Taxas de juros do Cartão de Crédito Consignado

bxblue-taxas-de-juros-cartao-de-credito-consignado

O cartão de crédito consignado é uma modalidade de crédito bem prática para o uso no dia a dia. Muito semelhante a um cartão convencional, pode ser usado para compras parceladas e saques.

Se tratando de um consignado, ou seja, que tem pagamento automático, o cartão de crédito consignado pode oferecer melhores taxas de juros. Isso acontece porque a inadimplência é menor e os bancos correm menos riscos de não receberem.

Assim como o empréstimo consignado, esse cartão de crédito está disponível para todos aqueles que tenham renda fixa. Assim, Beneficiários do INSS, Servidores Públicos, Militares e alguns Trabalhadores do setor privado podem contratar esse cartão.

Se você se encaixa em alguma dessas categorias, conheça agora como funciona a cobrança das taxas de juros do cartão de crédito consignado. Tire todas as suas dúvidas e solicite o seu cartão ainda hoje, sem sair de casa! 

Cartão de Crédito Tradicional x Cartão de Crédito Consignado

Tanto o cartão de crédito tradicional quanto o consignado oferecem basicamente os mesmos serviços para o cliente. O principal uso dos cartões de crédito, geralmente são as compras parceladas, mas algumas opções também permitem saques em dinheiro ou transferências para a conta corrente do titular.

Visto dessa forma, ambos os modelos de cartões são interessantes. Contudo, o que difere um do outro são as taxas de juros do cartão consignado — que são muito menores. Isso se dá, como já foi dito, graças ao desconto automático.

Todo crédito consignado, seja empréstimo ou cartão, tem seu pagamento feito automaticamente. Ou seja, o cliente já recebe seu salário ou benefício mensal com o valor da parcela já descontada.

No caso de empréstimo, o valor total da mensalidade é descontada do pagamento do usuário. Já o cartão de crédito tem somente o valor mínimo da fatura descontado. O pagamento dos gastos adicionais são de responsabilidade do cliente.

O valor mínimo da fatura do cartão equivale a margem consignável do tomador. A saber, cada cliente pode gastar até 35% de sua renda com crédito consignado. Desse valor, 30% é para as mensalidade do empréstimo e os 5% restantes para a contratação de um cartão de crédito.

Sendo assim, quem usa o cartão de crédito consignado pode ter até 5% de sua renda descontada todo mês. A praticidade no pagamento da fatura do cartão de crédito é outra vantagem do consignado que merece destaque.

Para comparar as taxas de juros do cartão convencional com o consignado se pode observar os juros cobrados anualmente. As taxas de juros do crédito rotativo do cartão comum podem chegar até a 333,9% ao ano.

Enquanto isso, o cartão consignado, que tem taxas de juros mais baixas, custa menos que 30% ao ano para seu usuário. Ou seja, o crédito rotativo do cartão consignado chega a ser até dez vezes menor que o do cartão convencional,  de acordo com o Banco Central.

Por que os juros do Cartão de Crédito Consignado são menores?

Os juros do cartão de crédito consignado são menores porque, parte de seus custos são quitados automaticamente. Em outras palavras, o pagamento mínimo já é garantido pelos bancos.

Sendo assim, os juros do cartão consignado incidem somente sobre o que o cliente não paga no mês vigente. Isso está relacionado aos gastos além da margem consignável, que podem ser pagos posteriormente, de duas formas:

  • 1) Pagamento da fatura do mês;
  • 2) Tendo o saldo adicionado à fatura do próximo mês – neste caso com acréscimo de juros do crédito rotativo.

O cartão de crédito consignado também é muito mais vantajoso quando comparado a outros tipos créditos. Por exemplo, quanto ao cheque especial, que pode ter taxa de juros acima de 500% ao ano.

Cartão de Crédito Consignado INSS

O cartão de crédito consignado INSS está disponível à todos os Aposentados e Pensionistas que recebem seus benefícios pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Este cartão chama a atenção de todos os que procuram um crédito mais barato.

Cada beneficiário tem direito a um cartão de crédito consignado, que é emitido por CPF. O cartão é disponibilizado mesmo para os clientes que estão negativados. Isso, porque, como o pagamento está vinculado ao benefício, não há consulta ao SPC ou Serasa.

A margem consignável para a emissão do cartão de crédito consignado INSS é de 5% da renda líquida do beneficiário. Essa parcela limite do pagamento equivale ao que é descontado automaticamente, ou seja, é o pagamento mínimo para desconto automático (valor que pode ser diferente do valor mínimo da fatura).

Tudo o que é gasto, além disso, tem seu pagamento de responsabilidade do cliente. Sendo assim, o titular precisa pagar a fatura do cartão de crédito como uma fatura convencional. Quando o excedente não é pago, o crédito rotativo do cartão o cobre, mediante o pagamento de taxas de juros.

As taxas de juros do cartão de crédito consignado INSS são limitadas a 3,50% ao mês, em média. O crédito rotativo pode chegar em torno de até 4,50% ao mês. Além disso, o prazo para o pagamento do cartão de crédito pode chegar a até 50 dias após a compra —  podendo variar de acordo com as condições de cada banco.

O cartão de crédito consignado INSS pode ser solicitado atualmente em diversas instituições financeiras. E o interessado não precisa ser correntista do banco. Para comparar as taxas de juros do cartão e encontrar a melhor proposta de cartão de crédito é indicado o uso de um simulador de crédito consignado.

Cartão de Crédito Consignado Servidores Públicos

O cartão de crédito consignado para Servidores Públicos tem limite de crédito variável. Essa margem varia de acordo com o salário de cada cliente, já que a margem consignável corresponde a 5% do pagamento líquido mensal.

A bandeira internacional também está disponível para os cartões consignados — ou seja, podem ser usados fora do Brasil. Outra vantagem deste cartão é a isenção da cobrança de anuidade, como acontece nos cartões convencionais.

Quanto às taxas de juros do cartão consignado para Servidores Públicos, seu limite legal, é em média de 5,00% ao mês. Ou seja, os juros são quase 5 vezes menores que nos cartões comuns.

Para o Servidor Público Federal (SIAPE) a aquisição de um cartão de crédito é bem simples. Normalmente o cartão é entregue em até 10 dias a contar da data de solicitação, mas isso também pode variar entre cada instituição financeira.

Quanto ao limite de gastos do cartão, esse é de até 24 vezes o valor da margem consignável. Ou seja, quem possui uma margem, por exemplo, de R$100,00 pode gastar até R$2.400,00 no cartão consignado.

Nos saques são permitidas as retiradas de até 98% do limite do cartão de uma só vez. Isso também varia de banco para banco e vai depender, é claro, dos gastos de cada cliente.

Para os Servidores Públicos Estaduais as regras do cartão de crédito podem variar em função do convênio firmado com os bancos. Sendo assim, é interessante que o interessado pesquise as condições disponíveis, assim como os bancos conveniados, diretamente no Departamento de Recursos Humanos de onde trabalha.

A mesma dica serve para os Servidores Públicos Municipais, que podem encontrar regras distintas. Nem todos os Servidores Municipais têm direito ao cartão de crédito consignado. É preciso pesquisar as condições do convênio que o órgão pagador mantém com os bancos.

Como solicitar o seu Cartão de Crédito Consignado

O Cartão de Crédito consignado pode ser solicitado pela internet, com a mesma facilidade e segurança de quem vai até uma agência bancária. Basta ter em mãos seus principais documentos pessoais e comprovantes de renda e residência.

Para iniciar esse processo é preciso realizar uma simulação de crédito consignado online. Assim, tanto o interessado analisa as melhores propostas de cada banco, quanto as consignatárias podem averiguar a margem consignável.

Quem tem direito ao crédito consignado deve sempre pesquisar sobre essa opção,  visto as diversas vantagens que esta modalidade de crédito oferece, principalmente quanto às taxas de juros do cartão de crédito mais baratas.

Você, que está em uma das categorias que têm acesso ao cartão de crédito consignado, pode solicitar o seu hoje mesmo. Que tal iniciar sua simulação de crédito consignado online? É rápido, fácil, simples e seguro. 

 

Quer fazer um cartão de crédito consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o cartão de crédito consignado que você está precisando! Compare propostas de cartão de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu cartão de crédito consignado

Taxas de juros do Cartão de Crédito Consignado