em prática eventos virtuais, com as técnicas mais atuais do mercado. 

Carga horária: 20 horas

  1. Avaliadores de artigos científicos

Área: Educação e docência

Neste curso, com conteúdo ministrado pelo ICMBio, o participante será preparado para realizar avaliação de artigos científicos utilizando ferramentas diversas, além de compreender a importância da ética no processo de avaliação e os procedimentos específicos do setor. 

Carga horária: 20 horas

  1. Gerenciamento de projetos na prática

Área: Estratégia e planejamento

Esta é a oportunidade para quem quer se aperfeiçoar no gerenciamento de projetos, com capacitação em práticas bem-sucedidas e metodologias utilizadas em organizações públicas e privadas. Conteúdo disponibilizado pela Enap. 

Carga horária: 40 horas

  1. Gestão de riscos em projetos de transformação digital

Área: Estratégia e planejamento

O curso oferece conhecimento para gerir os riscos que envolvem os projetos de transformação digital do setor público. Com ele é possível aprimorar a capacidade de responder rapidamente às demandas e oferecer produtos e serviços mais eficientes. 

Carga horária: 10 horas

  1. Consórcios públicos intermunicipais

Área: Gestão pública

Este é um curso que capacita o participante a compreender o arcabouço jurídico que diz respeito aos consórcios públicos intermunicipais. Ou seja, regulação, tipos de consórcios, operacionalização, etc.

Carga horária: 30 horas

  1. Design sprint em projetos de transformação digital

Área: Inovação

Um curso focado no método Design sprint, desenvolvido por Jake Knapp, que propõe a resolução de problemas utilizando o design, o desenvolvimento de protótipos para testar as ideias e, inclusive, testes com usuários. Vale ressaltar que o conteúdo é ministrado pelo Ministério da Economia.

 Carga horária de 10 horas

  1. Percepção e mapeamento de áreas de risco geológico

Área: Meio ambiente

O Serviço Geológico do Brasil-CPRM oferece, neste curso, conteúdo de aperfeiçoamento aos profissionais de Defesa Civil. O objetivo é prevenir desastres por meio do manejo de conceitos e métodos aplicados durante os mapeamentos de áreas de risco ecológico. Vale ressaltar que o curso está em consonância com as diretrizes previstas na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. 

Duração: 40 horas de duração

  1. Ampliação de receitas municipais

Área: Orçamento e finanças

O curso capacita o participante a compreender a dinâmica fiscal e financeira do município. E, claro, fornece instrumentos para aplicação de estratégias que visem:

  • a recuperação de receitas;
  • elaboração de um planejamento eficiente, 
  • dentre outras competências. 

Carga horária: 8 horas

  1. Contabilidade pública e conformidade na gestão

Área: Orçamento e finanças

Esse curso é resultado de uma parceria entre a Enap e a Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República. A ideia é capacitar e formar prefeitos para compreenderem aspectos da contabilidade pública, por meio de instrumentos eficientes, em conformidade com a boa gestão. 

Carga horária: 10 horas

  1. Gestão fiscal municipal

Área: Orçamento e finanças

Mais um curso voltado às atividades municipais, decorrente da parceria entre Enap e Seaf. Visa oferecer um panorama abrangente sobre a gestão municipal, desde os riscos e oportunidades na condução de processos até o fluxo de receitas e despesas, destinação de recursos e gastos obrigatórios, etc. 

Carga horária: 10 horas

  1. Transferências discricionárias da união: atos preparatórios

Área: Orçamento e finanças

Um curso voltado à execução de ações que preparem convênios e contratos de financiamentos realizados com recursos do orçamento federal. Além disso, o aluno também conhecerá a Plataforma+Brasil, sistema que integra diversas modalidades de transferência de recursos federais. 

Carga horária: 14 horas

  1. Transferências discricionárias da União: prestação de contas

Área: Orçamento e finanças

O conteúdo deste curso é o encerramento do processo de transferência discricionária da União, por trata da prestação de contas. Portanto, o aluno irá conhecer passo a passo as etapas que precisam ser superadas na Plataforma +Brasil e efetivar a prestação de contas. 

Carga horária: 10 horas.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

  1. Agenda para o desenvolvimento sustentável: conceitos, mobilização e articulação

Área: Políticas públicas

Um curso que aborda os principais conceitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a criação da Agenda 2030. Além de apresentar os processos de formulação de monitoramento dos ODS e também o papel dos governos para a promoção do desenvolvimento sustentável. 

Carga horária: 8 horas

  1. Ambiente e condições para o desenvolvimento produtivo local

Área: Políticas públicas

Criado com vistas a capacitar gestores municipais em início de mandato, este curso oferece conhecimento, ferramentas e estratégias que fomentem o desenvolvimento produtivo local. 

Carga horária: 10 horas

  1. Caixa: Banco público atuando para o desenvolvimento do município

Área: Políticas públicas

Por meio deste curso os alunos tomarão conhecimento das possibilidades que a Caixa Econômica Federal pode oferecer aos municípios, visando atender às políticas públicas. Tema importante para conhecer as principais ferramentas de repasse de recursos da União. 

Carga horária: 10 horas

  1. Desenvolvimento humano no século XXI

Área: Políticas públicas

As problemáticas do desenvolvimento humano na contemporaneidade são abordadas neste curso, que pretende apresentar e correlacionar os conceitos de:

  • antropoceno, 
  • sistemas socioecológicos e 
  • ecologia política 

E mais, como eles atuam para o desenvolvimento humano. 

Carga horária: 8 horas

  1. Elaboração de políticas, programas e projetos para o desenvolvimento humano e sustentável

Área: Políticas públicas

Esse curso apresenta os conceitos que se relacionam com o desenvolvimento sustentável e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e como integrá-los aos planos de projetos da gestão pública. 

Carga horária: 10 horas

  1. Infraestrutura econômica e urbana

Área: Políticas públicas

Gestores municipais que pretendam se capacitar para planejar, gerir e governar melhor políticas e serviços de habitação e mobilidade urbana têm nesse curso a oportunidade de conhecer ferramentas e instrumentos que irão auxiliar nas ações. 

Carga horária: 8 horas

  1. International futures e painéis Covid-19: cenários e prospecção de futuro

Área: políticas públicas

Capacitar para identificar desafios e oportunidades presentes na conjuntura nacional e mundial é o foco deste curso. 

Carga horária: 16 horas

  1. Políticas públicas de assistência social

Área: Políticas públicas

Um curso destinado a oferecer elementos conceituais e práticos para a atuação do gestor municipal na área social. Abrangendo, assim, o atendimento das pessoas que se encontram em situação de pobreza, das que possuem vínculos familiares fragilizados ou rompidos por conta de violência, ou violação de direitos. 

Carga horária: 10 horas

  1. Preparando-se para a execução

Área: Políticas públicas

O curso tem como foco a apresentação de ferramentas e estratégias que viabilizem a execução governamental com qualidade e eficiência. 

Carga horária: 10 horas

  1. Mindfulness para redução de ansiedade no teletrabalho

Área: Saúde

Desenvolvido para apresentar os benefícios das práticas de mindfulness, esse curso pretende capacitar o participante a tomar consciência do momento presente e, então, relacionar-se de maneira mais saudável com seus pensamentos e suas sensações, sobretudo no contexto do teletrabalho

Carga horária: 15 horas

  1. Segurança e saúde do trabalho no contexto do teletrabalho

Área: Saúde

Um aprofundamento na regulamentação do teletrabalho e nas estratégias da ergonomia para prevenir os riscos decorrentes dessa modalidade são os pilares deste curso. Indicado, portanto, para quem procura saber mais sobre o teletrabalho e suas características. 

Carga horária: 18 horas

  1. Ampliação da capacidade de investimentos do município

Área: Transparência, controle e participação

Esse curso pretende apresentar as regras básicas de um consórcio público intermunicipal, como forma de compreender a criação do PPI, o processo de participação e gestão dos convênios. 

Carga horária: 7 horas

  1. Elaboração de editais para aquisições no setor público

Área: Transparência, controle e participação

O objetivo deste curso é capacitar para a elaboração de editais que atendam às necessidades do setor público com eficiência. Nele os inscritos conhecerão os procedimentos e os aspectos mais importantes relacionados a esses instrumentos. 

Carga horária: 25 horas

Como se inscrever nos cursos da Enap? 

Os cursos da ENAP são oferecidos através da plataforma EVG – Escola Virtual, no Portal Único de Governo. Para se inscrever, o interessado deve realizar um cadastro por meio do preenchimento de alguns formulários.

Para facilitar o processo, abaixo seguem os passos para o preenchimento, escolha do curso e conclusão da inscrição.

Cadastro de usuário

Ao acessar o portal Enap, no canto superior direito, o interessado encontrará o botão “Portal do Aluno”, que o levará até a página de cadastro.

Nessa aba, deve-se clicar em “Fazer Login” no campo referente à EVG – Escola Virtual de Governo.

Na página seguinte, o interessado precisa inserir um endereço de e-mail válido. Como não há cadastro, o sistema enviará automaticamente um e-mail para o endereço informado, com um link para a página com os formulários.

Inscrição nos cursos

Realizado o cadastro, basta fazer o login na EVG e acessar a aba “Catálogo de Cursos” no canto superior esquerdo, ao lado dos ícones da EVG e da ENAP.

Uma página se abrirá com a coluna da esquerda contendo as Temáticas, por meio das quais pode-se navegar e buscar o curso no qual pretende se inscrever.

A inscrição é feita por meio de um formulário que se abrirá em uma nova janela, após clicar em “Inscreva-se”.

Capacitação, treinamento e informação são elementos indispensáveis para uma atuação eficiente dos servidores federais, além de agilizar a sua adaptação a mudanças do mercado e da sociedade, e os cursos da Enap vão ao encontro desta necessidade.


Informações de carreira e todas as novidades para servidores públicos federais estão no canal da bxblue no YouTube: conheça e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado