10 serviços mais acessados no Meu INSS: descubra quais e como usar

bxblue-servicos-mais-acessados-no-meu-inss

Publicado em: 02/09/2021

O Meu INSS foi lançado em 2017, com o objetivo de facilitar a vida dos cidadãos e o acesso aos serviços do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Desde então, mais de 90 serviços podem ser utilizados sem sair de casa e alguns deles estão entre os serviços mais acessados no Meu INSS.

Atualmente, a ferramenta possui versão web e em aplicativo, que pode ser baixada em celulares ou tablets gratuitamente pelas lojas de aplicativos App Store ou Play Store. Já a versão web pode ser usada tanto em tablets e celulares, como em computadores.

O acesso para ambos acontece por meio do login e senha cadastrados no sistema gov.br. Na ausência de um cadastro, é preciso criá-lo na própria plataforma Meu INSS. Feito isso, todos os serviços online estarão liberados ao usuário, inclusive os mais acessados.

Inscreva-se para receber novidades sobre empréstimo consignado
Erro ao enviar, tente novamente.

Descubra quais são os serviços mais acessados no Meu INSS

O próprio site Meu INSS informa uma lista com os serviços online mais acessados. Foi a partir desta fonte oficial que elaboramos a lista a seguir, com os 10 serviços mais acessados no Meu INSS.

Todos os serviços podem ser facilmente acessados ao entrar no site ou aplicativo, basta rolar a página inicial. Na dúvida, é só digitar o nome de cada um deles no campo “Do que você precisa”, como na ilustração abaixo.

Fonte: Reprodução | Meu INSS

De todo modo, cada um dos tópicos apresentados abaixo contêm links redirecionados para tutoriais de como acessá-los ou para mais informações sobre o tema.

Confira a lista dos 10 serviços mais acessados no Meu INSS.

1. Simular aposentadoria

A simulação da aposentadoria é um serviço que calcula quanto tempo falta para uma pessoa se aposentar, seja por idade ou tempo de contribuição. No momento da simulação também é permitido incluir vínculos e alterar a data de nascimento.

Fonte: Reprodução | Meu INSS

A partir das informações que estão na base de dados do INSS é usada para fazer o cálculo, válido apenas para consulta. Ou seja, fazer a simulação não garante o direito à aposentadoria.

Mas assim que o resultado aparece na opção da tela o usuário tem duas opções: pedir aposentadoria ou baixar PDF, com todas as informações da simulação.

2. Meus Benefícios

Em “Meus Benefícios” os usuários podem acompanhar o andamento do pedido de benefícios e ver informações detalhadas sobre eles.

Foto: Reprodução | Meu INSS

Ao clicar nesta opção, a lista de benefícios já ativos ou em análise para aprovação aparece na tela. Caso a pessoa tenha mais de um benefício, todos eles aparecerão. Para saber mais sobre um tipo específico, é só clicar em cima do nome do benefício desejado.

Especificamente sobre o status da aprovação do benefício, três alternativas podem aparecer na tela: habilitado, quando ele está sob análise do INSS; deferimento, que significa que o pedido foi aprovado; e indeferimento, se o requerimento tiver sido negado.

3. Agendamentos/Solicitações

Nem todos os serviços podem ser feitos a distância. Porém, aqueles que precisam ser realizados presencialmente nas Agências de Previdência Social (APS) só acontecem por meio de agendamento. Esse é o caso da perícia médica.

Já as solicitações devem ser usadas para serviços que podem ser conduzidos de forma online, como pedido de aposentadoria, antecipação de pagamento, auxílios, benefícios e atualização de documentos.

Fonte: Reprodução | Meu INSS

Tanto para marcar um dia e horário para ser atendido em uma unidade do INSS quanto para fazer pedidos ao órgão, é necessário recorrer a agendamentos ou solicitações.

4. Meu Cadastro

O “Meu Cadastro” é o espaço destinado a todas as pessoas cadastradas no aplicativo ou site Meu INSS. 

Seu uso pode ser feito para manter atualizado o nome, data de nascimento, telefone e e-mail do segurado.

Fonte: Reprodução | Meu INSS

Contribuintes individuais, bem como os facultativos, empregadas domésticas e seguradas especiais têm a possibilidade de incluir, alterar, reiniciar e excluir o tipo de atividade realizada.

A atualização de vínculos, tempo de serviço e remuneração também é uma opção neste serviço, desde que a pessoa faça o pedido de um benefício.

5. Extrato de Contribuições (CNIS)

O Extrato de Contribuições é um documento no qual constam todas as contribuições previdenciárias feitas pelo trabalhador que estão registradas no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Além disso, dados como nome do empregador, período trabalhado, remuneração recebida e as contribuições feitas em GPS (Guia da Previdência Social) por conta própria ou como prestador de serviço.

Fonte: Reprodução | Meu INSS

O acesso ao extrato pode ser feito totalmente pela internet, no app ou site Meu INSS.

6. Extrato de Pagamento de Benefício

O serviço “Extrato de Pagamento de Benefício” é ideal para fazer a consulta dos comprovantes de pagamento dos benefícios recebidos pelo INSS. Detalhes como data, valores e até mesmo o banco onde o dinheiro foi depositado podem ser vistos nesta opção.

O extrato pode ser acessado pela internet e presencialmente, por meio do agendamento, e está disponível a todos os beneficiários do órgão. 

Fonte: Reprodução | Meu INSS

7. Calendário de pagamento

O INSS possui um calendário com as datas de pagamento dos benefícios, que variam de acordo com o último número do benefício e com os valores recebidos. 

O cronograma contém as datas em que os pagamentos serão feitos durante todo o ano de 2021 e pode ser acessado por qualquer pessoa pelo Meu INSS, ainda que ela não possua cadastro na plataforma.

Fonte: Reprodução | Meu INSS

Ao selecionar a opção “Calendário de Pagamento”, automaticamente é feito o download do cronograma com todas as datas.

8. Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido

Eventualmente pode acontecer, por alguma razão técnica ou qualquer outro motivo, de o beneficiário não receber o pagamento devidamente. É justamente para resolver situações como essa que o serviço “Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido” existe.

Todo o procedimento pode ser feito completamente online, sem a necessidade de comparecer a uma agência do INSS. Para fazê-lo, é preciso seguir o mesmo caminho que o de um requerimento e depois selecionar a opção de benefício não recebido.

Fonte: Reprodução | Meu INSS

9. Extrato do Imposto de Renda

O Extrato do Imposto de Renda é um documento com informações sobre os valores recebidos no ano anterior. No Meu INSS, este serviço é destinado a quem precisa fazer o pedido do documento.

O Extrato normalmente é usado para a Declaração Anual de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) e assim como a solicitação é feita pela internet, o acesso do documento também é, por meio do download em formato PDF.

Fonte: Reprodução | Meu INSS

10. Extrato de empréstimo consignado

O extrato de empréstimo consignado é um serviço que possibilita verificar informações como valores de parcelas, prazo e margem consignável disponível para realizar outros consignados.

Fonte: Reprodução | Meu INSS

O serviço está disponível para aposentados e pensionistas do INSS, que são os segurados com acesso ao consignado.

Assim como o Extrato de Imposto de Renda, ele pode ser acessado pela internet e baixado no formato PDF.

Veja também: Projetos de Lei que podem liberar dinheiro para os beneficiários


Se você é beneficiário INSS e não quer perder informações relevantes, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp.  Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.