Por que o Empréstimo Consignado tem taxas de juros menores?

bxblue-por-que-as-taxas-de-juros-do-emprestimo-consignado-sao-menores

O empréstimo consignado tem sido uma das modalidades de crédito mais acessadas em todo o Brasil. Quem tem direito à consignação de crédito já conhece esse empréstimo e sabe que as taxas de juros são menores.

Diversos são os motivos que levam à essas taxas mais baixas. O método de pagamento é a principal razão para tal vantagem. Se comparado com outros créditos ou linhas pessoais, o consignado chega a ser até dez vezes mais barato.

Vale destacar que as taxas de juros do empréstimo consignado são determinadas por lei. Isso é, há um limite de cobrança que deve sempre ser respeitado, ainda que os bancos possam definir suas próprias taxas.

Quer descobrir porque o empréstimo consignado tem as taxas de juros menores? Saiba agora quais características desta linha de crédito fazem com que seja tão vantajosa. 

Qual é o valor da taxa de juros do Empréstimo Consignado?

Vale destacar que só tem direito ao empréstimo consignado as pessoas que tem renda fixa e garantida. Se enquadram nestes pré-requisitos os beneficiários do INSS, Servidores Públicos e Militares das Forças Armadas.

Algumas empresas privadas também têm convênio com os bancos e permitem que seus funcionários façam empréstimo consignado. A diferença, neste caso, é que as taxas de juros cobradas são um pouco acima do convencional – mas ainda assim, mais barata que as demais.

Atualmente, a taxa de juros nominal máxima cobrada para Aposentados e Pensionistas é de 2,08% ao mês. Servidores Públicos, das esferas Federal, Estadual e Municipal pagam 2,05% ao mês.

As taxas médias cobradas dos Militares e Trabalhadores CLT gira em torno de 2,50% ao mês – podendo variar de banco a banco.

Logo, um empréstimo no mesmo valor em diferentes modalidade e bancos, pode sofrer alteração de valores. 

Saiba os principais motivos que fazem com que o crédito consignado tenha taxas de juros menores.

5 motivos para o Empréstimo Consignado ter taxas de juros menores

Com diversas opções de crédito disponíveis no mercado, os consumidores precisam entender quais são as suas principais diferenças.

Seja para um empréstimo de menor valor, financiamento de um imóvel, ou empréstimo de quantias maiores, certamente existe pelo menos uma linha mais indicada, para cada caso.

E, o cuidado para não se endividar é tomar crédito somente quando necessário, evitando assim uma nova dívida.

Um dos critérios de avaliação de um crédito pode ser sua taxa de juros – que costuma variar muito de uma modalidade para outra. Assim, vale a pena pesquisar e comparar, antes de fechar qualquer negócio.

Saiba agora por que o empréstimo consignado tem juros menores.

1 – Forma de pagamento automática

A principal característica do empréstimo consignado é sua forma de pagamento. Isso, porque, as parcelas mensais são descontadas sempre do pagamento do devedor.

Ou seja, ao contratar um crédito consignado o cliente permite que o valor das mensalidades seja descontado de seu salário ou benefício. Assim sendo, o órgão pagador debita os pagamentos antes de disponibilizar o valor devido.

Dessa forma, o banco tem garantido o pagamento integral ou parcial das parcelas. O mesmo se aplica ao caso do cartão de crédito consignado, em que parte da fatura é quitada automaticamente.

2 – Menor risco de inadimplência

Como o pagamento é automático, não há como atrasar ou deixar de pagar uma mensalidade do empréstimo consignado. Por isso, o risco de inadimplência é mínimo.

Sendo assim, as instituições financeiras consideram essa uma operação de baixo risco. Essa é outra situação que dá origem às taxas de juros menores.

Além dos bancos não correrem o risco de ficar sem receber, o débito automático das mensalidades é interessante também para os contratantes do empréstimo.

Com o pagamento programado não há como atrasar uma parcela, por esquecimento, por exemplo, e não há a cobrança de multas ou taxas extras por isso.

3 – Utilização da margem consignável

A margem consignável é o limite mensal que pode ser comprometido do salário ou benefício para pagamento de empréstimos com consignação em folha. 

Esse valor foi estipulado para impedir que os interessados se endividem. Assim, não há como contratar crédito maior do que o valor permitido.

Assim, todo interessado deve respeitar um teto mensal do que pode ser gasto com crédito consignado. A saber, cada pessoa pode comprometer até 35% de seu pagamento líquido.

Ou seja, após os descontos na folha de pagamento, como impostos, por exemplo, pode-se gastar 35% do que é recebido todos os meses. Esse limite é fácil de ser calculado, basta multiplicar o salário ou benefício líquido por 0,35.

A margem consignável estipula ainda outra regra, que se refere ao uso do limite. O tomador pode usar 30% de seu pagamento com empréstimos. Os outros 5% são para a contratação exclusiva do cartão de crédito consignado.

Tal margem, portanto, limita o que cada pessoa gasta por mês. Com isso o risco de endividamento é menor e os bancos podem cobrar taxas de juros menores.

4 – Tipos de convênios atendidos

Como já foi dito, não é qualquer pessoa que tem direito a contratação do empréstimo consignado. Esse crédito está disponível para aqueles que tenham um pagamento sempre garantido ao final do mês.

Esse critério para a liberação do crédito permite que o pagamento seja sempre automático, característica do empréstimo consignado. E, com essa garantia de quitação, os bancos cobram taxas de juros menores, dando como benefício essa opção.

5 – Isenção da cobrança de taxas de juros adicionais

O empréstimo consignado não prevê a cobrança de nenhuma taxa de juro adicional. Isso, porque, não há multas ou taxas por conta de atraso ou falta de pagamento (que é realizado de forma automática).

Para os casos em que o Trabalhador CLT é desligado da empresa, este deve assumir integralmente a quitação do seu débito junto a instituição financeira. As condições para pagamento devem ser confirmadas direto com o banco.

Vale ressaltar que a taxa de juros é um dos componentes do Custo Efetivo Total (CET). Ou seja, do quanto efetivamente custa um empréstimo. Assim, com taxas de juros menores, o CET também tende a ser menor.

Esse crédito, portanto, acaba pesando sempre menos no bolso e no final das contas.

O que considerar quando for contratar um Empréstimo Consignado?

Assim como qualquer empréstimo, o consignado também tem algumas condições que podem variar entre um banco e outro. Isso ocorre em função da política de crédito de cada instituição.

Portanto, ao considerar contratar um empréstimo com consignação em folha de pagamento, é preciso estar atendo a:

Custo Efetivo Total (CET)

O Custo Efetivo Total, é o valor que se refere ao quanto, de fato, uma operação de crédito custa. Por isso, na hora de contratar um empréstimo é importante observar o CET e não somente os juros.

As taxas de juros menores de um banco não garantem que esse ofereça o empréstimo mais vantajoso financeiramente. É preciso comparar o Custo Efetivo Total de cada transação.

O CET leva em conta, além das taxas de juros, a taxa de abertura de crédito, o IOF e as taxas de manutenção de cadastro. Há também a cobrança de outras taxas administrativas que podem variar de um banco para outro.

Prazo para pagamento

O prazo de pagamento também interfere no custo de um empréstimo. Isso, porque, quanto mais rápido um banco recebe de volta o valor que emprestou, menor o valor da dívida total.

Ou seja, os prazos de pagamento maiores têm taxas de juros maiores. Assim como os prazos mais curtos têm taxas de juros menores. Dependendo da margem consignável, só é possível contratar os empréstimos com prazos de pagamento mais curtos.

Saiba como simular, comparar e contratar o seu empréstimo consignado. Garanta as melhores opções de taxas de juros, prazos e condições para pagamento.

Como simular, comparar e contratar empréstimo com taxas de juros menores?

A simulação de crédito online permite que o interessado compare diferentes tipos de empréstimos, em diversas instituições bancárias. 

Assim, é possível pesquisar com praticidade qual é o empréstimo mais interessante, para cada tipo de necessidade e bolso.

Como visto, o empréstimo consignado tem características próprias que o tornam uma linha exclusiva. Seu método de pagamento e suas regras legais garantem boas oportunidades para aquelas pessoas que têm direito à consignação de crédito. Então, antes de fechar qualquer negócio, avalie essa opção! 

Quer encontrar agora mesmo o empréstimo consignado com a menor taxa de juros do mercado? Use o simulador de crédito online para pesquisar e comparar.

Receba ofertas personalizadas, contrate e simule sem sair de casa, mas com a mesma segurança de quem vai a um banco.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Por que o Empréstimo Consignado tem taxas de juros menores?

Posts recomendados