Como conseguir um empréstimo consignado com juros baixos?

empréstimo consignado com juros baixos - lupa em cima do teclado do computador

Publicado em: 19/07/2021

Trocar dívidas caras, resolver uma emergência de saúde, comprar um carro, reformar a casa e até mesmo fazer aquela viagem inesquecível: vários podem ser os motivos para buscar uma linha de crédito pessoal. Nesse contexto, o empréstimo consignado com juros mais baixos é uma excelente alternativa para quem precisa de dinheiro rápido e sem burocracia.

Diferentemente do que ocorre nas outras modalidades, o crédito consignado oferece inúmeras vantagens para os tomadores, exatamente porque, como a parcela do empréstimo é descontada automaticamente do salário ou benefício previdenciário, a inadimplência é menor e, portanto, os bancos podem oferecer melhores condições.https://bxblue.com.br/aprenda/contratar-emprestimo-consignado-juros-mais-baixos/

Mas, afinal de contas, onde e como se consegue empréstimo consignado com juros baixos? Descubra abaixo.

Inscreva-se para receber novidades sobre empréstimo consignado
Erro ao enviar, tente novamente.

Quais são as principais vantagens do empréstimo consignado?

O mercado financeiro tem de cumprir muitas regras e leis para trabalhar com empréstimos consignados. Porém, existe uma certa liberdade para a prática das instituições. Por esse motivo, a oferta de um banco pode ser melhor do que a de outro, embora o teto de juros seja o mesmo para todos nesse modelo de empréstimo.

Assim, o interessado deve usar a concorrência para apresentar contrapropostas e conseguir melhores condições de contratação do crédito consignado. Embora haja diferenças de preços praticados pelas diversas instituições financeiras, o empréstimo consignado é melhor do que outras categorias de crédito pessoal, independentemente de qual seja o banco.

Confira, a seguir, as vantagens mais relevantes em relação a esse tipo de crédito pessoal.

Taxas de juros mais baixas

O empréstimo consignado proporciona uma das menores taxas de juros disponíveis para a aquisição de crédito. Isso é importante porque significa o quanto esse dinheiro vai custar de verdade para os interessados.

Ou seja, os juros influenciam no tamanho da dívida e da prestação e, por consequência, no impacto da transação para o orçamento pessoal e/ou familiar.

Zero risco de esquecimento

Pode parecer algo simples, mas muitas pessoas se perdem no pagamento das contas por puro esquecimento. No entanto, quando isso acontece, são cobrados juros e multas, o que acaba prejudicando as finanças.

Porém, no consignado, as parcelas são descontadas automaticamente pela fonte pagadora. Ou seja, o contratante do empréstimo não precisa se preocupar com boletos, transferências nem enfrentar filas (e terá a certeza, mensalmente, de que está em dia com a obrigação financeira assumida).

Velocidade na liberação do dinheiro

A liberação do empréstimo consignado também ocorre de forma muito mais rápida do que em outras espécies de contrato. Para se ter uma ideia, em média, o dinheiro emprestado entra na conta entre 48 horas e até 5 dias úteis.

Apesar dessa janela de tempo, há casos em que o valor é depositado imediatamente após o fechamento do negócio.

Qual o teto do empréstimo consignado com juros baixos?

No financiamento consignado, a legislação fixa um limite para os juros, de modo que os bancos não podem superar esse valor, conforme estabelecido pela Lei 10.820/2003. Assim, embora haja liberdade para as instituições financeiras praticarem diferentes preços, elas não podem cobrar taxa de juros acima do teto legal.

Juros do consignado INSS

Atualmente, para aposentados e pensionistas da Previdência Social, o teto da taxa de juros nominal do consignado INSS está em 1,80% ao mês. Além disso, os beneficiários só podem contratar empréstimo de bancos conveniados ao INSS.

Veja alguns bancos com permissão para o consignado INSS:

Juros do consignado SIAPE

Já para os servidores públicos federais (Siape), estaduais ou municipais, os juros são de no máximo 2,05% mensais.

Nessa modalidade, o consignado pode ser pago em no máximo 96 meses. Contudo, para ter direito ao consignado Siape, é fundamental a permissão da fonte pagadora para autorização da consignação junto a um banco parceiro desse respectivo órgão.

Como comparar as ofertas de consignado?

Quando se fala em empréstimo, logo vêm os juros à mente do consumidor. No entanto, eles não são o único custo desse tipo de crédito. Na realidade, emprestar dinheiro acarreta outras despesas. Desse modo, além dos juros é preciso considerar os encargos, taxas administrativas, gastos com as operações financeiras, etc.

Sendo assim, não adianta apenas encontrar o banco com juros mais baixos para o consignado. É fundamental levar em consideração outros fatores. Por essa razão, acompanhe as dicas listadas abaixo que vão ajudar aposentados, pensionistas e servidores públicos que buscam empréstimo consignado com juros baixo.

Verificar o CET

Verificar no CET (Custo Efetivo Total), que é o valor total que vai ser pago ao contratar o empréstimo. Em qualquer contrato, esse índice deve ser identificado pelo banco. Nesse preço, tudo que estiver embutido precisa ser detalhado: custo da avaliação do crédito, taxas administrativas, manutenção cadastral, bem como qualquer outro tipo de cobrança.

Pesquisar as taxas de juros

Geralmente, o empréstimo consignado oferece taxas de juros pequenas, como já explicado. Porém, umas são baixas e outras são ainda menores. Isso significa que o interessado deve pesquisar os juros entre as eventuais instituições financeiras para descobrir aquele mais barato entre as suas possibilidades.

Usufruir de simulações

Com as facilidades da internet, diversos são os canais online para fazer simulações de empréstimos consignados. Assim, aproveitar esse recurso antes de assinar qualquer contrato pode fazer toda a diferença.

Nunca é demais lembrar: a concorrência entre os bancos é um importante ponto a favor do tomador de crédito. Além disso, com a simulação do consignado, pode-se ter uma ideia de quanto terá direito a emprestar, com base no salário ou benefício previdenciário.

Como obter empréstimo consignado com juros baixos?

Uma das melhores formas de conseguir empréstimo consignado com juros baixos é contar com a ajuda da tecnologia, afinal, estão disponíveis soluções de informática para agilizar a sua comparação até achar o melhor consignado. Para isso, consulte plataformas especializadas no tema.

Alertas automáticos

O usuário recebe mensagens instantâneas sobre as movimentações em torno dos empréstimos. Se um banco baixar os juros ou se houver uma opção mais facilitada para o prazo de pagamento, o sistema avisa na hora. Assim, fica simples fechar um negócio de fato frutífero para quem empresta.

Bancos autorizados em única interface

Com uma boa plataforma de pesquisa para consignado, o usuário acessa todos os bancos parceiros das instituições em apenas alguns cliques. Geralmente, basta acionar o botão “Comparar”. Em poucos segundos, a ferramenta aponta qual é o banco com juros mais baixos no consignado naquele momento.

Simulações online e didáticas

Com os simuladores online para consignado, o trabalho para comparar as ofertas bancárias é extremamente simples: basta acessar o portal, preencher o cadastro e observar as condições de cada instituição em poucos segundos.

Portanto, é completamente possível encontrar empréstimo consignado com juros baixos. Para isso, prestar atenção no CET, nas taxas de juros e comparar bastante as diversas opções são os passos essenciais.

Na bxblue é possível comparar as ofertas que melhor cabem no seu bolso em um só lugar. Logo, as chances de encontrar a melhor taxa e condição de pagamento para o seu próximo empréstimo consignado são ainda maiores. Simule grátis agora mesmo.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente: