Vantagens do Crédito Consignado em tempos de alta dos juros

bxblue-conheca-as-vantagens-do-credito-consignado-em-tempos-de-alta-dos-juros

Em tempos de alta dos juros, é preciso ficar cada vez mais atento ao custo dos empréstimos e financiamentos. E mais do que isso: buscar alternativas de dinheiro mais barato para saldar dívidas ou adquirir um bem.

Conheça as vantagens do Crédito Consignado e saiba como é possível economizar, mesmo fazendo um empréstimo.

 

Conheça as vantagens do Crédito Consignado em tempos de alta dos juros

No decorrer dos últimos anos a alta dos juros impactou a vida de muitos consumidores. Os brasileiros estão sentindo esses efeitos diariamente e em quase todos os setores pessoais e econômicos.

Assim, equilibrar o orçamento pessoal ou familiar é  essencial para evitar crises e outros impactos financeiros.

Logo, em caso de necessidade ou de uma emergência em função de um imprevisto, por exemplo, recorrer a uma modalidade de crédito pode ser uma opção.

Entre as modalidades mais comuns, podem estar o cartão de crédito, cheque especial, crediário ou financiamentos. 

Mas o que nem todos sabem é que existe outra opção de crédito exclusiva para Aposentados, Pensionistas, Servidores Públicos, Profissionais com carteira assinada e Militares das Forças Armadas: o crédito consignado que oferece as menores taxas de juros do mercado.

Além das taxas, uma outra vantagem conhecida dessa opção de empréstimo é o pagamento facilitado. Ou seja, nada de boletos ou carnês!

O valor da parcela do consignado é descontada automaticamente do benefício INSS ou contracheque. Assim, as chances de atrasar o pagamento são mínimas.

Por isso as taxas de juros são inferiores e o contrato é isento de valores adicionais como: juros por mora, multa por atrasos, entre outros.  

Esse é um dos maiores benefícios do consignado em tempos de juros mais altos, mas não é o único. Saiba agora porque o Crédito Consignado é a melhor opção pra quem busca economia.

 

Saiba porque o Crédito Consignado é a opção pra quem busca economia

Com taxas de juros mais baixas, o crédito consignado também contribui pra quem está em busca ou precisa economizar dinheiro.

Sabendo exatamente o valor que será descontado no pagamento, aposentadoria ou pensão, é possível fazer uma organização financeira de maneira mais fácil.

Confira outros 3 motivos que fazem do crédito consignado a melhor opção para Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos.

 

Menor Custo Efetivo Total

O Custo Efetivo Total (CET), representa, de forma simples, o real custo de um empréstimo.

Neste valor são considerados e somados todos os custos cobrados na contratação do crédito. Entre eles:  a taxa de juros, IOF, tarifas administrativas e possíveis seguros.

Tendo como objetivo facilitar para o consumidor a comparação entre diferentes ofertas de crédito, o CET equilibra a concorrência com transparência.

No caso do empréstimo consignado, a única tarifa que não pode ser cobrada de Aposentados e Pensionistas é a Tarifa de Abertura de Crédito (TAC). 

Vale a pena ressaltar também que as taxas de juros nominais deste empréstimo são reguladas por um teto. Ou seja, não podem ultrapassar o valor de 2,08% ao mês para beneficiários INSS e 2,05% ao mês para Servidores Públicos.

Portanto, como nessa modalidade de crédito as taxas de juros são menores, isso influencia diretamente no valor do CET, fazendo com que, geralmente, ele também seja menor.

No entanto, é preciso ficar sempre atento ao cálculo e comparar as opções. Existem bancos que, apesar de oferecerem taxas mais baixas, trazem encargos são altos, o que aumenta o Custo Efetivo Total.

 

Mais facilidade na liberação do crédito

Sem tantas burocracias, o crédito consignado é liberado mais fácil e rápido.

Para simular e contratar o empréstimo consignado online é necessário informar apenas:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência; e
  • Comprovante de renda. 

Simples assim! Mas como isso é possível? 

Isso ocorre porque como o pagamento é descontado direto do rendimento do contratante, os riscos são menores. Logo, desde a análise de crédito até a liberação do dinheiro da conta o processo é bem rápido.

Entre a simulação, averbação do contrato e liberação do dinheiro, geralmente não passam de 3 a 5 dias úteis.

Leia também: o passo a passo para ter o seu Crédito Consignado agora

Então, todos aqueles que trabalham com carteira assinada, são aposentados, pensionistas do INSS, funcionários públicos ou têm acesso ao empréstimo consignado e não precisa cumprir muitos outros requisitos.

Uma das poucas exigências do banco, é que o valor solicitado não ultrapasse a 35% do valor total do salário ou benefício.

Deste valor 30% pode ser utilizado em empréstimos consignados e 5% para uso com as despesas do cartão de crédito consignado.

Aproveite para saber mais sobre o que é e como funciona a Margem Consignável.

 

Maior prazo para pagamento

O empréstimo consignado oferece pagamento facilitado com prazos mais flexível.

Na prática isso pode representar outra vantagem para quem precisa de dinheiro rápido e de prazos maiores para pagamento.

Com a alta dos juros e a crise econômica atual, nada melhor do que encontrar opções que reduzam os efeitos negativos da desvalorização do dinheiro.

O prazo para pagamento do empréstimo consignado para Aposentados e Pensionistas INSS é de 72 meses (6 anos). Para Servidores Públicos o prazo é de 96 meses (8 anos).

Como se trata de um período mais amplo, é importante que o interessado escolha um prazo que condiz com o valor solicitado e com sua realidade financeira. Quer dizer, se não é um empréstimo tão alto, não há necessidade de prolongar o pagamento. 

Saiba agora quais são os 3 cuidados necessários para não se endividar com a alta dos juros.

 

3 cuidados necessários para não se endividar com a alta dos juros

Independente da modalidade é importante que o crédito seja contratado apenas em caso de necessidade.

Pensando desta forma e adquirindo o crédito com consciência é possível se beneficiar de suas vantagens, sem se prejudicar ou sacrificar o orçamento.

Então, se você quer se ver livre das dívidas atuais ou de novas dívidas, não deixe de conferir essas 3 dicas.

 

Quite as dívidas mais caras primeiro

Se o objetivo do empréstimo consignado for quitar dívidas, comece pelas dívidas mais caras.

E qual a importância de quitar primeiras as dívidas mais caras?

Simples: quanto mais cara é a dívida, mais caro será o valor dos juros. E isso traz o efeito do que os especialistas em finanças chamem de “bola de neve”.

Com juros em cima de juros, realmente fica mais difícil quitar as dívidas em períodos como este, de alta dos juros.

Outro caso é quando ocorre daquela dívida atingir o patrimônio, como um financiamento, por exemplo, fazendo com que mereça uma atenção ainda maior e seja quitada imediatamente.

Então, se teve o crédito consignado liberado, o mais certo a fazer é separar as dívidas de acordo com o valor e grau de importância.

Assim, é possível trocar a dívida mais cara por uma mais barata e assegurar os bens.

 

Evite as modalidades de crédito mais caras

Escolher a linha de crédito para sua necessidade também é sinônimo de economia e uso inteligente do dinheiro.

Colocando na ponta do lápis, a diferença das taxas de juros do empréstimo ou cartão de crédito consignado são até 200% mais baratas que as demais modalidades comuns.

Logo, se você cumpre todos os requisitos necessários para contratar um empréstimo consignado, não perca mais tempo e nem dinheiro!

Faça a simulação de crédito online e compare as taxas de juros de diferentes bancos. Se você tem o consignado como opção, aproveite todas as facilidades e os benefícios que ele tem a oferecer e evite a alta dos juros.

 

Faça um planejamento financeiro

Economizar em tempos de crise é uma tarefa difícil. Com os juros cada vez mais altos é preciso ter um certo controle para não bagunçar a vida financeira.

Por isso, optar por um planejamento financeiro é muito recomendado.

Organizar o orçamento ajuda tanto a poupar dinheiro, quanto a descobrir onde estão os gastos desnecessários, que muitas vezes passam despercebidos.

Para começar a programar as finanças para ter um saldo positivo no fim do mês, o passo mais importante é, sem dúvidas, traçar metas.

Estipular uma quantidade para cobrir gastos de casa, alimentação, educação, lazer. Assim, é possível poupar e fazer uma reserva financeira.

Essa economia poderá ser utilizada em momentos que surgirem gastos inesperados, como despesas médicas,  conserto para carro, reforma da casa.

Veja três dicas extras que devem ser adotadas para não se endividar, na atual economia:

 

Utilize o cartão de crédito apenas quando necessário

Ter um cartão com limite disponível, não é sinal de que poderá sair comprando qualquer coisa. Nem a todo momento!

Use o cartão de crédito ou cheque especial somente em último caso. Como os juros são mais altos, podem levar ao superendividamento em pouco tempo.

 

Compre apenas o necessário

Segundo pesquisa realizada recentente mais de 40% dos endividados chegaram a essa situação através de compras que não estavam no orçamento.  Portanto, as compras devem ser feitas sempre com consciência e planejamento financeiro. 

Inclusive você pode conferir as recomendações dos especialistas da bxblue sobre como usar o crédito consignado.

 

Tenha sempre uma reserva financeira

Não adianta pensar no “hoje” e esquecer do futuro. Uma reserva é fundamental para manter as finanças sempre no positivo e não sofrer com a alta dos juros.

São atitudes básicas de economia que, juntamente com o planejamento financeiro, fortalecem o orçamento e minimizam os riscos de contrair dívidas.

Com esses cuidados, é possível caminhar com segurança para um futuro próspero e fugir da alta dos juros.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Vantagens do Crédito Consignado em tempos de alta dos juros

Posts recomendados