Independentemente do motivo, a pessoa negativada tem o desejo não constar mais nos órgãos de restrição ao crédito, como SPC ou Serasa. De início, a missão pode parecer difícil (ou impossível) uma vez que estar com o “nome sujo na praça” é um dos impeditivos para obtenção de crédito. Contudo, milhões de pessoas têm uma interessante alternativa mesmo neste quadro, por poderem contar com o empréstimo consignado para limpar o nome.
O crédito consignado é a alternativa para quem está negativado e precisa de um empréstimo com o nome sujo. Além de utilizar o valor do empréstimo para sair da inadimplência, é possível também, a depender dos valores, realizar outros sonhos de consumo, obtendo até mesmo descontos em razão do pagamento à vista.
Por isso, contratar um empréstimo consignado pode ser uma alternativa para aposentados e pensionistas INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada, que precisam regularizar as dívidas e estruturar melhor o orçamento pessoal.
Com planejamento e organização, fazer um empréstimo para limpar o nome é vantajoso porque permite a troca de dívidas caras por uma dívida barata, indo muito além de simplesmente conseguir excluir o nome dos cadastros de proteção ao crédito: é a possibilidade de maior alívio nas finanças mensais.
Mas como usar o consignado para limpar o nome sem complicar o orçamento a longo prazo? Como conseguir crédito para negativado?
Veja a resposta a essas dúvidas e outras informações importantes para você limpar seu nome urgente e poder ter mais tranquilidade financeira.
Receba novidades e ofertas por e-mail.
Alta da inadimplência no país
Antes de se aprofundar em como fazer um empréstimo consignado para limpar o nome e não se preocupar com cobranças, saiba que o cenário é compartilhado por milhões de brasileiros: conforme a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio), a proporção de famílias com contas ou dívidas atrasadas teve o maior incremento mensal desde março de 2020.
Em abril de 2022, 77,7% do total das famílias relataram ter dívidas a vencer; em abril de 2021 a proporção de endividados era de 67,5%. Um dos motivos é a persistência da inflação alta e dos juros.
Confira abaixo os principais tipos de dívidas das famílias brasileiras:
Tipo de dívida (% de famílias – Abril/2022)
Tipo de dívida | Total |
Cartão de crédito | 88,8% |
Carnês | 18,2% |
Financiamento de carro | 11,2% |
Crédito pessoal | 9,4% |
Financiamento de casa | 8,3% |
Cheque especial | 5,9% |
Crédito consignado | 5,6% |
Outras dívidas | 2,0% |
Cheque pré-datado | 0,6% |
Ainda segundo a análise da pesquisa, “o contínuo encarecimento do crédito com preços aos consumidores ainda elevados e a fragilidade
no mercado de trabalho formal devem seguir afetando negativamente a dinâmica da inadimplência das famílias nos próximos meses” – especialmente as famílias de menor renda.
4 motivos para limpar o nome
Será que realmente vale a pena limpar o nome?
A resposta é direta: sim, sempre vale a pena, até porque isso também traz outras implicações que não somente as financeiras, como o bem-estar psicológico da pessoa endividada e de sua família.
Mas as dívidas não caducam?
Até pode ser tentador esperar que o banco ou a empresa credora a considerem como um “dinheiro perdido”. Mas é preciso lembrar que essa não é uma recomendação que deve ser seguida.
Primeiro, porque o nome ainda pode constar no cadastro de devedores. Segundo, que esse posicionamento pode abrir precedentes para a inadimplência recorrente.
Ter uma emergência, fazer uma dívida e não ter recursos suficientes para quitá-la no momento, é uma coisa. Adquirir o hábito de não honrar as dívidas é outra bem diferente.
E, além disso, quem está negativado, dificilmente terá novas oportunidades de crédito disponíveis.
Então, uma chance de mudar tudo isso é usar o crédito consignado para limpar o nome.
Para fazer empréstimo consignado precisa ter nome limpo?
Essa é uma das vantagens do consignado, e a resposta é não. Como o empréstimo consignado tem o desconto das parcelas direto na folha de pagamento, pessoas negativadas não são impedidas de contratá-lo.
Ao contrário: para os convênios atendidos pelo consignado, esta é uma das melhores formas de sair da inadimplência para quem precisa limpar o nome urgente.
Cumpridos os requisitos desta modalidade de crédito (como ter margem consignável livre, por exemplo), a liberação do crédito é rápida e desburocratizada, especialmente para quem recorre ao empréstimo consignado online.
Simule grátis consignado para limpar o nome
Veja abaixo as principais razões para ter o nome limpo:
1. Se livrar das dívidas
Talvez o motivo mais óbvio para limpar o nome seja se ver livre, finalmente, das dívidas.
Ninguém quer ter aquela sensação constrangedora de receber uma ligação de cobrança ou ser informado que o seu cartão de crédito foi cancelado.
E, muitas vezes, por ansiedade e desconhecimento, os devedores acabam tomando decisões precipitadas ou recorrem a meios que prejudicam ainda mais a situação atual.
Um erro comum, nestes casos, é usar outras linhas de crédito mais caras, como entrar no cheque especial ou tomar empréstimo de terceiros com altas taxas e contratos com amarras.
Isso pode tornar a dívida ainda maior ou pior, fazer com que o devedor crie novas dívidas sem perspectiva real de quitá-las.



Confira diversos produtos consignados.
2. Ter crédito liberado novamente
Como o critério número um da maior parte das instituições financeiras é a análise de histórico de inadimplência, contratar empréstimos ou financiamentos, seja para sair do endividamento ou adquirir um bem, é quase impossível estando negativado.
Isso só não ocorre no caso da contratação do empréstimo consignado, em que é possível liberar crédito para negativados, sem consulta a SPC ou SERASA. Limpar o nome, portanto, é a chance do devedor conseguir, além de quitar suas pendências, voltar a ter a liberação de um novo crédito, no futuro.
É claro que antes é imprescindível se planejar, pesquisar e escolher a opção de crédito que seja adequada, para não incorrer novamente em uma dívida mais alta.
3. Economizar dinheiro
Limpar o nome pode fazer com que eu economize dinheiro?
Sim, afinal, as dívidas que não são pagas crescem com as taxas, multas e juros. E se o devedor demonstra disponibilidade para quitar débitos à vista, a negociação se torna mais fácil.
Muitos credores veem na negociação uma oportunidade de reconquistar o cliente ou evitar perder o valor em sua totalidade. Então, oferecem descontos para a quitação do débito e diminuição do prejuízo.
Além disso, também há o incentivo para a concessão de desconto uma vez que a pessoa devedora se disponha a pagar todo o montante cobrado de uma única vez.
Ou seja, o cliente consegue limpar o nome, economizar dinheiro e ainda ter a possibilidade de futuramente fazer novas compras ou contratos.
4. Tranquilidade financeira
Esse é um dos motivos pelos quais mais vale a pena limpar o nome. Conviver com dívidas e restrições prejudica o bem-estar da pessoa devedora.
Fazer cadastros e determinados processos que precisem do CPF geram momentos de tensão e desconforto. Portanto, conseguir uma maneira eficiente de limpar o nome pode garantir noites mais tranquilas.
Bom, mas e qual seria a maneira mais eficiente de sair da inadimplência e conseguir limpar o nome no mercado?
O crédito consignado é uma das alternativas que, se usado da forma correta, pode cooperar para a recuperação financeira a longo prazo.
Afinal, as taxas de juros e a facilidade de concentrar a dívida em um único lugar tornam mais prático e eficiente controlar os gastos e pagamentos.
Conheça as principais vantagens em utilizar essa linha de crédito.
6 motivos para usar o crédito consignado para limpar o nome
1. Dívida mais barata do mercado
A melhor vantagem do empréstimo e cartão de crédito consignado são as baixas taxas de juros.
A taxa de juros do empréstimo consignado pode ser duas ou até três vezes menor do que a de empréstimo comuns e até dez vezes menor que o cheque especial ou cartão de crédito convencional. Principalmente se o cliente fizer as contas do quanto realmente aquela dívida custa.
A base de comparação deve ser sempre o Custo Efetivo Total (CET): esse é o valor que dirá qual é o custo real de um empréstimo ou dívida, já que considera além da taxa de juros outras taxas, tarifas e despesas operacionais.
E neste caso, o empréstimo consignado, normalmente, é mais barato. No fim das contas, o saldo se torna positivo, já que se troca uma dívida mais cara por uma com custo bem menor.
2. Usar a margem consignável
Mesmo que o aposentado, pensionista, servidor público ou trabalhador de empresa privada esteja com o nome sujo pode contratar o crédito ou cartão de crédito consignado.
Para isso, basta ter margem consignável disponível, que é o total da renda mensal que pode ser comprometida com este tipo de despesa.
Assim, por exemplo, se uma há uma dívida acumulada no cheque especial, é recomendável utilizar um empréstimo para saldar a dívida aberta.
3. Liberdade na contratação
Outra vantagem do empréstimo consignado é que pode ser contratado em qualquer banco. Portanto, mesmo que a dívida do cheque especial tenha criado uma restrição interna, por exemplo, o interessado pode obter crédito em outra instituição financeira, sem a necessidade de ser correntista do banco escolhido.
O mesmo valor para a comparação das taxas de juros e do CET pode variar de um banco para o outro. Dessa forma, é possível ter conta em um banco e solicitar uma linha de empréstimo consignado no banco que oferecer as condições mais vantajosas.
4. Facilidade no pagamento
O empréstimo consignado é, hoje em dia, uma das formas mais rápida e práticas de ter dinheiro extra, inclusive pelo fato de poder ser simulado e contratado online.
Como o processo é menos burocrático e o desconto das parcelas é realizado direto no benefício INSS ou salário, não é preciso ir até o banco ou lotérica pagar pagar as parcelas do empréstimo. Ou seja, o risco de se tornar novamente um inadimplente diminui consideravelmente.
5. Prazos alargados para quitação
Outro fator que pode contribuir para o equilíbrio financeiro é que os prazos para pagamento são estendidos.
Aposentados e pensionistas da Previdência Social podem quitar o empréstimo em até 84 meses e servidores públicos em 96 meses.
Na prática, o empréstimo pode ser diluído em mais tempo e, quitado, após determinado período, caso o contratante tenha o recurso disponível. A quitação antecipada do empréstimo consignado, ainda, permite descontos na dívida, tornando-o ainda mais vantajoso.
Então, por exemplo, em caso de recebimento de valor extra (como o décimo terceiro salário), o contratante pode quitar parcelas adicionais do consignado e ter ainda mais desconto.
- Saiba mais: Como usar o 13º salário? Veja 5 dicas
6. Concentrar as contas em um único lugar
Conseguir gerenciar diversas dívidas, valores, prazos, taxas e o próprio pagamento pode ser uma tarefa muito complexa. Principalmente, se o cliente não tiver facilidade com números e datas.
No entanto, atrasar uma conta porque se esqueceu ou confundiu a data pode custar caro.
Contratar um empréstimo consignado para limpar o nome e trocar as dívidas é a forma mais simples de concentrar todas as contas em único lugar. A simplificação ajuda no gerenciamento do orçamento financeiro.
Então, chegou a hora de garantir o nome limpo novamente.
Simule seu empréstimo consignado online agora e limpe seu nome
Descubra qual o melhor banco para contratar o empréstimo consignado, compare as taxas, prazos e limites através do simulador de empréstimo consignado online da BX Blue.
Ter a consciência tranquila e acabar com a ansiedade das dívidas pode ser uma conquista mais fácil do que se imagina.
- Fique por dentro: A BX é segura e confiável?
A ajuda financeira que você precisa: simule seu consignado com as melhores taxas clicando aqui.