Como funciona o Empréstimo Consignado Online?

pessoa fazendo empréstimo consignado online

Não é nenhuma novidade que o empréstimo se tornou uma forma muito rápida para solucionar problemas financeiros. Aliado a isso, os avanços tecnológicos permitiram o surgimento de diversas ferramentas que facilitaram ainda mais solicitar um empréstimo consignado online.

Essa modalidade é ideal para Aposentados, Pensionistas, Servidores Públicos e Trabalhadores CLT que precisam de crédito de forma rápida, segura e com taxas acessíveis.

Ficou interessado? Então, veja a seguir, como você pode contratar um empréstimo consignado online e sem burocracia.

Condições de contratação

Em geral, as condições de contratação do empréstimo consignado online ou do cartão são as mesmas do modelo convencional. Ou seja, todas as regras devem ser igualmente respeitadas – isso tanto do lado dos consumidores, quanto das instituições financeiras.

O que o meio digital proporcional é mais agilidade em todo processo. Assim, por exemplo, um empréstimo que é contratado online pode ser liberado imediatamente na conta do solicitante.

Entenda as vantagens dessa opção de crédito.

Taxa de juros

A taxa de juros é um dos principais atrativos do empréstimo consignado e são consideradas as menores do mercado.

Isso se dá especialmente por conta da sua forma de pagamento — que é facilitada pelo desconto automático na folha de pagamento. Ou seja, o empréstimo consignado tem suas parcelas descontadas diretamente do contracheque ou benefício.

Leia tambémVantagens do desconto automático das parcelas do Crédito Consignado

Como o risco de inadimplência é menor, as instituições financeiras oferecem juros taxas de juros mais baratas, o que se converte em benefício para quem precisa que economizar dinheiro.

Algumas empresas, como é o caso da bxblue, conectam em suas plataformas diversas instituições financeiras. Isso permite que o consumidor pesquise e compare a taxas de juros de vários bancos, para decidir qual é a melhor opção para o seu bolso.

Vale lembrar que as taxas de juros nominais do empréstimo consignado, são reguladas pela Lei nº 10.820/2003 que limita a cobrança de cada convênio. Atualmente, as taxas máximas praticadas são:

Esse valor é considerado como o valor máximo a ser cobrado. No entanto, é possível encontrar bancos que oferecem condições exclusivas, na contração online.

Leia tambémQuais são os melhores bancos para fazer um Empréstimo Consignado?

Portanto, antes de fechar qualquer negócio, é recomendável pesquisa e avaliar as propostas de crédito disponíveis.

O mesmo vale para o cartão de crédito consignado, que também tem uma taxa máxima (que gira em torno de 3,00% a 4,5% ao mês).

Diferente de outros cartões de crédito, parte da fatura é quitada automaticamente, no caso do cartão de crédito consignado.

Prazos de pagamento

Os prazos para pagamento do empréstimo consignado online respeitam o período máximo, também determinado por lei.

Aposentados e Pensionistas INSS podem pagar o crédito em até 72 meses. Servidores Públicos podem parcela o contrato em até 96 meses, ou seja, até 8 anos.

Os prazos para Trabalhadores de empresas privadas, podem variar de 12 a 48 meses. Isso irá depender, é claro, da política de crédito de cada instituição financeira.

Com prazos mais flexíveis, as parcelas geralmente podem ser diluídas ao longo do tempo e não pesam tanto no bolso.

Ao definir o número de parcelas de um empréstimo consignado, é preciso se atentar para a reserva da margem consignável.

Enquanto o contrato estiver ativo, a margem estará comprometida não sendo possível, portanto, realizar um novo empréstimo, caso já tenha atingido o limite de 30% da renda, aposentadoria ou pensão.

Esse valor é calculado com base no salário ou benefício líquido, ou seja, já sem os impostos e demais deduções.

Uma vantagem em fazer o empréstimo consignado online é simular a operação, com base na margem consignável disponível.

Desconto em folha de pagamento

Diante da necessidade em se comprovar estabilidade financeira, os pagadores devem ter convênio com a instituição escolhida para que a operação seja concluída. 

Nesse caso, a consignação é feita entre o INSS, órgãos do Governo e empresas privadas. A partir da averbação do contrato, a instituição pagadora fica também responsável pela quitação da prestação mensal junto ao banco.

Na contratação do empréstimo consignado online ou do cartão, desde a análise até a averbação do contrato, tudo é feito online.

Quem pode contratar o Empréstimo Consignado Online?

São elegíveis ao empréstimo consignado online, as pessoas pertencentes as seguintes categorias ou convênios:

Aposentados e Pensionistas INSS

Aposentados e Pensionistas INSS podem contratar esse tipo de empréstimo, desde que tenham benefícios consignáveis.

Leia tambémEmpréstimo Consignado: quais benefícios INSS são consignáveis?

Vale lembrar que algumas aposentadorias e pensões são consideradas temporárias, por isso não são válidas para esse tipo de operação financeira. Auxílios também não são aceitos.

Novas regras para o empréstimo Consignado INSS deverão entrar em vigor em breve, então é necessário se atentar a estas.

Mas em geral, Aposentados e Pensionistas INSS que tenham benefício consignável, margem consignável disponível e idade máxima de 80 anos conseguem acesso a essa linha de crédito.

Servidores Públicos

Servidores Públicos Federais (SIAPE), Estaduais e Municipais, ativos, inativos ou pensionistas, também podem contratar empréstimo ou cartão de crédito consignado.

Para ilustrar melhor, servidores Públicos incluídos neste tipo de convênio são aqueles que prestam serviço de maneira fixa para qualquer órgão do governo. Seja este de nível municipal, estadual ou federal.

Além destes, estão os militares das forças armadas que são atrelados ao governo federal por meio do ministério da defesa. Sejam eles militares ativos, inativos ou pensionistas das forças militares do Exército, da Marinha ou  Aeronáutica.

Trabalhadores de empresas privadas

O consignado também é uma opção para trabalhadores CLT. Para isso, é necessário que a empresa empregadora tenha convênio firmado com alguma instituição financeira.

Para saber se organização para qual trabalha tem este tipo de contrato, o mais indicado é verificar junto ao departamento de Recursos Humanos.

As taxas de juros cobradas nesta modalidade são maiores que as do Consignado INSS ou Público. Entretanto, ainda são mais baratas que as demais modalidades de empréstimo pessoal.

Agora que você já sabe como funciona o empréstimo consignado online, faça uma simulação e compare as taxas para escolher a melhor oferta para o seu bolso. Vamos lá?

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como funciona o Empréstimo Consignado Online?

Posts recomendados