Portal do Servidor – Governo Federal: acesse a nova plataforma Gov.Br

bxblue - Portal do Servidor - nova plataforma Gov.br, serviços online

Publicado em: 12/04/2021

O Portal do Servidor é um site do Governo Federal que traz diversas informações e serviços úteis disponíveis para os servidores públicos federais (SIAPE).

Na plataforma é possível acompanhar notícias sobre concursos, oportunidades, legislação dentre outras divulgações. Se você ainda não conhece, então aproveite para saber tudo o que pode fazer na nova versão do Portal.

Inscreva-se para receber novidades sobre empréstimo consignado
Erro ao enviar, tente novamente.

Principais serviços no Portal do Servidor

Em uma iniciativa do Governo Federal, a maioria dos sites foram migrados para a platafoma Gov.br. O objetivo é simplificar o acesso dos servidores e cidadãos, além de unificar a comunicação.

Na página inicial do site estão alguns dos serviços mais utilizados e que podem ser acessados gratuitamente.

O acesso antes feito pelo endereço https://www.servidor.gov.br/, agora é realizado pelo https://www.gov.br/servidor/pt-br.

A home do portal disponibiliza de forma destacada as informações mas relevantes.

Fonte: reprodução Portal do Servidor – Governo Federal

8 serviços online mais acessados

No hub online os usários podem encontrar serviços comuns, para facilitar o dia a dia e outros específicos mais associados a vida funcional dos servidores federais.

Veja em detalhes as opções mais acessadas:

1 – Servidores e Pensionistas

Ao clicar nesse ícone, o servidor será redirecionado para o site do SIGAC, por onde é realizado o login ao SIGEPE Servidor e Pensionista.

A partir desse recursos, os servidores podem conferir informações como: dados cadastrais e o histórico financeiro.

Além disso, a consulta online disponibiliza a prévia do contracheque e os contracheques emitidos em data anterior.

Outras funcionalidades estão associadas à consignação na folha de pagamento. Estejam essas relacionadas ao pedido de um empréstimo consignado (consignação facultativa) ou outros tipos de descontos.

Em breve o SIGEPE dará lugar definitivamente ao SouGov, nova plataforma centralizadora dos serviços destinados aos servidores federais e do Governo do Distrito Federal (GDF).

Por esse motivo, é importante já conferir o novo aplicativo e website lançados recentemente.

2 – Ex-Servidores

Neste serviço, os servidores são direcionados para a página de login da conta Gov.Br. O endereço antigo (https://exservidor.sigepe.planejamento.gov.br/) é redirecionado automaticamente.

Para consultar informações sobre o histórico funcional, assim como os benefícios previdenciários é preciso logar no sistema com a nova conta.

Leia também: Aposentado e servidor: veja como fazer o novo cadastro no Gov.br

Essa credencial permite ainda acessar, de forma gratuita, os demais serviços de qualquer site hospedado no Gov.br.

3 – Aposentados e Pensionistas do Decipex

Ao clicar neste ícone, os usuários terão outras opções de serviços como:

  • Prova de vida;
  • Visita técnica (prova de vida);
  • Informe de rendimentos;
  • Contracheque;
  • Desbloqueio e senha de acesso ao SIGEPE;
  • Ficha Financeira;
  • Auxílio-funeral;
  • Solicitação de pensão;
  • Solicitação de aposentadoria;
  • Atualização cadastral;
  • Atualização de dados bancários;
  • Comprovação para fins de ressarcimento de saúde;
  • Outros serviços.

4 – Comprovante de rendimentos

O comprovante de rendimentos utilizado para a declaração do Imposto de Renda anualmente pode ser conferido no SIGEPE ou pelo SouGov.

Ao selecionar esse serviço, o usuário é direcionado para o login do SIGAC. Portanto, é preciso fazer a autenticação no sistema para conferir o extrato que é utilizado especificamente para esta finalidade.

5 – Localizar unidade de Gestão de Pessoas

Aqui, os serviços vão encontrar uma busca para localizar a unidade de Gestão de Pessoas, a partir da consulta do CPF que está vinculado a matrícula SIAPE no caso dos servidores ativos.

O retorno da busca trará o nome correto e os contatos da unidade referência.

6 – Perguntas Frequentes

Como uma guia, a seção “Perguntas Frequentes”, como sugerido, traz dúvidas comuns para orientar os usuários. As perguntas tratam de serviços, logins, tipos de documentos, dentre outros.

É um importante recurso para quem precisa de informação adicional ou suporte rápido e imediato.

7 – SIASS

No Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), o servidor pode conferir notícias, acessar documentos e a própria legislação, além de acompanhar os eventos.

Além disso, outras duas funcionalidades muito procuradas são: 1) validação de guia e exames, que pode ser feita online e a distância e 2) a verificação da lista de servidores convocados para os exames periódicos.  

8 – Consignação

Nesta parte, os servidores federais podem obter conferir detalhadamente as demais informações sobre:

  • Módulo Consignação: Apuração de Irregularidades (Termo de Reclamação);
  • Módulo de Consignações: Dupla Anuência e a Autorização de Portabilidade.

Vale lembrar que, os serviços em si devem ser solicitados pelo SIGEPE web ou SouGov.

Importante: desde o lançamento do aplicativo SouGov, o app SIGEPE mobile deixou de receber atualizações e foi descontinuado.

Para o passo a passo de como emitir a autorização de consignatária e/ou dar a dupla anuência da proposta de empréstimo consignado e emitir o termo de reclamação, basta clicar abaixo:

Últimas notícias

Essa é a forma mais fácil de se atualizar sobre as novidades e últimas notícias referentes ao universo do serviço público.

Em geral, os assuntos estão relacionados à carreira do servidor, editais, lançamentos de novas funcionalidades dos sistemas, dentre outros. Por se tratar de uma fonte oficial do Governo, é a primeira que deve ser consultada.

Perfil dos servidores

Outra seção em destaque reúne diversos dados sobre o perfil dos servidores no país.

A fonte de consulta é o Portal da Transparência, outra importante referência de pesquisa que está disponível a todos os cidadãos. Neste outro portal, é possível navegar ainda pelo Painel Estatístico de Pessoal.

Outros serviços

As categorias “Publicações”, “Direitos do servidor” e “Outros assuntos”, são filtros focados em dúvidas específicas e mais informativas.

Aplicativos

O Governo Federal tem uma gama de aplicativos muito úteis. No Portal do Servidor destacam-se o SouGov e o SIGEPE Gestor (que em breve também será descontinuado).

Leia também: 10 aplicativos do governo federal úteis aos servidores públicos

Todos os serviços que hoje são acessados isoladamente devem ser centralizados no SouGov.

Canais de atendimento

Por esses atalhos, os usuários podem fazer denúncias, acessar a Central SIPEC, o SIC ou a Ouvidoria.

Fonte: reprodução Portal do Servidor – Governo Federal

O e-Ouvidoria é um canal de comunicação direto do servidor com o Ministério Público (MP). Nesse espaço, o funcionário público pode registrar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias.

A Ouvidoria recebe as manifestações, analisa, orienta e encaminha às unidades responsáveis ou órgãos competentes.

Portal do servidor contracheque

Apesar de ser uma plataforma com muitas funcionalidades, ao contrário do que ainda se pensa, o serviço de acesso aos contracheques, no caso dos servidores SIAPE não é feito pelo Portal do Servidor.

Assim, o contracheque do Governo Federal não estão no site. Os dados financeiros são armazenados no SIGEPE/SouGov o que pode mudar em outros estados em que há a alternativa da consulta ao contracheque online pelo próprio portal.

Portal do Servidor (Estados)

Entre os sites com maior volume de acesso estão:


Para continuar a receber notícias em primeira mão sobre o funcionalismo público, você que é servidor público federal (SIAPE) pode se inscrever em nosso canal exclusivo. Se inscreva GRATUITAMENTE aqui para receber notícias selecionadas via WhatsApp.