Confira o calendário da prova de vida do INSS em 2021

bxblue-calendario-da-prova-de-vida-2021

Publicado em: 17/05/2021

A partir deste mês de maio a rotina de bloqueio de benefícios por falta da prova de vida será retomada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira, 13/05, e consta na Portaria 1.299/2021. O calendário da prova de vida de 2021 também foi divulgado. 

A comprovação pode ser feita de forma presencial – na agência bancária onde o beneficiário recebe a aposentadoria ou pensão – e online, por meio da biometria facial nos aplicativos Meu INSS e MeuGov.br.

De acordo com informações divulgadas pelo INSS, cerca 160 mil aposentados e pensionistas deixaram de fazer a prova de vida em fevereiro. Entre fevereiro e abril de 2021, o bloqueio de benefícios havia sido interrompido. 

O órgão também ficou de divulgar orientações e prazos para os beneficiários que moram em outros países. No entanto, a comprovação pode ser feita normalmente nos consulados brasileiros do exterior.

Suspensão do bloqueio de benefícios

A Portaria nº 1.266/2021, em vigor desde o dia 20 de janeiro, dispôs sobre a suspensão do bloqueio de benefícios para quem não realizou a prova de vida nos meses de fevereiro a abril de 2021. 

Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos sobre empréstimo consignado
Erro ao enviar, tente novamente.

Dessa forma, os aposentados e pensionistas que não tivessem feito a comprovação nesse período não teriam seus benefícios cortados. No mês seguinte, o Ministério da Economia publicou uma nova portaria, que prorrogou a interrupção de bloqueio dos benefícios até o final de abril.

Em maio, porém, a Portaria 1.299/2021 passou a vigorar e os bloqueios de benefícios para quem não realizou a prova de vida retomaram. 

INSS 2021: veja o calendário da prova de vida 

Confira a tabela abaixo com o calendário da prova de vida do INSS, relativa ao ano de 2021:

Competência de vencimento da comprovação de vidaCompetência da retomada da rotina
Março e abril/2020Junho/2021
Maio e junho/2020Julho/2021
Julho e agosto/2020Agosto/2021
Setembro e outubro/2020Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020Outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021Novembro/2021
Março e abril/2021Dezembro/2021

O que é a prova de vida?

A prova de vida é um procedimento que deve ser feito anualmente por aposentados e pensionistas do INSS com a finalidade de provar que o beneficiário está vivo e, portanto, está apto a continuar a receber os benefícios.

A comprovação é uma forma de prevenir possíveis fraudes e garantir se os benefícios estão sendo pagos corretamente.

O que acontece com quem não fizer a prova de vida?

Os aposentados e pensionistas do INSS que não realizarem a prova de vida em até 12 meses depois da última comprovação, terão o benefício do INSS bloqueado.

Nesse caso, o beneficiário deverá solicitar sua reativação pelo aplicativo ou pelo site Meu INSS.

Ampliação da prova de vida digital

No mês de fevereiro, o INSS anunciou o avanço da prova de vida digital para aposentados e pensionistas. Aproximadamente 5,3 milhões de pessoas podem fazer a comprovação pelo aplicativo MeuGov.br, por meio da validação facial. 

O serviço será ampliado gradativamente para atender os 36 milhões de beneficiários do INSS que existem atualmente. O projeto do novo formato foi implantado em agosto de 2020 e envolveu, em média, 500 mil aposentados e pensionistas.

Para acessar a prova de vida digital, o usuário precisa ter a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), pois a validação facial utiliza o reconhecimento dos traços do rosto para concluir a etapa de identificação. Também é necessário ter um celular com câmera fotográfica.

Já o acompanhamento do resultado da prova de vida deve ser feito pelo app Meu INSS, após a realização da comprovação. Tanto o aplicativo MeuGov quanto o Meu INSS estão disponíveis para download nas lojas de aplicativos App Store e Play Store.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente: