Qual é o melhor empréstimo para Aposentados e Pensionistas INSS?

bxblue-qual-e-o-melhor-emprestimo-para-aposentados-e-pensionistas-inss-emprestimo-consignado

Entre tantas opções de empréstimo pessoal disponível, fica até difícil escolher o melhor empréstimo pra atender a sua necessidade.

Se você é Aposentado ou Pensionista INSS e está procurando por dinheiro extra, crédito seguro e com liberação mais rápida, saiba que o empréstimo consignado pode ser a melhor solução para o que você precisa!

Descubra as melhores taxas de juros, simule e contrate online.

 

Qual é o melhor empréstimo para Aposentados e Pensionistas INSS?

Quem já precisou de dinheiro para resolver algum tipo de emergência financeira sabe como é importante conseguir um empréstimo sem burocracia.

Mas sempre surge uma dúvida: qual seria o melhor empréstimo?

Para responder a essa pergunta, os consumidores precisam analisar com atenção todos os prós e contras de cada modalidade de empréstimo.

Essa é uma atitude muito recomenda por especialistas em finanças, a fim de não ter sua situação financeira ainda mais comprometida.

Precisa recorrer a um empréstimo, mas não sabe qual linha de crédito mais indicada pra você?

Então, veio ao lugar certo!

Entenda agora quais são as 5 principais diferenças entre o Empréstimo Pessoal e o Empréstimo Consignado para Aposentados ou Pensionistas INSS

 

5 diferenças entre o Empréstimo Pessoal x Empréstimo Consignado INSS

O empréstimo bancário se concretiza quando uma instituição financeira empresta um valor a uma pessoa física ou jurídica.

Outra característica importante é que o dinheiro pode ser usado de qualquer forma, distinguindo este produto de um financiamento, por exemplo.

O empréstimo pessoal é oferecido a todo cliente que tenha algum vínculo com uma instituição financeira. Os exemplos mais comuns de serviços utilizado são conta-corrente ou cartão de crédito.

Para solicitá-lo, é preciso provar que há como saldar a dívida e ainda ser submetido a uma análise de crédito.

A vantagem deste modelo de crédito é que o dinheiro costuma ser liberado rapidamente. Alguns bancos, inclusive, liberam valores diretamente no caixa eletrônico ou pela Internet.

Já o empréstimo consignado para Aposentados e Pensionistas INSS, que também é uma modalidade de empréstimo pessoal, pode ser solicitado diretamente em uma agência bancária ou através do simulador de empréstimo consignado online, que é mais prático ainda! 

Porém, a quantia emprestada é sempre liberada na conta onde o cliente recebe seu benefício.

Dezenas de bancos atualmente possuem convênio com a Previdência Social. Basta que o consumidor escolha aquele que disponibiliza a melhor oferta para suas necessidades.

Leia tambémBancos autorizados a fazer Empréstimo Consignado INSS

Confira, a seguir, as principais diferenças entre o crédito pessoal e consignado. Assim, você pode escolher o melhor empréstimo para Aposentados e Pensionistas INSS. 

 

1. Forma de pagamento

No empréstimo pessoal as parcelas podem ser pagas por meio de débito automático em conta-corrente, cheque ou boleto bancário. Em caso de atraso, juros e multas são aplicados, aumentando ainda mais a dívida.

O empréstimo consignado, porém, é descontado diretamente do valor do benefício recebido pelo aposentado ou pensionista INSS, antes mesmo do pagamento acontecer.

Sendo assim, não há como o cliente não pagar ou atrasar a mensalidade, eliminando o risco de inadimplência.

Como as instituições financeiras têm certeza de que a mensalidade será paga, os juros cobrados são muito menores que num empréstimo pessoal.

Afinal, esse tipo de operação financeira não dispõe de nenhuma garantia e, por isso, o consignado se é considerado como o melhor empréstimo, para esse público.

 

2. Valor da taxa de juros

As taxas de juros para crédito pessoal costumam ser sempre altas, já que o banco não tem garantia de que o cliente quitará a dívida, sendo esta, portanto, uma operação de risco.

A média das taxas pode variar entre 5% e 12% ao mês, dependendo da modalidade de crédito escolhida. Os campeões dos juros são o cartão de crédito e o cheque especial.

Além dos juros, há ainda o CET (Custo Efetivo Total), que por consequência também é maior.

Na hora de escolher uma instituição para solicitar esse tipo de empréstimo, vale a pena pesquisar as taxas e, de preferência, optar por bancos públicos ou onde já se é cliente.

No empréstimo consignado a taxa de juros pode variar de acordo com cada instituição, porém, como está previsto por lei, a taxa nominal de juros não pode ultrapassar os 2,08% ao mês, para empréstimo, e 3% ao mês, para cartão de crédito consignado.

Algumas tarifas ou taxas administrativas comuns no empréstimo pessoal, não são cobradas no empréstimo consignado. A exemplo disso está a TAC, Tarifa de Abertura de Crédito comumente cobrada nesta operação. 

Todo o valor descontado mensalmente referente a quitação do empréstimo consignado deve aparecer mensalmente no extrato de pagamento do benefício.

Leia tambémComo consultar o extrato de Empréstimo Consignado no INSS?

 

3. Valor do empréstimo

Em ambas as modalidades de empréstimo o valor máximo obtido obedece a diversos fatores. No crédito pessoal, por exemplo, o valor liberado vai depender da renda do cliente e do resultado da análise de crédito.

Quando o cliente solicita o empréstimo em um banco onde já é correntista, muito provavelmente um valor já deva estar pré-aprovado. O histórico de bom pagador de cada pessoa também influencia nesse momento.

Leia tambémCadastro positivo é aprovado! Saiba o que muda para quem precisa de crédito

De acordo com a legislação, no empréstimo consignado as parcelas não podem ser mais altas que 35% do valor do benefício do cliente. 

Porém, 5% desse limite são usados somente pelo cartão de crédito consignado. Sendo assim, o empréstimo só pode consumir 30% do salário mensal.

Esse valor é limitado pela margem consignável, ou seja, pelo valor total do benefício que pode ser gasto mensalmente com as despesas de empréstimo e cartão consignado.

Aposentados e Pensionistas que não tem mais margem disponível, não podem contratar novo empréstimo consignado.

Caso não tenha utilizado a margem exclusiva do cartão de crédito consignado, é possível recorrer a ela. Do contrário, as demais alternativas podem envolver o refinanciamento do contrato ou portabilidade de crédito.

Por ser destinado principalmente a Aposentados e Pensionistas INSS, o empréstimo consignado possui algumas regras próprias (regidas pela Lei 10.820/2003) e outras que podem variam entre as instituições financeiras.

Uma dessas regras que podem mudar de banco a banco é o limite de idade permitido para realizar o empréstimo, por exemplo.

Beneficiários do INSS que tenham idade de até 79 anos e 11 meses, geralmente conseguem empréstimos de no máximo R$ 80.000,00.

Os clientes com idade acima de 80 anos podem solicitar créditos de até R$ 30.000,00. Porém, são poucas as instituições que trabalham com idosos desta faixa etária.

Vale destacar que a idade também vai interferir no limite de tempo para quitação do empréstimo, ou seja, no prazo para pagamento.

 

4. Prazo máximo para pagamento

O pagamento total do empréstimo pessoal costuma ser feito em cerca de 48 meses, ou seja, quatro anos. Porém, os prazos variam de banco para banco e de acordo com o histórico do cliente.

Já o crédito consignado têm limite que varia entre 6 e 24 meses. Mas alguns beneficiados quitam seus pagamentos em até seis anos (ou 72 meses), que é o prazo máximo permitido.

Quanto mais próximo o cliente estiver da idade limite para solicitar o empréstimo, menos tempo para pagar ele vai ter.

Ainda, é possível tentar efetuar uma renegociação de dívida com a instituição financeira para aumentar o prazo de pagamento.

Isso, se cliente perceber que sua renda mensal está ficando comprometida em função das mensalidades que são debitadas do pagamento.

 

5. Liberação para negativados

Pessoas negativadas que pretendem solicitar empréstimo pessoal podem recorrer a uma financeira, já que nem todos os bancos liberam crédito.

Instituições financeiras que aceitam clientes negativados normalmente exigem um terceiro que apresente alguma garantia, em caso de nova inadimplência.

O empréstimo consignado, por sua vez, pode ser aprovado para quem está negativado.

Leia tambémEmpréstimo para negativados: sem consulta SPC ou Serasa

Nenhum fiador ou garantia é exigido nessa modalidade e ela ainda oferece taxas de juros mais baixas.

Para um cliente que está endividado, o crédito consignado pode ser uma boa saída para limpar o nome e economizar dinheiro.

Dessa forma, comparando as duas opções de empréstimo, o consignado se apresenta como o melhor empréstimo para Aposentados e Pensionistas INSS, por cinco motivos:

  1. Não há risco de esquecer ou atrasar uma mensalidade, já que é debitado automaticamente;
  2. As taxas de juros são menores, podendo chegar a dez vezes mais barato;
  3. Não há como pegar mais dinheiro emprestado do que será possível pagar, em função da margem consignável;
  4. Os prazos para pagamento são mais flexíveis;
  5. Dinheiro liberado para negativados, sem consulta ao SPC ou SERASA.

Antes de tomar qualquer decisão financeira é importante que Aposentados e Pensionistas avaliem as melhores opções de crédito.

Vale a pena calcular a dívida que pode ser assumida sem que o orçamento seja comprometido. Em seguida, basta analisar criteriosamente todos os detalhes da operação: comparando taxas de juros, CET, prazos para pagamento, dentre outros. E, então, escolher o melhor empréstimo.

E então, agora que você conhece as principais diferenças entre o empréstimo pessoal e o empréstimo consignado, o que acha de fazer uma simulação de crédito consignado online?

Compare taxas de juros, prazos e realize um empréstimo consignado para Aposentados e Pensionistas INSS online. Encontre o melhor empréstimo consignado pra você, sem sair de casa!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Qual é o melhor empréstimo para Aposentados e Pensionistas INSS?

Posts recomendados