Como emitir o extrato de pagamento mensal INSS em 2020?

Publicado em: 15/07/2020

Aposentados e pensionistas que são pagos por meio de recursos oriundos da Previdência Pública, podem acompanhar os valores recebidos por meio do extrato de pagamento mensal INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Também chamado de HisCre, esse documento é uma espécie de comprovante dos pagamentos realizados pelo INSS e tem uma série de funções indispensáveis para os beneficiários.

Descubra o que é esse extrato e aprenda como emiti-lo rapidamente, online. Sem precisar sair de casa!

O que é o Extrato de pagamento mensal INSS?

O extrato de pagamento mensal INSS é um documento semelhante ao recibo de salário ou contracheque convencional, disponibilizado pelo INSS a todos os segurados.

É por meio desse documento, por exemplo, que os Aposentados e Pensionistas podem acompanhar os detalhes do pagamento efetuado durante a vigência de qualquer benefício previdenciário, incluindo aqueles provisórios.

Em resumo, no extrato de pagamento ou Histórico de Crédito, os beneficiários do INSS podem encontrar informações financeiras específicas importantes.

Dessa forma, além de ser possível ter uma melhor organização financeira, a partir de sua consulta, o extrato também pode ser utilizado para comprovação de renda – especialmente se esta for a única fonte de ganhos.

Histórico de Crédito (HisCre)

Como o nome sugere, o Histórico de Crédito traz um consolidado mensal dos saldos recebidos. Funciona como um comprovante de recebimento, que pode ser emitido durante o mês corrente, para a conferência.

Leia também: Quais são as diferenças entre o HISCON e o HISCRE?

Também é possível avaliar pagamentos anteriores, mês a mês. Essa opção, permite que os beneficiários do INSS validem se os valores foram devidamente creditados em conta.

Quais informações constam no Extrato de pagamento?

No histórico de créditos, Aposentados e Pensionistas podem encontrar as informações de identificação do filiado e todos os principais detalhes sobre os créditos de cada benefício.

Confira, a seguir, os detalhes de cada um dos grupos de informações disponíveis no HisCre.

Identificação do Filiado

No campo de identificação do segurado, estão disponíveis: número do benefício (ou NIT), nome do beneficiário, nome da mãe, data de nascimento e CPF.

Outro dado importante é o mês de competência inicial e final, que diz respeito ao período do pagamento, ou seja, o mês e ano correspondente.

Créditos do benefício

Nesse bloco, estão o número do benefício (NB), a espécie do benefício e identificação da Agência da Previdência Social (APS), que é a agência do INSS afiliada.

Fora isso, o segurado também pode conferir: a Data de Início do Benefício (DIB), Data da Cessação do Benefício (DCB) e Data de Pagamento do Benefício (DPB), além do valor bruto fixo.

IMPORTANTE: benefícios cessados só terão extratos emitidos até a data do seu encerramento.

Informações sobre o pagamento

Logo abaixo, já é possível localizar um quadro resumo do extrato de pagamento mensal INSS, com informações como:

  • Competência: mês e ano (Exemplo: 07/2020);
  • Período: data de apuração inicial e final (Exemplo: 01/06/2020 a (30/06/2020);
  • Valor líquido: valor fixo mensal em reais;
  • Meio de pagamento: se via conta corrente ou cartão magnético;
  • Status: se foi efetivado ou não;
  • Previsão do pagamento: data correspondente (Exemplo: 25/06/2020);
  • Data do pagamento: data efetiva do crédito (Exemplo: 27/06/2020).
  • Crédito invalidado: se o crédito foi invalidado ou não.
  • Isento IR: se o valor é isento do Imposto de Renda ou não.

IMPORTANTE: as datas de pagamento respeitam o calendário de pagamento anual/mensal publicado pelo INSS. A ordem é dada pelo número final do benefício e valor recebido (se até um salário ou acima de um salário mínimo).

Apesar de contar com datas fixas, em caso de qualquer alteração, o crédito é realizado no próximo dia útil. Assim, para saber o dia exato do repasse, basta acessar o calendário ou confirmar no extrato de pagamento mensal INSS.

Quem têm acesso a contas bancárias digitais ou aplicativos dos bancos também pode confirmar se o valor caiu em conta, na data prevista.

Créditos e débitos

O quadro mais amplo trará o código, a descrição da rubrica e o valor em reais. Cada lançamento conta com um código específico. Isso ocorre tanto para os créditos, quanto para os débitos mensais.

O código é numérico, mas a rubrica apresenta a discriminação de cada lançamento, bem como o valor bruto equivalente à ordem de pagamento especificada. Cada apontamento é feito em uma linha, para facilitar a identificação.

Os débitos são registrados da mesma forma. Em linhas gerais, os débitos existentes estão diretamente relacionados aos descontos devidos pela contratação de empréstimo consignado.

Nesse caso, o interessado pode acompanhar o desconto automático e checar se conferem com o que consta nos contratos. Para o detalhamento das operações, é preciso consultar o Histórico de Consignação.

Como tirar o comprovante online?

O extrato de pagamento pode ser facilmente emitido ou conferido pela internet, a qualquer momento e sempre que necessário. Veja o passo a passo:

Extrato de pagamento mensal INSS no Meu INSS

Aposentados e Pensionistas que precisarem podem consultar o extrato de pagamento mensal INSS, gratuitamente, pela central de serviços do INSS ou através do aplicativo Meu INSS.

Se este for o primeiro acesso, o usuário deverá cadastrar-se na plataforma de contas únicas do Governo. O objetivo é criar uma senha de acesso. Quem já tem a senha, basta informá-la quando solicitado, após inserir o CPF.

Leia também: O cadastro do Meu INSS mudou. Crie seu novo login agora!

O extrato de pagamento mensal INSS está na página inicial do Meu INSS em “Extrato de Pagamento”, como serviços em destaque.

A busca pode ser feita pelo mês corrente ou período de interesse. O documento pode ser impresso na versão digital ou física, para futura consulta.

Por que é importante conferir o extrato?

Em si tratando de informações financeiras, é muito importante que os segurados observem tanto a manipulação dos dados cadastrais, bem como certifiquem-se de que os valores correspondam ao que é de direito.

Embora não seja comum, o sistema pode calcular de forma incorreta os créditos e débitos devidos. Nesse sentido, mais uma vez o extrato de pagamento mensal INSS se torna útil, como comprovação de possíveis divergências.

Aqueles que precisarem de um comprovante financeiro de renda, podem também utilizar esse documento.

Pronto! Agora você sabe o que é, para que serve e como consultar o extrato de pagamento mensal de benefícios pagos pela Previdência Social. Já conferiu o seu esse mês?


Se você é Beneficiário INSS e não quer perder mais nenhuma informação relevante, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp. Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.

Receba novidades por e-mail