Descubra o limite do Crédito Consignado

bxblue-descubra-o-limite-do-credito-consignavel-margem-consignavel-para-aposentados-pensionistas-servidores-publicos-federais-SIAPE

Com melhores condições de pagamento, juros mais baixos e limite de crédito diferenciado, o empréstimo consignado é uma opção vantajosa em relação às outras modalidades de empréstimos.

Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos: vale a pena descobrir o seu limite do Crédito Consignado. Saiba como fazer agora!

 

Descubra o limite do Crédito Consignado

Ter uma vida financeira equilibrada exige alguns cuidados que, apesar de simples, demandam tempo e dedicação.

Um hábito fundamental é a organização das finanças e a definição dos gastos prioritários e daqueles que podem ser evitados.

Assim sendo, descobrir o limite do Crédito Consignado pode significar muito mais do que imagina. Esse pode ser o primeiro passo para reorganizar o orçamento e definir novos hábitos financeiros. 

Mas, afinal por que existe um limite de crédito?

 

Porque existe um limite de Crédito?

Antes de tudo, é preciso ter claro que ter um limite de crédito pode contribuir em vários sentidos, especialmente no caso do empréstimo consignado, em que as parcelas são descontadas direto do contracheque ou benefício INSS.

O primeiro motivo (e talvez o mais óbvio) é garantir que o valor das parcelas do crédito consignado não comprometa integralmente o rendimento mensal, como estabelecido na Lei 10.820/2003, que regulamenta esse tipo de crédito.

O segundo motivo, mas não menos importante, é evitar o superendividamento. E isso é muito importante!

Tendo em vista que os empréstimos pessoais são frequentemente utilizados, a falta de planejamento pode resultar em uma dívida ainda maior.

Logo, sabendo quanto da renda é permitido comprometer com as parcelas de um empréstimo e tendo ideia do quanto será gasto, é possível fazer um planejamento financeiro mínimo.

No fim das contas, é preciso ter consciência de que qualquer empréstimo reduz o rendimento pessoal ou familiar, como explica Vanessa Mello, especialista em finanças:

Se as parcelas forem muito altas, por exemplo, a conta não fecha.

Sendo assim, o limite de crédito permite acesso ao dinheiro, mas de maneira controlada. Sem que isso prejudique o consumidor, evitando que comprometa mais do que pode pagar efetivamente.

No empréstimo consignado esse valor limite é conhecido como margem consignável.

Então, saiba agora qual é o limite máximo para o empréstimo consignado.

 

Qual é o limite máximo para Empréstimo Consignado?

O limite do crédito consignado máximo, também conhecido como margem consignável, é o total da renda que pode ser comprometida com as parcelas das despesas que são descontadas direto do contracheque ou benefício INSS.

O que a lei 13.172, de 2015, estabeleceu é que o limite máximo de amortização de operações de crédito consignado é de 35% do valor do benefício e/ou proventos.

Dessa porcentagem, 30% pode ser utilizado em empréstimos consignados e 5% é destinada exclusivamente para despesas e saques com Cartão de Crédito Consignado.

O valor de 30% refere-se ao somatório das parcelas de todos os contratos de empréstimo consignado. 

Leia tambémPosso ter dois Empréstimos Consignados ao mesmo tempo?

Uma das vantagens é que é possível utilizar os dois limites do crédito consignado combinados.

Assim, mesmo que a margem para empréstimo já tenha sido utilizada, é possível adquirir um Cartão de Crédito Consignado.

Descubra agora qual é o limite para empréstimo consignado para Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos Federais (SIAPE).

 

Qual é o limite para Empréstimo Consignado para Aposentados?

Os Aposentados pelo INSS são um dos grupos elegíveis para realizar o empréstimo consignado. Por receberem os benefícios mensalmente, podem solicitar essa linha de crédito e contam com todas as vantagens da modalidade.

Além de taxas de juros mais baixas (2,08% ao mês) e o índice quase que inexistente de inadimplência, já que o desconto é direto, os Aposentados têm até 6 anos, isto é, 72 meses para efetuarem o pagamento integral do crédito. 

Diante disso, Aposentados podem comprometer até 35% da aposentadoria com o consignado.

As porcentagens são as mesmas: 30% para as parcelas do empréstimo consignado e, os outros 5%, destinados aos gastos com o cartão de crédito consignado.

Leia tambémComo funciona o Crédito Consignado para Aposentados?

 

Qual é o limite para Empréstimo Consignado para Pensionistas?

O limite do crédito consignado dos Pensionistas não muda em relação aos Aposentados. A diferença é que no caso dos Pensionistas, o valor é definido com base na pensão recebida.

Vale se atentar também ao fato de que a soma mensal das parcelas crédito consignado não pode comprometer mais do que 35% de sua renda líquida. Ou seja, em caso de receber mais de um benefício, os valores serão somados.

É mantido, obrigatoriamente, os 5% destinados ao uso do cartão de crédito consignado. 

Em vista disso, mesmo tendo um empréstimo consignado em um determinado banco, não atingindo todo o seu limite da margem consignável, é possível contratar novo crédito consignado.

 

Qual é o limite para empréstimo consignado para Servidores Públicos?

A margem consignável para Servidores Públicos é a mesma também é de 35%.

Servidores Públicos Federais (SIAPE), Estaduais e Municipais, assim como Militares das Forças Armadas também têm direito a essa modalidade de crédito.

Para solicitar o crédito consignado, os passos são os mesmos.

Primeiro encontrar um banco de confiança, que tenha convênio com o órgão para o qual trabalha e solicitar uma proposta.

Neste caso, para poupar tempo, é possível realizar a simulação online, pesquisando de uma só vez em vários bancos, usando o simulador de empréstimo consignado online da bxblue.

Com os valores em mãos (ou na tela do computador ou celular), é hora de comparar as taxas de juros. Além disso, é preciso conferir os prazos e as condições de pagamento.

É muito importante comparar o Custo Efetivo Total, para saber qual proposta é realmente a mais vantajosa.

Escolhendo a melhor opção, é preciso apenas formalizar o contrato e aguardar a averbação do empréstimo.

Depois disso, o dinheiro já estará disponível na conta. Desse momento em diante todos os meses as parcelas do crédito serão descontadas do salário, automaticamente.

 

Aumento do limite do Crédito Consignado

O último aumento do limite do crédito consignado, ou seja, na margem consignável foi estabelecido em 2015. Embora existam muitos rumores de que esse valor possa subir, não há nada aprovado.

Portanto, o limite máximo para empréstimo consignado 2018 continua sendo o mesmo: 35% da renda.

Então, quer saber como consular o seu limite do crédito consignado agora?

 

Como consultar o limite do Crédito Consignado?

É possível descobrir qual é o limite ou margem do empréstimo consignado disponível online. 

Consulte sua margem consignável e saiba qual é o seu limite de crédito pré-aprovado acessando agora o simulador de empréstimo consignado online da bxblue.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Descubra o limite do Crédito Consignado

Posts recomendados