Como fazer o pedido do Empréstimo Consignado?

bxblue-como-fazer-o-pedido-do-emprestimo-consignado

Fazer o pedido do empréstimo consignado, hoje em dia, é rápido, fácil e pode ser feito sem sair de casa.

O consignado é uma opção que visa disponibilizar dinheiro extra para algumas categorias, de forma menos burocrática.

Como principal diferencial está o desconto das parcelas mensais, que são realizadas automaticamente do benefício ou pagamento do tomador. Essa peculiaridade também garante as menores taxas do mercado.

De forma resumida, ao fazer o pedido de empréstimo consignado e contratar o serviço, o tomador e a empresa pagadora firmam um acordo com o credor – instituição bancária. Com este acordo o tomador passa a receber seu pagamento descontado o valor da parcela.

Isso é feito de forma automática e sem que o tomador precise ir a uma lotérica ou banco.

Essa facilidade, do débito automático, também desburocratiza o processo de fazer o pedido do empréstimo consignado. Afinal, as pesquisas e limitações impostas pelos credores diminuem com o baixo risco de inadimplência.

Saiba agora se você pode ter acesso a essas a muitas outras vantagens desta modalidade de crédito.

Quem pode fazer a contratação?

Esse tipo de crédito está disponível para Aposentados, Pensionistas, Servidores Públicos, Militares e alguns trabalhadores CLT.

Mas não são todos os trabalhadores e beneficiários que podem fazer o pedido de um empréstimo consignado. É imprescindível ter uma renda fixa e segurança financeira.

Afinal, quanto menor o risco de o cidadão perder o emprego, ou os benefícios, menores são as chances de não quitação do empréstimo contratado. Por este motivo algumas categorias não são elegíveis. Como, por exemplo:

  • Estagiários;
  • Pensionistas com benefícios temporários;
  • Autônomos;
  • Servidores com cargos provisórios;
  • Menores de 18 anos;

Saiba em detalhes outras informações sobre os tipos de convênios atendidos.

Aposentados e Pensionistas INSS

Trabalhadores que se aposentaram definitivamente pelo INSS ou beneficiários de pensões são elegíveis. Entretanto, nem todos os benefícios são consignáveis. Normalmente, esta restrição está ligada a benefícios cedidos temporariamente ao trabalhador ou familiar.

Em caso de dúvida, vale a pena se informar direto com o INSS sobre os benefícios autorizados. Assim, é possível garantir crédito com taxas menores, paga pagamento em até 72 meses, nos bancos autorizados para essa operação.

Servidores Públicos

Os Servidores Públicos com direito a solicitar o empréstimo são:

Servidores Ativos, Inativos e Aposentados ou Pensionistas podem adquirir esse crédito. O contrato pode ser pago em até 96 meses, com taxas e valores pré-fixados, o que também garante maior controle financeiro para o tomador do crédito.

Militares das Forças Armadas

Os militares das Forças Armadas seguem os mesmos requisitos dos Servidores Públicos. Possuem direito a fazer o pedido de empréstimo consignado os militares aposentados e em atividade, que possuam renda fixa e contrato empregatício com o Governo.

Funcionários de empresas privadas

Está categoria levanta muitas dúvidas. Isso ocorre devido a uma das restrições do crédito consignado que é a averbação, na qual a empresa pagadora precisa ter convênio e autorizar que o banco forneça o empréstimo para o funcionário mediante desconto em folha.

Não são todas as empresas privadas que possuem esse convênio, até porque não é obrigatório. Mas, é possível que funcionários de empresas privadas, sob o regime da CLT, façam o pedido de empréstimo consignado.

Basta que o trabalhador procure o setor responsável da empresa para verificar se existe essa possibilidade e com quais bancos a empresa possui convênio.

Estando, portanto, nas categorias elegíveis, fazer o pedido de um empréstimo se torna muito fácil. Saiba agora o que é necessário.

O que é necessário para fazer do pedido do empréstimo?

Como mencionado anteriormente o processo de solicitar e contratar um empréstimo consignado é bastante simples.

Mas, assim como todo contrato financeiro, é preciso seguir algumas normas e estar de acordo com os regimentos do banco escolhido.

Estar nas categorias elegíveis

Este é o requisito básico para fazer o pedido de empréstimo consignado. Ocupar uma das categorias citadas acima, ter renda fixa e segurança financeira.

Se o cidadão tiver dúvidas referente a elegibilidade da sua categoria basta entrar em contato com a instituição pagadora dos seus benefícios.

Ter margem consignável disponível

A margem consignável é uma restrição muito importante e fundamental para assegurar o controle dos gastos com empréstimos. Funciona como um limitador para que o tomador não comprometa seus recebimentos mais do que deve.

A porcentagem da margem é de, normalmente, 35%. Destes, 30% são destinados a empréstimos consignados e 5% podem ser usados com o cartão de crédito consignado.

Os Aposentado e Pensionistas podem contratar até 9 empréstimos, desde que tenham margem consignável positiva.

O valor da margem irá influenciar no valor das parcelas mensais. Ou seja, no valor máximo que é possível pagar, dentro do mês.

Disponibilizar as informações para análise de crédito

Para consultar a disponibilidade de margem, elegibilidade dos seus benefícios e fazer o pedido de empréstimo consignado é preciso fornecer alguns dados pessoais. Normalmente é solicitado RG, CPF, comprovante de endereço e de renda.

Com estes dados já é possível fazer o pedido e a contratação do empréstimo.

Nesta fase é importante se atentar aos requisitos de segurança. Não fornecer dados para representantes que fazem a abordagem nas ruas, sem credencial ou uniforme é fundamental para não cair em um golpe do consignado.

E lembre-se, nenhum pagamento deve ser feito antes da leitura e assinatura do contrato.

Como fazer a contratação?

O processo para contratar um empréstimo consignado pode ser dividido em 4 etapas:

Estas etapas são muito rápidas. Assim, em menos de uma semana já é possível ter o dinheiro extra, na conta indicada.

A contratação do empréstimo consignado pode ser realizado de duas formas:

Presencialmente

É possível fazer o pedido de empréstimo – ou contratar este serviço – de forma online, ou pessoalmente nas agências bancárias. 

Basta pesquisar e escolher o banco com os melhores benefícios – taxas de juros, CET, prazos e limites – e ir até uma das agências conveniadas.

O pedido do empréstimo pode ser feito direto com o gerente da conta bancária, ou em caso de ser em outro banco, com um analista de crédito.

Online, pela internet

A outra forma de fazer o pedido do empréstimo consignado é online, sem sair de casa. Para quem precisa do crédito urgentemente ou não quer ir de banco em banco para conhecer os benefícios e normas de cada um esta é a melhor opção.

Essa é uma ótima opção também para aqueles que têm dúvidas sobre qual o melhor banco para a sua categoria. Afinal, é possível realizar simulações e comparar as taxas ofertadas, em poucos cliques.

Faça agora uma simulação de Empréstimo Consignado online

A simulação, assim como todo processo é bastante simples. O interessado deve acessar o simulador de crédito consignado online, fornecer alguns dados e fazer a solicitação.

Depois de comparar e decidir pela melhor opção, pode entrar em contato e fazer o pedido do empréstimo.

Entre as vantagens em simular e contratar o empréstimo consignado online, estão:

  • Descobrir as melhores taxas de juros;
  • Otimizar o tempo entre o pedido de um empréstimo e a liberação do dinheiro;
  • Facilidade durante todo processo (incluindo envio e análise de documentos);
  • Contratação digital. 

Dessa forma, Aposentados, Pensionistas, Servidores Públicos, Militares e Trabalhadores CLT, podem conseguir o dinheiro necessário com tranquilidade e segurança.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como fazer o pedido do Empréstimo Consignado?

Posts recomendados