Contracheque do aposentado: o que é, para que serve e como obter

Descubra em quais situações o contracheque do aposentado pode ser útil e veja o passo a passo completo para acessá-lo.

bxblue-contracheque-do-aposentado.jpg

Se você é recém-aposentado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou do governo federal, ao buscar pelo contracheque do aposentado, eventualmente deve ter se deparado com inúmeras informações. Em geral, poucas pessoas sabem para que serve cada uma delas.

Por isso, neste post trouxemos os principais detalhes sobre o documento. Confira.

O que é o contracheque do aposentado?

O contracheque do aposentado nada mais é do que um documento no qual se registra o saldo de pagamento dos beneficiários do INSS, bem como dos servidores públicos inativos. De modo geral, ele pode ser utilizado como um “certificado” que permite ao aposentado conferir os detalhes de sua remuneração ou, ainda, utilizá-lo como comprovante de renda.

Além disso, o contracheque serve como um arquivo para prestação de contas por parte dos órgãos responsáveis pelos pagamentos, visto que ele contém as informações relativas ao vínculo, órgão pagador, situação funcional, renda mensal bruta e eventuais descontos aplicáveis, como o empréstimo consignado ou a retenção do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

5 razões para ter o contracheque atualizado

Veja as principais razões pelas quais é importante acompanhar o contracheque da aposentadoria:

1. Checar valor recebido de aposentadoria

O valor da aposentadoria do INSS é estabelecido de acordo com alguns itens importantes, dos quais pode-se destacar o tempo de contribuição, bem como a média salarial dos contribuintes, contados a partir de julho de 1994. 

Portanto, acompanhar o contracheque de aposentados atualizado é a forma mais fácil de verificar se os valores recebidos estão de acordo com o que foi fixado durante a concessão do benefício.

Para além disso, a informação sobre os ganhos do mês são cruciais para o planejamento financeiro, o que minimiza o uso inadequado dos valores e, consequentemente, as chances de endividamento.

2. Identificar desconto indevido de valores

Em muitos casos provocados por fraudes financeiras ou golpes aplicados por pessoas más intencionadas, os descontos indevidos podem vir a ser uma realidade nos ganhos de aposentados. Por isso, é essencial acompanhar o contracheque do aposentado, a fim de verificar o valor do benefício e detectar eventuais irregularidades.

De modo geral, as fraudes ocorrem por meio do roubo de informações pessoais que, por sua vez, podem ser utilizadas para a contratação do empréstimo consignado sem o consentimento dos beneficiários. Assim, a forma mais simples e rápida para verificar o desconto indevido de valores é por meio do contracheque.

3. Consultar empréstimos consignados ativos

Outro motivo para acompanhar a atualização do contracheque de aposentados é verificar os empréstimos consignados que estão ativos. Essa também é uma forma de descobrir se houve contratação de crédito sem solicitação por parte do titular do benefício.

E mais do que investigar possíveis fraudes, o documento pode ser útil sempre que o tomador quiser consultar o valor das parcelas.

4. Verificar a margem consignável livre

O aposentado do INSS ou servidor público inativo que deseja contratar um empréstimo consignado deve estar atento à disponibilidade de margem livre. Via de regra, para contar com os benefícios do crédito, como as menores taxas do mercado e melhores condições de pagamento, é preciso ter margem disponível.

Como o contracheque disponibiliza todas as informações relativas a descontos e o empréstimo consignado é descontado diretamente do benefício do tomador, a consulta a margem pode ser feita no documento.

Vale lembrar que o percentual máximo da renda mensal que pode ser comprometido com crédito consignado está em 35%, além dos 5% destinados exclusivamente para cartão de crédito consignado.

5. Contratar empréstimo consignado de forma mais rápida

O empréstimo consignado é a modalidade de crédito com menor taxa de juros do mercado, pois as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento ou benefício do tomador, o que diminui as chances de inadimplência.

Porém, a legislação em vigor estabelece alguns requisitos, dos quais se destaca a limitação do desconto automático. A soma de todas as parcelas não pode ultrapassar 35% do benefício líquido do consumidor. Logo, paga agilizar o processo e ter o crédito concedido, o interessado pode acompanhar, no contracheque do aposentado, a disponibilidade de margem, uma vez que descontos estabelecidos em lei, como pensão alimentícia ou contribuições sindicais, podem reduzi-la.

Além de ter acesso a essas informações de forma bem rápida e acessível, cabe destacar que o empréstimo consignado pode ser contratado online. Isto é, o aposentado do serviço público ou INSS não precisa sair de casa. Para tanto, basta utilizar ferramentas como o buscador online de consignado junto a instituições financeiras ou correspondentes bancários, como a BX Blue, e analisar as ofertas de crédito disponíveis em diferentes bancos.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Como tirar o contracheque de aposentado pela internet?

O contracheque, que nada mais é do que o recibo de pagamento dos aposentados, pode ser acompanhado pela internet. Sendo assim, difere-se do convencional holerite de empresas, bem como de servidores ativos. Na prática, os beneficiários do INSS e servidores públicos podem tirar o documento via Meu INSS e SouGov, respectivamente.

A seguir, confira o passo a passo completo de como acessar o documento:

Meu INSS

  1. Acesse o Meu INSS (via site ou aplicativo) e faça a autenticação do usuário utilizando CPF e senha previamente cadastrada. Para tanto, basta clicar no botão “entrar com gov.br”.
Foto: Reprodução | Meu INSS
  1. Em seguida, clique na guia “Extrato de Pagamento”, disponível na tela inicial da plataforma.
Foto: Reprodução | Meu INSS
  1. Na tela seguinte, basta verificar os últimos pagamentos efetuados. Isto é, serão exibidas as informações referentes ao valor pago por cada benefício (caso haja mais de um);
Foto: Reprodução | Meu INSS

Se desejar, também é possível verificar os detalhes do contracheque do aposentado remotamente, para tanto, basta selecionar a guia ao lado do número do benefício referente a aposentadoria.

4. Caso seja necessário consultar períodos anteriores, clique no lápis — conforme ilustrado abaixo — e defina o período desejado. 

Foto: Reprodução | Meu INSS

SouGov

Em razão da unificação de serviços do governo, o contracheque passou a fazer parte das ferramentas digitais disponibilizadas por meio do SouGov. Aposentados do governo federal podem consultar o documento sem sair de casa.

Para tanto, o primeiro passo é instalar o aplicativo no celular, pelas lojas de aplicativos Play Store e Apple Store. O acesso deve ser feito pelo sistema gov.br, mas em caso de primeiro acesso o aposentado deve criar sua conta.

Após fazer login na ferramenta, o primeiro passo é selecionar o vínculo para o qual deseja consultar. Para tanto, basta selecioná-lo clicando na caixinha “Órgão – Uorg – Matrícula”.

Abaixo, confira o passo a passo para verificar as informações disponíveis no contracheque de aposentados do governo:

  • Na tela inicial do app, selecione o vinculo correto (caso tenha mais de um) e vá até a opção “Autotendimento”;
  • Em seguida, clique na guia “Consulta Contracheque” e selecione o período que deseja consultar;
  • Se desejar conferir todos os detalhes da remuneração do benefício de aposentadoria, basta deslizar a tela para a esquerda e clicar na opção “Remuneração Mensal”, “Rendimentos” ou “Descontos”;
  • Após verificar as informações na tela e os infográficos interativos, toque na setinha no canto superior direito para fazer download do documento.
Foto: Reprodução | Governo federal
Foto: Reprodução | Governo federal

Em caso de dúvidas relacionadas ao contracheque do aposentado, a recomendação é entrar em contato com a Unidade de Gestão de Pessoas correspondente. Para descobrir a respectiva Unidade, basta selecionar os três pontinhos do lado do símbolo do “SouGov.Br”, localizado no canto superior esquerdo.

Por fim, basta escolher a opção “Localizar Unidade de Gestão de Pessoas” e, em seguida, entrar em contato com o órgão responsável, por meio dos canais de atendimento disponibilizados na tela.

Dúvidas frequentes sobre o contracheque do aposentado

A seguir, reunimos algumas das principais dúvidas relacionadas ao documento que registra a remuneração dos aposentados. Confira mais detalhes:

1. Aposentado tem contracheque?

Tal como ocorre no documento em sua versão tradicional, ou seja, disponível para trabalhadores ativos, por exemplo, o contracheque do aposentado disponibiliza uma série de detalhes relativos ao seu atual vínculo. Também chamado de “HisCre” ou Histórico de Crédito, por meio dele é possível acompanhar todos os proventos e descontos aplicados ao benefício previdenciário.

2. Quais as informações disponíveis no contracheque do aposentado?

Diferentemente do que muitas pessoas possam acreditar, o contracheque dos aposentados possui a mesma validade jurídica de um comprovante financeiro, motivo pelo qual ele é aceito como comprovante de renda para a contratação de empréstimos ou até mesmo para a locação de imóveis, por exemplo.

De modo geral, este documento lista todas as informações tanto de aposentados quanto de pensionistas, tais como:

  • o valor total de créditos e descontos, incluindo o benefício líquido;
  • informações detalhadas sobre o(s) contrato(s) vigente(s), valor de cada parcela, valor solicitado, prazo para pagamento;
  • previsão de quando ocorrerá o próximo pagamento;
  • divergências de valores geradas por descontos indevidos, etc.

3. A consulta ao contracheque é paga ou gratuita?

Tanto o Meu INSS quanto o SouGov são plataformas do governo criadas para disponibilizar serviços totalmente gratuitos. Dessa forma, a consulta ao contracheque da aposentadoria pode ser realizada sem nenhum custo. Para tanto, basta acessá-las pelo site ou aplicativo.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado