Empréstimo Consignado Governo de Santa Catarina

O Empréstimo Consignado para Servidores do Governo de Santa Catarina pode ser contratado com as melhores taxas, nos melhores bancos. Simule agora!

bxblue emprestimo consignado servidores governo santa catarina

Você sabia que existe um empréstimo exclusivo para o Governo de Santa Catarina?

O empréstimo consignado para é a liberação de crédito para Servidores Públicos do estado de Santa Catarina.

Essa modalidade se popularizou bastante no Brasil. Isso ocorreu, em grande parte, devido às menores taxas de juros e prazos de pagamentos melhores.

Leia também: O que é Crédito Consignado?

Devido aos benefícios e a praticidade do crédito consignado, mais bancos passaram a oferecer essa linha. Isso quer dizer que o Servidor tem também outras opções para avaliar.

Portanto, para otimizar tempo e encontrar a melhor opção de crédito, é indicado é que o Servidor Público, Aposentado ou Pensionista pesquise, simule e conheça todas as condições, antes de tomar sua decisão.

Assim, todo Servidor Público que atender aos requisitos da Lei 10.820, de 17/10/2003 pode realizar esse tipo de empréstimo.

Leia também: Empréstimo Consignado para Servidor Público Estadual

Saiba agora como funciona e como se beneficiar do empréstimo consignado.

Como funciona o Empréstimo Consignado para o Governo de SC?

O crédito consignado para Servidores do Governo de Santa Catarina é extremamente prático e o Servidor pode ter o dinheiro em conta rapidamente.

De maneira geral, ele funciona como qualquer outro empréstimo, com a diferença de que seus pagamentos estão vinculados ao contracheque.

Assim, todo mês o Servidor tem as parcelas debitadas automaticamente dos recebimentosOu seja, o valor da parcela do empréstimo é descontado antes do Servidor ativo, aposentado ou pensionista receber o pagamento ou os benefícios INSS.

No caso do consignado para o Governo de Santa Catarina, o débito é realizado antes dos órgãos empregadores (que também são as fontes pagadoras) efetuarem a transferência na conta do Servidor.

Essa segurança em relação ao pagamento é o que justifica as menores taxas se comparadas a qualquer outro tipo de empréstimo pessoal, cartão de crédito e, principalmente, cheque especial.

Inclusive muitos especialistas recomendam que as pessoas que têm acesso ao crédito consignado utilizem-no como solução financeira para dívidas mais caras.

Leia também: Vale a pena fazer um empréstimo para quitar outras dívidas?

Também é um dos requisitos para o servidor contratar este tipo de empréstimo, ter margem consignável disponível.

A margem consignável para os Servidores Públicos sofreu duas alterações recentes:

§ 1º. A margem consignável a que alude o “caput” deste Artigo poderá ser majorada, adicionalmente, em até 5% (cinco por cento), com exclusiva destinação à:
1. Amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito; ou
2. Utilização com a finalidade de saque por meio do cartão de crédito. (NR) (Redação dada pelo Decreto nº 61.948, de 28 de abril de 2016)

Atualmente, pela regra vigentes, é permitido que o Servidor do Governo de Santa Catarina tenha até  9 contratos de crédito consignado. No entanto, esse limite está sujeito à disponibilidade de margem consignável. 

Quais Servidores podem contratar?

O crédito consignado, está disponível para as seguintes categorias:

Como o Consignado do Governo de Santa Catarina é voltado para o Servidor Público, ele tem autorização do Banco Central para atender às seguintes categorias:

  • Servidores Públicos em atividade (efetivos);
  • Servidores Públicos Aposentados;
  • Servidores Públicos Pensionistas.

Restrições:

  • Ter idade mínima: 18 anos;
  • Ter 25 anos completos para Pensionistas.

E vale ressaltar que o Governo de Santa Catarina segue a norma das demais instituições financeiras e não atende Servidores:

  • Celetistas;
  • Comissionados;
  • Estagiários;
  • Com contratos temporários, de qualquer espécie;
  • Com pensões especiais.

Faça a simulação de empréstimo consignado online agora e consulte um de nossos especialistas para saber se a sua categoria tem direito.

Quais são os prazos para pagamento?

Os prazos para pagamento podem variar dependendo da instituição, convênio, idade e valores. Mas, o prazo máximo é de até 96 meses. Ou seja, os contratos não podem ter vencimento superior a 8 anos.

A idade é um fator que torna esse prazo e o limite de crédito menores, mas ainda assim, é possível contratar essa modalidade, sem muita burocracia.

Qual é a taxa de juros?

O grande atrativo do empréstimo ou cartão de crédito consignado é a taxa de juros. Mas, é fundamental entender que o custo do empréstimo não é formado apenas dos juros. Outras taxas administrativas e operacionais, geralmente são inclusas na operação.

A taxa de juros nominal do empréstimo consignado para Servidores Públicos é de 2,05% ao mês. No caso do cartão, o valor é, em média, de 3,50% ao mês.

A soma destes custos é o chamado Custo Efetivo Total. No caso do Consignado Governo de Santa Catarina, não existe a TAC, seguro e demais despesas comuns a esta modalidade de empréstimo.

Leia também: O que é Custo Efetivo Total?

Entenda na prática, porque considerar essa modalidade como uma opção, na próxima vez em que precisar de dinheiro.

3 vantagens do Empréstimo Consignado para Servidores Estaduais

Cada vez mais pessoas tem recorrido a essa linha de crédito pessoal para obter dinheiro extra. E não importa o motivo: seja para concluir um motivo como reformar a casa, fazer uma viagem ou mesmo se livrar das dívidas e do nome sujo, vale a pena.

Aproveite para saber quais são as 3 principais vantagens práticas.

1 – Taxa de juros mais barata

Como citado anteriormente, os juros de uma transação financeira é diretamente proporcional ao risco que esta apresenta. Ou seja, quanto maior o risco de inadimplência, por exemplo, maiores são as taxas de juros.

Porém, o débito automático na folha de pagamento e a estabilidade profissional do Servidor Público minimizam os riscos para os bancos e instituições financeiras credoras.

Os juros podem variar conforme o banco e convênio, mas a taxa de juros nominal deve respeitar o valor teto mencionado. Isso também garante que o tomador de crédito não irá se endividar, sem necessidade.

2 – Desconto em folha de pagamento

O desconto em folha de pagamento torna mais simples o momento de pagar as parcelas. Afinal, o tomador não precisa ir até o banco ou lotérica para quitar a sua parcela mensal.

O desconto automático também impossibilita que o Servidor esqueça ou confunda a data do vencimento. Ou seja, evita os juros adicionais e inadimplência.

Algumas pessoas, veem o débito automático como uma desvantagem. Afinal, o valor será debitado independente da situação financeira do Servidor naquele mês.

Logo, o saldo restante poderá ser menor, mas por outro lado como as parcelas são fixas é possível saber quanto será debitado.

3 – Crédito liberado para negativados

Outra facilidade desta linha de crédito é a liberação para negativados. Assim, Servidores Estaduais do Governo de Santa Catarina podem contratar empréstimo consignado mesmo estando negativados.

Os pré-requisitos para isso, é ter margem disponível e atender as regras da política de crédito do banco escolhido.

Portanto, Servidores com o nome no SPC/SERASA podem simular e contratar essa opção de créditoEssa etapa de consulta, tão comum aos outros empréstimos, não é realizada.

Como contratar o Empréstimo Consignado Governo de Santa Catarina?

Contratar o empréstimo consignado para Servidores do Governo de Santa Catarina é muito simples e rápido.

O Servidor faz a simulação para analisar o prazo, limite e as taxas de juros. Caso esteja de acordo basta solicitar o empréstimo. Para análise de crédito é necessário disponibilizar, geralmente:

  • Documento com foto;
  • Comprovante de Residência atual;
  • Último Holerite (fornecido pelo Portal do Servidor​​​​​​​).

O crédito consignado é a oportunidade de dinheiro extra, baixas taxas de juros e melhores prazos de pagamento. Mas, apesar da segurança e estabilidade profissional, é necessário pesquisar e se planejar antes de contratar qualquer empréstimo.

Afinal, sem o devido planejamento, o Servidor pode comprometer seus rendimentos mais do que o recomendado e acabar se endividando.

Portanto, a recomendação é: simular, pesquisar e adequar os gastos para que as parcelas não prejudiquem os demais custos mensais.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado