Porque comparar taxas de juros do Empréstimo Consignado?

bxblue-porque-comparar-e-como-comparar-as-taxas-de-juros-do-emprestimo-consignado

Quando alguém está precisando de dinheiro é comum recorrer a um empréstimo. Seja esse consignado o não, é sempre importante comparar taxas de juros de cada modalidade. Assim como é importante comparar as taxas entre os diferentes bancos.

Por conta do seu método de pagamento, o empréstimo consignado sempre apresenta juros menores do que outras linhas de crédito, como o cheque especial.

Contudo, essa opção de crédito só está disponível para os interessados que tenham renda garantida e que podem comprová-la.

Assim, o empréstimo consignado pode ser feito por Aposentados e Pensionistas do INSS, por Servidores Públicos, sejam estes Federais, Estaduais ou Municipais, por Militares das Forças Armadas e alguns funcionários de empresas privadas, desde que essas sejam conveniadas à algum banco.

Então, se você se encaixa em qualquer uma dessas categorias e anda precisando de dinheiro rápido e fácil, está na hora de saber porque comparar taxas de juros do empréstimo consignado. Confira agora mesmo, boa leitura!

Porque é importante comparar a taxa de juros de um empréstimo?

A decisão de tomar dinheiro emprestado deve, ser pensada sempre e planejada. Afinal, um crédito mal programado pode atrapalhar ainda mais o orçamento.

Por isso, na hora de emprestar qualquer valor, é preciso comparar as taxas de juros que serão cobradas. O empréstimo consignado, por exemplo, possui taxas de juros menores. Isso se dá por conta de seu pagamento, que é automático.

A saber, as parcelas do crédito consignado são quitadas sempre por meio de descontos programados em seu salário ou benefício. Ou seja, ao consignar crédito o tomador e o órgão pagador estão autorizando os descontos automáticos em folha de pagamento.

Sendo assim, todos os meses, portanto, é descontado do contracheque o valor que deve ser repassado ao banco. O órgão emissor e pagador da folha de pagamento assume essa responsabilidade.

É por esse motivo, inclusive, que as empresas, sejam privadas ou públicas, precisam ter convênio com a instituição financeira.

As taxas de juros dos empréstimos consignados são reguladas por lei. Essa limitação foi feita de acordo com a categoria do contratante, ou seja, do tipo de convênio, conforme está previsto na Lei Nº 10.820/2003. Conheça agora a taxa de juros nominal máxima de cada categoria, para empréstimos:

  • Aposentados e Pensionistas do INSS: até 2,08% ao mês;
  • Servidores Públicos: 2,05% ao mês;
  • Funcionários Privados: 3,50% ao mês.

Entretanto, vale a ressalva de que a taxa de juros é apenas uma das taxas englobadas no valor ou custo total de um empréstimo, podendo, portanto, variar de banco a banco.

As taxas de juros variam de banco a banco

A política de crédito de cada banco é o que determina as condições de oferta e cobrança do valor emprestado. No caso do empréstimo consignado, a forma de pagamento será sempre a mesma (com desconto em folha de pagamento), no entanto, os custos gerais podem variar de banco a banco.

Inclusive essa é uma forma dos bancos se tornarem mais competitivos. Logo, decidem se vão cobrar taxas de juros maiores ou menores dos tomadores de crédito, respeitando apenas, no caso da taxa de juros nominal o teto estipulado por lei.

A taxa de juros também pode variar em função do convênio e da idade do interessado. Pessoas com idade mais avançada têm limite de crédito menor e taxas mais caras, geralmente. Isso se deve em função do risco da operação (o mesmo vale para o consignado).

O Custo Efetivo Total (CET) pode ser menor

O Custo Efetivo Total equivale ao que de fato um cliente paga por de volta ao banco por tomar um empréstimo. O CET, como também é chamado, compreende todas os custos que são cobrados quando um crédito é contratado.

Estão nesse pacote: taxa de abertura de crédito, imposto sobre a operação financeira, taxas administrativas e demais encargos.

Vale destacar que o Custo Efetivo Total de toda transação deve sempre ser apresentado ao interessado no momento da contratação de qualquer empréstimo.

Sendo assim, o CET também pode variar de um banco para outro. Portanto, não se esqueça de comparar as taxas de juros e o CET na hora de pesquisar onde solicitar o crédito consignado.

Uma instituição pode cobrar taxas administrativas mais baratas que outras e nem sempre ter apenas uma taxa de juros menor irá garantir um crédito mais barato, no final das contas.

Possibilidade de economizar dinheiro

Ao encontrar um banco com taxas de juros menores e menos encargos formando o Custo Efetivo Total é possível economizar dinheiro. E esse é o principal motivo pelo qual deve-se comparar mais de uma proposta na hora de pegar qualquer valor emprestado.

Todavia, quem já tem um empréstimo consignado em andamento, também deve saber que nem tudo está perdido. Caso encontre outra instituição financeira com uma oferta mais interessante, é possível reduzir os gastos com crédito migrando a dívida para outro banco.

Esse processo, conhecimento como portabilidade de crédito, também é uma opção para quem está sem margem consignável

Dessa forma, é possível reduzir o valor das parcelas atuais, trocando uma dívida com taxas de juros mais caras, por outra com custo mais barato.

Mas, na prática como comparar taxas de juros sem perder tempo? Confira!

Como comparar taxas de juros do Empréstimo Consignado?

Para encontrar as melhores taxas de juros você vai precisar, primeiramente, entender como funciona o empréstimo consignado. Em seguida, precisa comparar como essa linha é oferecida em cada instituição financeira.

A boa notícia é que comparar taxas de juros hoje em dia é muito mais fácil e simples do que as pessoas imaginam. E é possível fazer isso em poucos passos e sem sair de casa. Então, aproveite para saber como começar.

Pesquisando em diversos bancos

O primeiro passo para comparar taxas de juros em diversos bancos é saber onde você pode solicitar o empréstimo. Como já foi dito, o órgão pagador do interessado precisa ter convênio com a instituição financeira.

Sendo assim, confira todos os bancos que podem te atender e pesquise somente dentre esses. Quem é beneficiário do INSS deve pesquisar dentre as instituições financeiras que possuem convênio com a Previdência Social

Essa dica vale principalmente para quem é Servidor Público Estadual ou Municipal e empregado de empresa privada. Essas são as categorias que, normalmente, são atendidas em um número menor de bancos. Mas isso pode variar em cada região do país.

Fazendo uma simulação de Empréstimo Consignado online

A tarefa de pesquisar os empréstimos consignados em cada um dos bancos parece ser bastante exaustiva. Contudo, uma ferramenta foi criada para facilitar esse trabalho e gerar resultados mais efetivos. Em outras palavras, encontrar a melhor opção de crédito.

Essa ferramenta é o simulador online de crédito consignado. Com ele você pode comparar diversas propostas ao mesmo tempo. E, além de analisar empréstimo também compara as taxas e CET do cartão de crédito consignado.

Sendo assim, é essencial que você sempre faça uma simulação de crédito online para comparar taxas de juros

Comparando as propostas de crédito

Ao fazer a simulação online você pode comparar também outras questões que podem variar de acordo com seu perfil, como convênio firmado, idade,  prazo de pagamento permitido e outras condições.

Para explorar as diferentes propostas de crédito é interessante também que você conheça também sua margem consignável disponível.

Essa margem determina que cada pessoa pode gastar até 30% de seu pagamento líquido com empréstimos e 5% com cartão de crédito consignado.

Analise também como as políticas de crédito de cada banco criam propostas diferentes. Há instituições financeiras que dão até 180 dias para que a primeira parcela seja paga, por exemplo.

Faça uma simulação de Empréstimo Consignado online agora

Você pode já ter decidido que precisa tomar um empréstimo. Principalmente se está precisando de dinheiro para quitar dívidas acumuladas ou quer tirar um plano do papel.

Sendo assim, não deixe de fazer uma simulação de empréstimo consignado para comparar taxas de juros e outras condições. Agora você já sabe como todo esse processo deve funcionar.

Está preparado? O simulador online de crédito está à sua disposição para encontrar o empréstimo consignado que melhor se encaixa nas suas necessidades. Comece agora mesmo e receba propostas personalizadas. Simule, compare e contrate crédito sem sair de casa!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Porque comparar taxas de juros do Empréstimo Consignado?

Posts recomendados