Como quitar o cartão de crédito consignado?

Saiba como é o pagamento desta modalidade e alternativas de dinheiro extra para quitar o cartão de crédito consignado e ter as contas em dia.

quitar o cartão de crédito consignado - cartão de crédito sendo passado em máquina de pagamento

O cartão de crédito consignado, modalidade exclusiva para os grupos atendidos pelo empréstimo consignado, é semelhante ao cartão tradicional, e pode ser utilizado para fazer compras parceladas, realizar pagamentos e saques, por exemplo. É importante àqueles que usufruem deste meio de pagamento saber como quitar o cartão de crédito consignado para não incorrer em descontrole financeiro.

Para evitar esse tipo de ocorrência, continue a leitura para saber mais do cartão consignado, como quitá-lo e ficar em dia com as contas e compromissos financeiros.

Cartão de crédito consignado

O cartão de crédito consignado é uma modalidade de crédito cujo saldo mínimo da fatura é automaticamente debitado dos rendimentos mensais da pessoa titular do cartão, direto na folha de pagamento do salário ou benefício previdenciário.

A garantia de pagamento, por sua vez, permite a oferta de melhores taxas de juros e demais condições exclusivas, como prazo estendido para quitar a dívida.

De modo geral, em comparação com as demais modalidades, o cartão de crédito consignado pode oferecer uma economia 5x maior em relação aos cartões tradicionais. Na prática, o cartão consignado pode ser utilizado para realizar compras parceladas e até mesmo fazer saques, de acordo com a disponibilidade do limite de crédito liberado.

Com o cartão consignado, a quitação ocorre de maneira ainda mais fácil, afinal, parte do valor da dívida é descontado diretamente do salário, pensão ou aposentadoria.

Sendo assim, o limite da margem consignável para o cartão — que é de 5% do salário ou benefício do tomador — pode ser utilizado para quitar o saldo pendente até a data de vencimento, enquanto o restante deve ser pago ao banco via boleto convencional.

Vantagens do cartão de crédito consignado

Ao passo que o empréstimo consignado é uma opção extremamente vantajosa para obtenção de dinheiro extra ao menor custo, o cartão de crédito consignado também se destaca quando comparado aos cartões convencionais.

Dentre suas vantagens mais importantes, pode-se destacar os seguintes aspectos:

  • disponível para pessoas negativadas (inscritas no SPC ou Serasa, por exemplo);
  • permite o saque em espécie em caixas eletrônicos;
  • é normalmente isento da taxa de abertura de crédito (TAC);
  • melhores taxas de juros do mercado;
  • maior prazo para quitar o débito;
  • pode ser utilizado em diversos estabelecimentos — conforme bandeira do cartão;
  • oferece um programa de vantagens, dependendo da política de crédito do banco ou entidade emissora do cartão;
  • tem o valor mínimo da parcela pago automaticamente via desconto direto do salário ou benefício.

Veja mais: 8 vantagens do cartão de crédito consignado

Como é o pagamento do cartão consignado?

Em termos simples, a pessoa titular do cartão poderá utilizar o seu saldo normalmente, como ocorre com qualquer outro cartão de crédito. Contudo, caso o valor gasto em determinado período ultrapasse o limite da margem descontada no recibo de salário ou benefício, o tomador deverá efetuar o pagamento extra, por meio de boletos da fatura.

A quitação do saldo remanescente, por sua vez, deve ser realizada em qualquer agência bancária ou casa lotérica, até o seu vencimento. Se preferir, até a data limite o interessado também poderá quitar o valor excedente do cartão de crédito via internet.

Caso seja utilizado apenas o valor da margem, não é necessário nenhum pagamento extra, já que este é descontado automaticamente. Caso contrário, a diferença do saldo pode ser adicionada ao valor da próxima fatura.

Simule seu limite do cartão consignado

Seu convênio:

Valor do seu benefício

Valor do seu salário

Limite de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Como quitar o cartão de crédito consignado?

O cartão de crédito consignado é uma modalidade cuja margem está fixada por lei em 5% do rendimento líquido do tomador. Isso significa que o interessado possui este percentual para utilizar no cartão, sendo as despesas descontadas automaticamente do tomador — até o respectivo limite da margem.

Mas, afinal, o que acontece quando a fatura do cartão ultrapassa a margem exclusiva? De modo geral, caso isso ocorra, será preciso pagar o excedente tal como ocorre no pagamento de uma fatura de cartões de crédito convencionais. Portanto, a parte excedente não é descontada na folha de pagamento ou benefício do tomador.

Sendo assim, o que passar dos 5% deverão ser pagos em forma de boleto de uma fatura de crédito tradicional. Logo, é muito importante atentar-se ao valor total da dívida do cartão, afinal, caso não seja pago o saldo excedente, o saldo pendente poderá se acumular com o valor das demais faturas, tornando a dívida muito maior.

Se esta for a sua situação, não se preocupe. Há alternativas que podem tornar mais simples a quitação da dívida. Confira mais detalhes a seguir:

Novo empréstimo

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito no qual as taxas de juros aplicáveis são as menores do mercado — mais baratas até mesmo que o próprio cartão de crédito consignado. Portanto, caso haja a disponibilidade de margem consignável, o interessado poderá solicitar o crédito da modalidade, substituindo uma dívida mais cara por outra mais barata.

Como as parcelas do empréstimo são automaticamente descontadas do salário ou benefício do tomador, é possível impedir que a dívida do cartão de crédito aumente. Portanto, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), servidores públicos, militares das Forças Armadas e trabalhadores celetistas podem contar com um novo empréstimo, havendo margem disponível.

Usar troco da portabilidade de consignado

Mediante a impossibilidade de contratar um novo crédito em razão da margem indisponível ou negativa, outra alternativa também interessante é a realização da portabilidade de crédito com troco.

Também chamada de troca de dívida, a portabilidade é uma opção que tem como finalidade gerar economia em um contrato de empréstimo vigente, uma vez que este pode ser substituído por outro com taxas de juros mais acessíveis.

Em termos simples, a portabilidade com troco consiste na substituição do contrato em vigor, cujo débito já quitado pode gerar um saldo positivo.

Dessa forma, ao transferir a dívida do empréstimo consignado atual para banco que ofereça melhores condições de pagamento, o saldo excedente pode ser utilizado tanto para amortizar as novas parcelas, gerando, portanto, uma “sobra” de saldo a cada mês, ou, ainda, o troco da operação, caso exista, utilizado para quitar as despesas com o cartão de crédito.

Usar saldo do FGTS

O Saque-Aniversário é uma modalidade que permite ao beneficiário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) resgatar parte dos valores disponíveis em suas contas uma vez por ano, sempre no mês de aniversário.

Ao optar por essa modalidade, o titular da conta receberá valores dos quais normalmente teria direito apenas em função de sua demissão ou na aposentadoria, por exemplo. Assim, o Saque-Aniversário permite acessar um valor extra anualmente e que pertence ao próprio trabalhador, contudo, estaria bloqueado nas contas ativas ou inativas do FGTS.

Para ter o benefício válido, porém, é preciso fazer a adesão ao Saque-Aniversário. Sendo assim, basta acessar o app FGTS, realizar o cadastramento e fazer a solicitação de mudança para o Saque-Aniversário.

Aprenda: Saque-Aniversário x Saque-Rescisão: 6 diferenças entre os tipos de saque FGTS

Dessa forma, o dinheiro extra do Saque-Aniversário pode ser utilizado para quitar o cartão de crédito consignado e assim colocar as finanças em dia sem comprometer a renda mensal.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado