O que é o extrato de pagamento de benefício INSS?

O extrato INSS está disponível para os Aposentados e Pensionistas que recebem recursos por esta instituição.

O extrato de pagamento de benefícios é um documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social que, como o nome sugere, demonstra os valores que o segurado tem direito todos os meses, enquanto o benefício for vigente.

Em caso de não ter nenhum desconto compulsório e tributário, o valor é credito integralmente na conta indicada. Do contrário, o valor pago é o valor líquido.

Este comprovante de pagamento pode ser usado para que o recebedor mantenha em ordem seu orçamento, por exemplo. Além disso, também serve como um importante comprovante de renda. Principalmente para aqueles que só contam com essa fonte de renda.

Saiba agora como conseguir o extrato de pagamento INSS e como utilizá-lo.

Que informações constam no extrato de pagamento INSS?

O extrato de pagamento INSS está disponível para todos os beneficiários do INSS. Ou seja, para os Aposentados, Pensionistas e demais pessoas que recebem auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social.

O documento serve para comprovar a renda dos beneficiários e, por ser um extrato detalha algumas informações, como: os valores recebidos e descontados, a data de pagamento e o banco e conta onde o depósito é ou será realizado.

Leia também: Confira a tabela de pagamento INSS 2019

As informações podem ser consultadas no extrato impresso (emitido em uma das unidades de atendimento do INSS) ou, caso o beneficiário prefira, pela internet. 

Quem é correntista da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil também pode consultar seus recebimentos nos caixas eletrônicos ou através do Internet Banking.

Como funciona a consulta do benefício INSS pelo CPF?

Para consultar o extrato de pagamento do benefício INSS é muito simples. O usuário precisa informar somente seu CPF, caso a consulta seja online.

Já para consultas presenciais, é necessário um documento com foto do Aposentado ou Pensionista ou uma procuração legal e os documentos pessoais de quem estiverem representando o beneficiário.

Como consultar o extrato INSS?

O extrato INSS pode ser consultado, sempre que necessário, de duas formas.

É possível ter acesso ao documento diretamente em uma agência ou posto do INSS ou ainda pela internet, sem que o Aposentado ou Pensionista precise sair de casa, como demonstrado a seguir:

Como tirar o extrato da aposentadoria ou pensão pela internet?

Quem opta por consultar e/ou imprimir o extrato de pagamento do benefício do INSS pela internet consegue em poucos passos. Todo o processo pode ser feito, facilmente, online e com muita segurança. 

O primeiro passo é acessar o site do Meu INSS. Então basta acessar a opção “Histórico de Crédito de Benefício”. Tal seleção é feita no menu de serviço, do lado esquerdo da página.

 

bxblue: como acessar o extrato de pagamento pelo Meu INSS

 

Em seguida, é necessário fazer o login no portal. Quem acessa o Meu INSS pela primeira vez precisa se cadastrar e, depois desbloquear a senha informada.

Quem já é cadastrado pode apenas informar os dados de acesso e pronto! O extrato INSS já estará disponível para consulta na tela seguinte.

Vale destacar que a consulta é gratuita e a senha de uso pessoal.

Além do uso convencional para o dia a dia da conferência das informações o extrato de pagamento também deve ser utilizado para o Imposto de Renda.

Isso se aplica ao caso dos beneficiários que tem renda mensal acima de um piso salarial. 

Extrato de pagamento INSS para Imposto de Renda

Na hora de fazer a declaração anual do Imposto de Renda os Aposentados e Pensionistas do INSS precisam apresentar seus recebimentos.

O informe anual de rendimentos INSS também pode ser acessado pelo Meu INSS.

 

bxblue: extrato de pagamento – informe de rendimento anual INSS para Imposto de Renda Aposentados e Pensionistas

 

Contribuintes que receberam, rendimentos tributáveis que totalizaram mais de R$ 28.559,70, neste ano, por exemplo, devem declarar o Imposto de Renda.

O mesmo se aplica para o caso de contribuintes que tiveram rendimentos não tributáveis acima de R$ 40.000,00.

Quando utilizar o extrato de pagamento do INSS?

O extrato de pagamento do INSS é necessário sempre que o Aposentado ou Pensionista precisar comprovar sua renda. Ou seja, sempre que desejar fazer um empréstimo, solicitar um cartão de crédito ou até mesmo realizar uma compra com parcelas mais altas.

Para ter direito a alguns benefícios públicos o documento também pode ser solicitado.

Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado é aquela modalidade de crédito em que o pagamento das mensalidades é realizado automaticamente. Ou seja, as parcelas do crédito são descontadas do pagamento do tomador.

Os Aposentados e Pensionistas que recebem do INSS têm direito ao empréstimo consignado. E, sendo assim, o pagamento do crédito é descontado diretamente do benefício, antes que esse seja depositado na conta bancária.

Por ter o pagamento garantido, sempre automático, o empréstimo consignado apresenta diversas vantagens. Além da praticidade na hora de quitar a dívida, a operação, por ser de baixo risco, tem uma das taxas de juros mais baixas do mercado.

A consignação de crédito é uma ótima opção para os Aposentados e Pensionistas INSS que precisam de dinheiro sem burocracia. 

Contudo, vale explicar, o montante que pode ser emprestado varia de acordo com a situação de cada cliente. No crédito consignado o interessado pode comprometer até 35% de sua renda líquida mensal. Essa limitação é chamada de margem consignável.

Aposentados e Pensionistas podem gastar 30% de sua renda com empréstimos consignados. Já os outros 5% do limite são para o cartão de crédito consignado.

As duas linhas de crédito têm juros baixos e bons prazos de pagamento. Além disso, o crédito está disponível mesmo para quem está negativado.

O extrato de pagamento, portanto, é fundamental na hora de o beneficiário do INSS solicitar um empréstimo consignado. 

Então, se você é Aposentado ou Pensionista do INSS e têm seus extratos de pagamento em mãos pode controla melhor seu orçamento e ainda conseguir um empréstimo facilmente.

Consulte sua margem consignável e faça uma simulação de crédito consignado agora mesmo. A ferramenta é gratuita, totalmente online e muito simples de ser usada. Conheça!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como consultar o extrato INSS e descobrir a margem? O 13º salário aumenta a margem consignável?
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de