Como emitir o extrato do consignado para o Imposto de Renda 2022?
Aprenda a emitir o extrato do consignado online pelo Meu INSS ou pelo SouGov para o Imposto de Renda 2022 e evite cair na malha fina.

Com o início do ano, aproxima-se também uma das obrigações mais comuns dos brasileiros: fazer a declaração do Imposto de Renda.
Quem tiver empréstimos, por exemplo, também deve informar à Receita Federal. Para tanto, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), assim como os trabalhadores públicos e privados precisarão do extrato do consignado e do informe de rendimentos.
Saiba onde consultar as informações relacionadas ao consignado para a declaração do Imposto de Renda 2022.
Regras básicas: quem deve declarar?
Quem emprestou dinheiro para alguém ou contratou um empréstimo junto a uma instituição financeira deve fazer a declaração, a depender do valor.
Empréstimos feitos para terceiros devem ser declarados na ficha “Bens e direitos”. Já as contratações feitas em bancos devem constar na ficha “Dívidas e Ônus Reais”.
No entanto, a Receita informa que essa obrigação é devida somente por quem fez ou recebeu empréstimo acima de R$ 5 mil no ano anterior, isto é, 2021. Ou para aqueles que fizeram em anos anteriores, mas ainda estão com a dívida em andamento. O empréstimo consignado deve ser declarado até a dívida ser quitada integralmente.
Os demais bens também devem ser citados de acordo com as regras de cada categoria. Vale lembrar que todas as alterações patrimoniais são comparadas ano a ano.
Como conseguir o extrato do consignado e o informe de rendimentos para o Imposto de Renda 2022?
O extrato do consignado e o informe de rendimentos podem ser obtidos online, pelos sistemas de emissão das folhas de pagamentos.
No caso dos beneficiários da Previdência Social a folha é processada pela Dataprev e disponibilizada nas plataformas Meu INSS. Servidores públicos federais devem fazre a consulta no SouGov. Veja o passo a passo.
Extrato do consignado no Meu INSS
A Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (DIRPF) de 2022 terá como ano-base 2021. Portanto, o relatório necessário é sempre o do ano anterior.
É neste documento que irão constar os valores pagos e saldo aberto das operações. Veja como acessar:
- Faça o login na conta do Meu INSS.

2. Na página inicial, digite “extrato de empréstimo consignado'”, no campo “Do que você precisa?”.




3. Selecione o benefício desejado, caso tenha mais de um ativo.
Aposentados e pensionistas que tiverem mais de um benefício ativo devem emitir os relatórios individualmente. Isso também acontece porque cada empréstimo está vinculado a um número de benefício.
IMPORTANTE: não confundir o extrato do consignado para a declaração com outros extratos como o extrato de pagamentos, pois cada um tem uma finalidade específica.
Informe de rendimentos no Meu INSS
Usuários do site do Meu INSS ou do aplicativo Meu INSS podem acessar o relatório a partir do tutorial abaixo:
- Faça o login na conta do Meu INSS.



2. Digite “informe de rendimentos”, no campo “Do que você precisa”.


3. Selecione o benefício desejado, caso tenha mais de um ativo.
4. O arquivo carregado será o do ano mais recente disponível na plataforma (o informe de rendimentos 2021 do Meu INSS já está disponível na plataforma).
No aplicativo, basta pesquisar por “Extrato para Imposto de Renda” também no campo “Do que você precisa?”, na tela inicial.
O que você quer descobrir?
Seu convênio:
Qual é a sua margem consignável?
Em quantas parcelas?
Em quantas parcelas?
Em quantas parcelas?
Empréstimo de até
R$
Proposta sujeita à confirmação de margem consignável
Extrato do consignado no SouGov
Para conferir o extrato de consignação, os servidores federais (SIAPE) devem entrar no aplicativo SouGov, substituto do Sigepe, com a conta gov.br Acompanhe o tutorial:
1. Faça login no SouGov com uma das opções disponíveis.



2. Na tela inicial, vá até a seção “Consignação” e, depois, clique em “Extrato das Consignações Ativas”. Feito isso, selecione o empréstimo desejado.


3. Por fim, os detalhes aparecerão na tela. Os valores que devem ser mencionados na declaração são os relativos a 2021.


Informe de rendimentos no SouGov
Confira o passo a passo completo para acessar o comprovante de rendimentos no SouGov.
1. Faça o login no SouGov.



2. Selecione o vínculo desejado, caso possua mais de um.


3. Depois, vá até a seção “Auto Atendimento”, na tela inicial, e clique em “Rendimentos IRPF”. Por último, é necessário escolher o ano desejado. Para o IRPF 2022, o informe deve ser referente a 2021.
Para baixar o documento, basta clicar no ícone da seta para baixo, no canto direito da tela.


O arquivo é salvo em PDF e pode ser consultado no momento do preenchimento da declaração ou ainda importado em plataformas que fazem a leitura automaticamente.
O passo a passo para obter o comprovante de rendimentos no SouGov web, o site do SouGov, é o mesmo utilizado no aplicativo.
Prazo para a IRPF 2022
A Receita Federal anunciou, no início deste mês, que o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2022 será do dia 7 março até o dia 29 de abril.
Por isso, é muito importante organizar todos os documentos e informações que são indispensáveis para fazer a declaração. Quem deixar de cumprir com essa obrigação ou perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multas e outras implicações.
Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.
Publicado em: 09/03/2022