Empréstimo Consignado Prefeitura de Maceió

bxblue-emprestimo-consignado-prefeitura-de-maceio-servidores-publicos-municipais

Servidores da Prefeitura de Maceió podem contratar empréstimo e cartão de crédito consignado com taxas de juros até 3 vezes menores do que as taxas comuns e sem consulta ao SPC/Serasa.

O empréstimo pode ser uma ótima saída para reorganizar as finanças e sair da situação de endividamento. Ou ainda para atingir aquele objetivo tão esperado. 

A Prefeitura de Maceió tem convênio com os principais bancos do País. Assim, os Servidores Municipais podem garantir crédito mais barato, com desconto direto na folha de pagamento.

Saiba como funciona essa modalidade e todas suas vantagens para quem é Servidor Público.

Como funciona o Empréstimo Consignado para Servidores de Maceió?

O empréstimo consignado para os Servidores Municipais da Prefeitura de Maceió funciona de maneira bastante simples.

O processo é o mesmo para todas as categorias atendidas por esta modalidade. Tais como:

  • Aposentados e Pensionistas do INSS;
  • Servidores Públicos – Municipais, Estaduais e Federais;
  • Trabalhadores CLT;
  • Militares das Forças Armadas.

Diferentemente de outros empréstimos e créditos do mercado, o consignado não realiza pesquisas no SPC/Serasa.

Portanto, os Servidores Municipais com restrição também podem contratar este tipo de serviço.

Essa é uma ótima oportunidade para fugir de dívidas com juros abusivos, como cartão de crédito e cheque especial, por exemplo.

O Servidor pode fazer esse empréstimo, quitar suas dívidas, limpar o nome e ficar com pequenas parcelas mensais, prazos maiores e taxa de juros menores.

Como o débito é feito automaticamente, todos os meses, o pagamento é facilitado. Esse benefício praticamente anula também a chance de inadimplência. 

Para garantir a melhor oferta, o Servidor deve pesquisar e fazer simulações online de crédito.Depois de assinado e averbado o contrato, o dinheiro entrará na conta bancária informada.

No prazo de, em média, 30 dias acontece o débito da primeira parcela do empréstimo, que é feito automaticamente, antes de o Servidor receber seu pagamento. Portanto, o repasse do valor da parcela é feito pela instituição pagadora, depois dos descontos compulsórios.

Para que o Servidor não comprometa demais seus recebimentos, a lei nº 10.820 limita em 30% a margem consignável. Isso quer dizer que, apenas 30% dos recebimentos pode ser consignado.

Portanto, se o Servidor Municipal da Prefeitura de Maceió receber R$ 3.000, as parcelas do consignado não devem ultrapassar, no total, R$900,00.

Vale ressaltar que é possível ter mais de um empréstimo ao mesmo tempo. No entanto, a soma de todos os contratos não deve ser superior a margem consignável.

Taxas de juros

Sem dúvida, um dos maiores atrativos dos empréstimo consignado Prefeitura de Maceió é ter as menores taxas de juros do mercado. Afinal, como o risco de inadimplência é muito baixo os bancos podem oferecer taxas mais atrativas.

O teto estipulado para a taxa de juros nominal é de 2,05%, mas existem alguns bancos com taxas ainda menores.

Limite de crédito

O limite de crédito varia conforme os rendimentos de cada categoria. Para os Servidores Municipais da Prefeitura de Maceió, por exemplo, o limite pode ser de 2 ou 3 vezes o valor dos recebimentos.

Este é outro fator que pode variar conforme as políticas e normas internas de cada banco. O valor da parcela máxima está relacionada com a margem consignável. 

No caso do cartão de crédito consignado, o valor pode chegar a até 27 vezes o valor do rendimento líquido mensal. Diferente do empréstimo, o pagamento que é descontado automaticamente referente à fatura mensal, é limitado a 5% da margem adicional.

Prazos para pagamento

Em se tratando de prazo para o pagamento do empréstimo consignado, dois fatores são importantes:

Prazo para começar a pagar o empréstimo (carência)

É o intervalo de tempo que o Servidor da Prefeitura de Maceió terá para pagar a primeira parcela do empréstimo. Esse prazo pode variar de banco para banco, no entanto, é mais comum seu vencimento em 30 dias.

Como as datas e valores do contrato do empréstimo consignado são pré-fixados (assim como a taxa de juros), todos os meses a parcela será descontada no mesmo dia

Em caso de ter mais de um empréstimo ativo, os vencimentos respeitarão sempre o que está em contrato.

Sabendo, portanto, a data do vencimento e o valor é mais fácil ter um planejamento financeiro mínimo.

Prazo total do contrato

É o número de meses que o tomador acordou em quitar todo o empréstimo. Este prazo pode ser de 12 até 96 meses, porém não pode ultrapassar oito anos.

Esse prazo muda conforme o tipo de convênio atendido. Aposentados e Pensionistas INSS, por exemplo, têm prazo máximo de 72 meses.

Desconto no contracheque

Como mencionado, as parcelas deste tipo de empréstimo são debitadas automaticamente do contracheque do Servidor. Essa condição é o que garante as taxas de juros menores desta linha de crédito.

Assim, antes de a Prefeitura de Maceió fazer o pagamento mensal, as taxas e impostos obrigatórios são debitados. Depois também são deduzidos os débitos facultativos, entre eles o empréstimo consignado, por exemplo.

O Servidor, portanto, recebe seu salário já com a parcela do consignado descontada. Durante todo o período em que o contrato durar, o salário será menor. Por isso, é muito importante considerar o pagamento das parcelas no orçamento mensal.

Averbação e liberação do dinheiro

Embora o contrato do empréstimo consignado Prefeitura de Maceió seja celebrado entre o Servidor e o banco, o órgão/fonte pagadora também precisa estar de acordo com as cláusulas.

Para que não haja nenhum problema ou irregularidade, é obrigatório que a instituição faça a averbação do empréstimo

De maneira resumida, a averbação é um aceite eletrônico de que a instituição pagadora está de acordo com aquele contrato.

Após a averbação, o Servidor já poderá ter o dinheiro creditado em conta. O prazo de liberação do dinheiro, normalmente, é de 3-4 dias úteis. 

Uma vez tendo recebido o dinheiro, é o Servidor quem decide como utilizá-lo. Vale a recomendação de que, manter uma reserva para o caso de uma emergência financeira, é muito importante.

Como consultar a margem consignável?

Os Servidores Municipais da Prefeitura de Maceió podem consultar a margem consignável no próprio  contracheque ou pelo Portal da Prefeitura.

Outra opção disponível é utilizar o simulador de empréstimo consignado online. Além de permitir saber a margem consignável atual, também é possível avaliar o valor do crédito liberado em cadas situação.

Onde contratar o Empréstimo Consignado Prefeitura de Maceió?

Os Servidores Públicos Municipais de Maceió podem contratar o empréstimo consignado online, sem sair de casa.

Com o uso do simulador online fica muito mais fácil simular, comparar e contratar a melhor oferta para o empréstimo consignado Prefeitura de Maceió, nos principais bancos conveniados.

Principais bancos conveniados

Um dos requisitos básicos para o Servidor conseguir contratar um empréstimo consignado é que a Prefeitura tenha convênio com o banco selecionado. Este fator pode variar de acordo com cada Prefeitura. 

Mas a boa notícia é que os maiores bancos do País já atendem esse convênio. Desta forma, tanto correntistas, quanto não correntistas podem adquirir crédito consignado com as melhores condições.

Faça agora mesmo a sua simulação online. Descubra o banco com a menor taxa de juros e os prazos para pagamento que realmente cabem no seu bolso!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Empréstimo Consignado Prefeitura de Maceió

Posts recomendados