O servidor do GDF pode contratar empréstimo consignado?

Publicado em: 07/04/2021

Ao precisar de dinheiro extra, o empréstimo pessoal é a primeira alternativa que vem à mente. No caso de servidor do GDF (Governo do Distrito Federal), o acesso ao crédito se dá de forma ainda mais fácil, afinal, possui os pré-requisitos para obter o empréstimo consignado.

Pensando nisso, neste artigo vamos ajudá-lo a entender mais desta modalidade. Para tanto, falaremos sobre particularidades do crédito, como taxas e demais condições para pagamento.

Além disso, vamos esclarecer qual a situação do servidor do GDF quanto ao aumento da margem consignável em 5%.

Se você é servidor público do GDF e está precisando de dinheiro com as melhores condições do mercado, continue sua leitura!

Receba novidades por e-mail.
Erro ao enviar, tente novamente.

Como funciona o empréstimo consignado para o servidor do GDF?

Assim como para as demais categorias de funcionários públicos, o crédito consignado para servidor do GDF funciona de modo semelhante no que diz respeito ao desconto automático em folha de pagamento, a disponibilidade de margem consignável e taxas de juros mais acessíveis, entre outros pontos.

De modo geral, a contratação deste tipo de empréstimo passa diretamente pela liberação através do sistema SIGEPE, antigo SIAPE ou Siapenet — que nada mais é do que o sistema utilizado para emissão do contracheque da maioria dos servidores do Distrito Federal.

Dentre os pré-requisitos necessários para a contratação do empréstimo, estão:

  • dispor de margem consignável livre;
  • estar vinculado a um órgão pagador conveniado à instituição consignatária de interesse;
  • ter entre 18 e 80 anos (conforme política de crédito do banco escolhido), entre outros.

O valor liberado depende diretamente do número de parcelas de cada contrato de empréstimo.

Dessa forma, é preciso entender as condições de pagamento, além de verificar quanto da renda eventualmente esteja comprometida com outros empréstimos, já que também é necessário ter margem disponível.

Em quantas parcelas o servidor do GDF pode pagar o empréstimo?

Diferente das modalidades tradicionais, cujo prazo para pagamento está atrelado ao histórico de crédito do tomador, no empréstimo consignado os servidores públicos não se submetem às análises de crédito, bem como têm até 8 anos para quitar o seu contrato, ou seja, até 96 meses para pagar.

Entretanto, é preciso estar atento a outros detalhes importantes, tendo em vista que o valor concedido, e consequentemente o número de parcelas, vai depender da idade do servidor da mesma forma que a margem consignável.

De acordo com as políticas de crédito e o tipo de convênio entre o órgão pagador e o cliente, o número de parcelas também pode ser afetado.

Quais são as taxas de juros cobradas

Por se tratar de uma modalidade de crédito cujo pagamento é debitado automaticamente da folha de pagamento dos servidores, às instituições consignatárias estão asseguradas o recebimento do valor emprestado e, por isso, podem oferecer taxas de juros mais acessíveis, sobretudo em relação às outras modalidades de crédito pessoal.

De acordo com a legislação vigente, para servidores públicos federais, a taxa de juros é limitada ao teto máximo de apenas 2,05% ao mês. Sendo assim, os principais bancos oferecem diferentes taxas e condições, já que este percentual é estabelecido de acordo com cada instituição.

Quais são as condições de pagamento?

Em função do desconto em folha de pagamento, o órgão pagador a qual o servidor público está lotado deve fazer a averbação do contrato de empréstimo consignado, autorizando legalmente o desconto das parcelas em folha de pagamento, tornando-se também responsável pelo repasse do valor devido ao banco.

Outra grande vantagem do pagamento garantido é a desobrigação de pagar boletos todos os meses, já que as parcelas são retidas automaticamente do salário. Assim, também caem as ocorrências de atrasos ou inadimplência, o que contribui para tornar o crédito ainda mais barato.

Além disso, tendo em vista as demais regras para o empréstimo consignado, regulamentadas pela legislação em vigor, o valor concedido pelo banco em favor do tomador deve respeitar o limite máximo de gasto que cada servidor do GDF tem direito.

Pela regra geral, cabe aos servidores do Distrito Federal o uso de até 35% do seu salário líquido mensal para despesas com operações de consignado.

Deste percentual, apenas estão autorizados os gastos de no máximo 30% para a contratação de novos empréstimos e os 5% restantes para subsidiar as despesas com o cartão de crédito consignado.

Servidor do GDF também terá 5% de margem adicional até o fim de 2021

Agora uma boa notícia para os servidores do DF que estão em busca de um empréstimo consignado: a Lei 14.131/2021, que elevou de 35% para 40% a margem consignável até 31 de dezembro deste ano, também beneficiará a categoria.

Durante a tramitação da Medida Provisória 1.006/2020, que garantiu a margem adicional para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o Congresso aprovou a extensão da margem para vários outros grupos, incluindo servidores públicos de todos os convênios.

Além do aumento da margem, a lei sancionada também assegura a possibilidade de suspensão da cobrança do consignado por até 120 dias, a depender de negociação do devedor com a instituição financeira.

Quando estará disponível a margem adicional para os servidores do DF?

A expectativa é de que a instrução normativa do GDF acerca da liberação dos 5% adicionais na margem seja publicada na sexta-feira, 09/04, e a averbação ocorra a partir da segunda-feira, 12/04.

Não perca tempo: na bxblue você já pode descobrir a sua margem disponível com o aumento de 5% e garantir a pré-digitação de seu empréstimo consignado. Assim, quando a operação estiver disponível, você será um dos primeiros a receber. Simule agora!

Simulação online do consignado para servidor do GDF

O processo de contratação de um empréstimo consignado se dá de forma bastante rápida e simples.

Geralmente, a solicitação se dá com a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência, além do comprovante de renda atualizado.

Outro detalhe muito importante é a apresentação da Autorização Consignatária, já que se trata de um documento indispensável para a liberação do empréstimo consignado SIAPE.

Emitida por meio do sistema SIGEPE, ela assegura que os descontos mensais referentes a parcela do empréstimo sejam debitados automaticamente do saldo de salários do tomador.

Por fim, para encontrar uma oferta de crédito adequada aos seus interesses, o servidor público pode fazer uma simulação virtual. Dessa forma, é possível comparar diversas ofertas de crédito, conforme disponibilizado por diferentes bancos e tudo isso sem sair de casa.

Na prática, o interessado compara e avalia aspectos importantes que compõe o custo total desse tipo de operação, como é o caso das taxas de juros, prazos para pagamento, Custo Efetivo Total (CET) da dúvida, entre outros detalhes que contribuem para encontrar o melhor crédito para o seu bolso.

Convênios atendidos pela bxblue

A liberação do empréstimo consignado para servidores do GDF passa diretamente pelo convênio firmado entre o órgão pagador e a instituição consignatária.

Portanto, esse é um pré-requisito obrigatório para que seja liberado o crédito na conta indicada pelo tomador.

Sendo assim, entre os grupos atendidos pela bxblue estão:

  • Polícia Civil do DF (PCDF);
  • Polícia Militar do DF (PMDF);
  • Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF).

Os contracheques, nestes casos, precisam ser emitidos pelo SIGEPE. Os que são emitidos pelo GDFNet ainda não são atendidos na linha do consignado.

Considerando que o aumento da taxa Selic deve elevar os demais juros da economia, o empréstimo consignado se revela uma das melhores opções de crédito pessoal disponível para aqueles que estão precisando de dinheiro extra.

Não deixe de comparar e buscar as ofertas que melhor atendem à sua necessidade.

Veja também: crédito pessoal ou crédito consignado, qual compensa mais?


Para continuar a receber notícias em primeira mão sobre o funcionalismo público, você que é servidor público federal (SIAPE) pode se inscrever em nosso canal exclusivo. Se inscreva GRATUITAMENTE aqui para receber notícias selecionadas via WhatsApp.

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Erro ao enviar, tente novamente.