Principais vantagens e desvantagens do Cartão de Crédito Consignado

bxblue-vantagens-e-desvantagens-cartao-de-credito-consignado-para-aposentados-pensionistas-e-servidores-publicos

Assim como toda opção de crédito, há vantagens e desvantagens do cartão de crédito consignado. 

Aposentados, Pensionistas INSS e Servidores Públicos: descubra quando o cartão de crédito consignado vale a pena e se ele pode atender a sua necessidade!

 

Quais são as principais vantagens e desvantagens do Cartão de Crédito Consignado?

Se bem utilizado, qualquer modalidade de crédito pode vir a contribuir para aqueles que precisam de dinheiro extra.

Independente do motivo de uso do dinheiro: para quitar dívidas mais caras, para realizar a viagem dos sonhos, reformar a casa, pagar os estudos do filho.

No fim, o que todo mundo quer é encontrar uma alternativa de crédito que realmente vale a pena.

É neste contexto que surge o famoso cartão de crédito, tido como uma modalidade de crédito de fácil acesso. No entanto, é preciso avaliar muito bem as opções disponíveis para fazer a melhor escolha.

Por esse motivo, o cartão de crédito consignado vem ganhando destaque entre os serviços de crédito mais populares. Mas será que ele é realmente vantajoso?

Veja também: dicas super didáticas de Gustavo Gorenstein, um dos fundadores da bxblue, sobre o que é cartão de crédito consignado e como ele funciona!

 

 

Quer tomar uma decisão financeira correta, sem prejudicar o seu bolso?

Então, continue lendo para conhecer as vantagens e desvantagens do cartão de crédito consignado.

 

Principais vantagens do Cartão de Crédito Consignado

Comparando o cartão de crédito tradicional com o cartão de crédito consignado é possível notar muitas vantagens.

Os cartões convencionais, geralmente vêm acompanhados de altas taxas de juros, o que muitas vezes multiplica o valor da dívida original. Isso sem falar no crédito rotativo.

Disponível para Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos, o cartão de crédito consignado traz benefícios variados e exclusivos, em alguns casos. 

Saiba agora quais são as 5 principais vantagens do cartão de crédito consignado.

 

1) Juros menores

Ao contrário dos cartões de crédito tradicionais, o consignado tem suas faturas descontadas na folha de pagamento. Esse valor não pode ultrapassar a 5% do rendimento líquido mensal do contratante.

Sendo assim,  como o risco do recebimento do valor emprestado é menor, os bancos consideram esta como uma operação de baixo risco.

Na prática, isso se traduz em taxas de juros menores. Em geral, um cartão de crédito comum tem juros que podem chegar aos 15% ao mês. Já o consignado fica em média entre 3% e 3,05% ao mês, o que já se reflete em uma diferença enorme na hora de pagar a fatura e em economia para o bolso.

 

2) Sem anuidade

Na hora de pesquisar cartões de crédito algo sempre chama a atenção: a anuidade. As taxas podem ser enormes, chegando a R$50 ou mais, diminuindo muito a vantagem de ter um cartão de crédito – já que esse valor é cobrado mesmo quando não há o uso mensal.

Segundo pesquisa do Idec, realizada no ano passado, em um ano a anuidade de cartão de crédito sobe até 188%.

Ao contrário dos tradicionais, o cartão de crédito consignado é free. Ele não tem anuidade e o cliente não precisa negociar com o banco para conseguir isso.

Assim é só contratar o cartão de crédito consignado e sair usando, sem medo dos custos adicionais. Além do mais, esse cartão têm benefícios similares a valores mais baixos.

 

3) Cartão de crédito liberado para negativados

Embora recentemente algumas medidas tenham sido lançadas para controlar a alta elevada das taxas de juros do cartão de crédito, é certo que ainda há muito para ser feito.

O risco, tanto para quem contrata um cartão de crédito, quanto para o banco que oferece o crédito é grande já que há o risco da inadimplência.

Com isso, o valor da dívida inicial pode ser tornar cada vez maior, levando ao desequilíbrio financeiro ou até mesmo a negativação do nome o que pode impedir o consumidor de obter novo crédito na praça.

Isso já não ocorre com o cartão de crédito consignado. Aposentados, Pensionistas ou Servidores Públicos negativados conseguem contratar o cartão sem qualquer burocracia, já que não há consulta ao SPC ou SERASA.

Inclusive também é possível utilizar o cartão de crédito consignado para saques.

Leia também: Como funciona o Cartão de Crédito Consignado?

 

4) Nada de dívida em “bola de neve”

Quem tem cartões de crédito sabe como é fácil aumentar a dívida e acabar em uma “bola de neve”. Afinal, são juros em cima de juros de uma dívida que vai se acumulando.

Primeiro, o consumidor parcela a compra inicial, mas por qualquer motivo não conseguiu efetuar o pagamento, dependendo do prazo em que for pagar, a dívida já estará duas, três vezes maior.

Já com o crédito consignado, como o valor mínimo é descontado da folha de pagamento mensalmente, em caso de necessidade, pelo menos o mínimo já está garantido.

Se preferir o consumidor pode pagar o valor integral, efetuando o pagamento do boleto com o valor da diferença. Do contrário, o valor aberto da fatura mensal será adicionada ao total da próxima.

Embora o risco pareça ser o mesmo, o cartão de crédito consignado permite ter uma previsibilidade dos gastos. O que, por consequência, também permite uma melhor organização financeira.

 

5) Fácil de contratar

Qualquer pessoa dos grupos atendidos estando com RG, CPF e comprovantes de residência e renda disponível, consegue contratar o cartão de crédito consignado online.

Por exigir menos burocracia e por ter processo simples de liberação, o consignado é uma excelente opção pra quem precisa de dinheiro, mas quer pagar menos juros.

E como nos propusemos a falar sobre as vantagens e desvantagens do cartão de crédito consignado, confira agora algumas desvantagens. 

 

Principais desvantagens do Cartão de Crédito Consignado

Existe pelo menos um tipo de crédito para cada tipo de necessidade. Sendo assim, nem sempre o cartão de crédito consignado será unanimidade.

Ele pode ajudar a resolver algumas situações, mas em outras pode não ser o mais indicado. E isso pode ocorrer por alguns motivos: limite do crédito liberado, forma de desconto do pagamento, dentre outros. 

Saiba agora quais são as principais desvantagens do cartão de crédito consignado.

 

1) Não é possível adiar o pagamento do desconto no contracheque

No dia do vencimento da fatura, o valor limite de 5% será descontada automaticamente do contracheque ou benefício INSS.

Para quem consegue se planejar financeiramente não nenhum risco, mas para quem tem pouco controle financeiro pode ser um problema. No fim, o valor líquido recebido do salário, aposentadoria ou pensão no fim do mês será menor. 

 

2) Taxas de juros maior do Empréstimo Consignado

Os juros deste tipo de cartão de crédito é mais barato que os cartões de crédito convencional, mas um pouco mais caro que o empréstimo consignado.

O empréstimo consignado tem taxas de juros de 2,08% para Aposentados e Pensionistas INSS e 2,05% para Servidores Públicos.

Dependendo da necessidade, é possível utilizar os dois de forma simultânea.

 

3) Só pode ser adquirido uma vez

O cartão de crédito consignado tem uma margem consignável exclusiva de 5%. Adicionada a margem de 30% permitida para as parcelas do empréstimo consignado, somam 35% que é o valor total que pode ser comprometido da renda todo mês.

Portanto, Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos só podem contratar um cartão consignado por vez. No caso de Servidores Públicos Federais (SIAPE) é preciso emitir a autorização de consignatária no nome do banco de interesse, emitido através do SIGEPE.

Leia também: como acessar o SIGEPE Servidor e Pensionista.

 

4) Comprometimento por mais tempo

Se o consumidor efetuar apenas o pagamento dos 5% (desconto automático) irá prolongar o valor da sua dívida.

Se essa for a ideia, em caso de uma necessidade ou emergência, não há problemas. No entanto, é sempre recomendável gastar aquilo que está dentro do orçamento pessoal ou familiar.

Leia também7 dicas para não se endividar com o Cartão de Crédito Consignado

Portanto, certamente há vantagens e desvantagens do cartão de crédito consignado, assim como em qualquer outro tipo de crédito.

A diferença está em entender para quais casos é mais indicado, se beneficiando de todas as suas vantagens.

E no fim, o mais importante é: só faça um empréstimo se você realmente precisar.

 

Só faça um empréstimo se você realmente precisar

Embora muitas pessoas não considerem, o cartão de crédito é um tipo de empréstimo. E como todo empréstimo, é pago ao final com taxa de juros e outros custos ao banco.

Sendo assim, todo crédito deve ser adquirido de forma consciente. Se houver a possibilidade de comprar o bem, produto ou serviço à vista, tudo bem. Mas não sendo, opte sempre pela melhor opção de crédito para aquele tipo de necessidade.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Principais vantagens e desvantagens do Cartão de Crédito Consignado

Posts recomendados