5 Vantagens do Empréstimo Consignado com juros pré-fixados

bxblue-vantagens-emprestimo-consignado-juros-pre-fixados

As taxas de juros das linhas crédito pessoal costumam assustar quem precisa de dinheiro extra. Mas, quando os juros são pré-fixados, como em um empréstimo consignado, o tomador pode ficar mais tranquilo.

Os juros pré-fixados já são informados no momento da contratação do crédito. Ou seja, ao fazer um empréstimo, por exemplo, o interessado sabe quanto vai pagar de juros todos os meses.

Assim, ninguém leva um susto quando os valores são reajustados de repente. E o custo das prestações mensais também não varia, já que são pré-fixadas juntamente com os juros.

Por isso, antes de contratar um crédito, é interessante que conhecer as diferentes modalidades e taxas de juros de pagamento. No empréstimo consignado, como já foi dito, as taxas de juros não variam.

Entenda o que significa ter um empréstimo com juros pré-fixados. Vai conhecer também as principais vantagens desse tipo de crédito. 

Como a taxa de juros é definida?

A taxa de juros de um empréstimo é definida com base em diversas características. A instituição financeira leva em conta todos os custos que envolvem a transação financeira.

A saber, o banco contabiliza quanto o dinheiro custou. Além disso, as instituições financeiras acompanham a taxa básica do País para determinar o que pode ser cobrado como juros. Essa taxa básica é estipulada pelo Governo e se chama SELIC.

As taxas de juros de um empréstimo, mesmo que consignado,  variam de banco para banco e, ainda, de contrato para contrato. Mesmo que os valores máximos dos juros sejam estipulados por lei, cada instituição financeira pode determinada sua política de crédito.

A política de crédito também determina se os juros cobrados são pré ou pós-fixado podendo, portanto, ter variação também neste sentido.

Assim, para a conta final dos tomadores de crédito é considerado o montante do valor emprestado e o risco do tipo de operação. Esse valor ainda pode variar de acordo com o prazo de pagamento. E, no caso do empréstimo consignado, com o convênio de cada interessado.

A saber, somente beneficiários do INSS, Servidores Públicos e Militares das Forças Armadas podem consignar crédito. Algumas empresas privadas também permitem que seus funcionários contratem o empréstimo consignado privado.

O empréstimo consignado é descontado diretamente da folha de pagamento do contrante. Por isso, o crédito é liberado somente para quem tem pagamento fixo. Sendo assim, o risco de inadimplência é menor.

Contudo, em outros tipos de empréstimo pessoal, o risco de inadimplência também interfere no valor das taxas de juros. E esse é um dos principais motivos que fazem com que custem mais caro que o empréstimo consignado. 

Mas, afinal o que são juros pré-fixados?

O que são juros pré-fixados?

Os juros pré-fixados são aqueles definidos no momento da contratação do empréstimo. Ou seja, o interessado fica conhecendo antecipadamente qual será o valor da taxa de juros. E, por consequência o valor do Custo Efetivo Total (CET) e valor das parcelas mensais.

Escolher um empréstimo com juros pré-fixados é sinônimo de segurança. Isso, porque, os valores contratados permanecerão os mesmos até a quitação total do crédito.

Sendo assim, todo mês no dia de vencimento da parcela o valor precisa ser quitado (via boleto bancário, por exemplo) ou descontado em folha de pagamento – a depender do tipo de crédito contratado.

Mas, é importante ressaltar que nem todos os contratos contam com essa opção. Em muitos casos, os juros cobrados são pós-fixados. Confira a seguir as diferenças entre essas cobranças.

Diferenças entre os juros pré-fixados e pós-fixados

Os juros pós-fixados variam de acordo com o índice de inflação do País. E, portanto, fica difícil prever quando este será um bom negócio. Afinal, ninguém sabe como a inflação irá se comportar – o que pode mudar todo o cenário econômico.

Portanto, a principal diferença entre os juros pré-fixados e os pós-fixados é que os pré-fixados não vão variar ao longo da vigência do contrato. Ou seja, até quitar o empréstimo o contratante saberá quanto precisa pagar.

Já os juros pós-fixados podem variar durante o prazo de pagamento. Mas, o mais difícil, é saber se essa variação vai conseguir ou não trazer algum tipo de benefício. 

Dessa foma, cabe ao interessado sempre avaliar as condições do contrato, antes de fechar contratar qualquer empréstimo.

Como saber qual opção é a melhor?

Ao contratar um empréstimo é recomendável sempre comparar qual opção de empréstimo lhe parece mais vantajosa no momento

Os juros pré-fixado não vão se alterar ao longo do contrato. Enquanto os pós-fixados podem sofrer alteração, reduzindo ou elevando o valor final devido ao banco, como explica o Economista João Goulart:

Em tempos de instabilidade econômica, fica difícil prever o que ocorrerá com os contratos com juros pós-fixados.  A inflação pode subir e elevar os juros.

Portanto, não há uma opção que possa ser dada como melhor, mas é preciso avaliar os prós e contras de cada caso. Tudo dependerá também do grau de risco que o interessado está determinado a correr.

Empréstimo Consignado com juros pré-fixados

O empréstimo consignado é sempre contratado com juros pré-fixados. Sendo assim, além de pagar uma das menores taxas de juros do mercado, Aposentados, Pensionistas, Servidores Públicos, Militares e Trabalhadores CLT, não sofrem com alterações durante o prazo de pagamento.

Portanto, ao contratar o crédito consignado, já é possível conhecer todas as taxas que serão pagas e também qual o valor das mensalidades que serão descontadas do pagamento mensal.

Saiba agora quais são as 5 vantagens do empréstimo com juros pré-fixados.

As 5 vantagens do empréstimo com juros pré-fixados

Sem dúvida alguma, os juros pré-fixados trazem mais segurança aos tomadores de crédito. Mas as vantagens vão além, como consta nesta lista.

1 – Pagamento das parcelas sempre no mesmo valor

Com os juros são pré-fixados, no empréstimo consignado as parcelas terão sempre o mesmo valor, do início ao fim do contrato.

Todos os valores cobrados, devem constar em contrato e serem detalhados. Assim, ao assiná-lo, o contrato se demonstra ciente do valor devido e de quando irá pagar durante a vigência do contrato.

É muito importante conferir todos os valores e informações, para garantir de fato, um empréstimo com as melhores condições.

2 – Dedução no contracheque sem sustos no fim do mês

Por ter parcelas fixas,  a dedução no contracheque, portanto, não causa sustos no fim do mês. As parcelas são sempre iguais e, respeitando a margem consignável, ajudam a não se endividar.

Um dos benefício em relação a essa visibilidade é ter controle financeiro. Sabendo quando será descontado do salário ou benefício, é possível ter um planejamento melhor sobre o valor que entra e sai mensalmente.

3 – Menor risco de inadimplência

No caso do empréstimo consignado, o risco de inadimplência já é menor. Considerando o fato de que as parcelas são descontadas automaticamente, isso só não ocorrerá se o contratante, por qualquer motivo tiver sua margem negativada.

Sabendo, portanto, o dia e valor das parcelas e tendo ainda a conta paga automaticamente,  não há como uma parcela ficar atrasada ou sem pagamento. Uma vantagem adicional em situações como esta, é a não cobrança de juros adicionais.

4 – Melhor visibilidade financeira

Quando as parcelas são fixas fica muito mais fácil visualizar o fluxo financeiro pessoal – o que também pode se refletir no orçamento familiar. 

Mesmo tendo uma dívida de longo prazo, é possível manter o equilíbrio financeiro. Ou seja, manter as contas em dia, sem prejudicar o pagamento de contas essenciais como habitação, alimentação, saúde e educação, por exemplo.

5 – Maior planejamento financeiro

Um planejamento financeiro pode ser feito com muito mais clareza quando o interessado sabe o quanto está pagando mensalmente em seu empréstimo. Portanto, os juros pré-fixados também colaboram com a saúde financeira.

Se as parcelas são descontadas mensalmente do salário, aposentadoria ou pensão, o valor recebido no fim do mês será menor. Logo, é preciso se preparar para os demais gastos, mas sem dúvida alguma, isso é possível e fica até mais fácil quando o valor e conta final são conhecidos.

Então, se você se interessou por contratar um empréstimo consignado, garantindo assim parcelas com juros pré-fixados, saiba como fazer sem precisar ir até a uma agência bancária.

Saiba como fazer um Empréstimo Consignado online

Para encontrar o melhor empréstimo consignado você pode contar com a praticidade de um simulador online. Essa ferramenta permite que diversas propostas de crédito sejam pesquisadas e analisadas ao mesmo tempo.

Assim, é possível comparar e escolher qual é o melhor empréstimo para o seu bolso! São observadas as taxas de juros, prazos de pagamento e o Custo Efetivo Total de cada transação.

Depois de escolher o crédito mais interessante basta solicitar o dinheiro emprestado necessário pela internet mesmo. O processo é realizado todo online, direto com os maiores bancos oferecendo mais rapidez e segurança.

Então, se você está pensando em contratar um empréstimo consignado pode começar sua pesquisa agora mesmo. Utilize gratuitamente o simulador de crédito consignado e receba uma proposta personalizada!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

5 Vantagens do Empréstimo Consignado com juros pré-fixados

Posts recomendados