Como bloquear e desbloquear o Empréstimo Consignado INSS?
Publicado em: 04/06/2018
Segurados INSS podem bloquear e desbloquear o empréstimo consignado em seu benefício. Essa modalidade de empréstimo é aquela em que as parcelas mensais são descontadas diretamente do benefício INSS.
Como o risco de inadimplência é menor, os bancos conseguem oferecer taxas de juros menores. O que torna essa opção muito atrativa.
Além do empréstimo ser facultativo, ou seja, opcional, ainda existe a possibilidade de bloquear ou desbloquear o empréstimo, sempre que o segurado desejar. O Instituto Nacional do Seguro Social também recomenda essa prática em algumas situações específicas.
Saiba agora como bloquear ou desbloquear o empréstimo, em quais situações é indicado e como solicitar o serviço gratuito.
Como bloquear o benefício para Empréstimo Consignado?
Para solicitar o bloqueio para consignações de empréstimo e cartão de crédito consignado, o segurado têm duas opções:
- Online: pelo site ou aplicativo Meu INSS;
- Presencialmente: em uma Agência da Previdência Social (APS).
Passo a passo pelo site Meu INSS
Como os processos do Governo estão sendo digitalizados, para poupar tempo, o segurado pode fazer a maioria dos serviços online à distância. Assim, o atendimento presencial deve ser utilizado apenas em último caso.
Veja o passo a passo detalhado do atendimento online.
Passo 1 – Acessar o Meu INSS
O Meu INSS reúne diversos serviços para os cidadãos. Mesmo aqueles que ainda não são aposentados podem fazer consultas ou acessar os serviços. Para isso, no entanto, em muitos casos é necessário ter uma conta no site.
O login também pode ser criado pela internet, em poucos passos.
Leia também: O cadastro do Meu INSS mudou. Crie seu novo login agora!
Para bloquear ou desbloquear o empréstimo no benefício, o segurado precisa logar em sua contar, clicando na opção “Entrar” no site do Meu INSS.
Passo 2 – Acessar a opção Agendamentos / Solicitações
O segundo passo é selecionar a opção “Agendamentos/Solicitações”. Aqui estarão listados todos os serviços disponíveis pelo INSS.
Para um novo pedido, deve ser preenchido um “Novo Requerimento”.
Passo 3 – Buscar o serviço desejado
Na lista de serviços, basta digitar “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado – Atendimento à distância”.
Passo 4 – Solicitar o bloqueio do benefício
Para dar sequência no pedido, é preciso acompanhar as informações e instruções disponíveis no site. Depois de ler atentamente, o usuário deve clicar em “Avançar”.
As telas seguintes vão solicitar a confirmação de alguns dados pessoais e de contato, assim como a forma que o titular deseja acompanhar o processo.
Qualquer requerimento junto ao INSS também pode ser acompanhado à distância, por meu INSS, telefone ou e-mail. Então, é necessário selecionar uma dessas opções e inserir as informações obrigatórias.
Depois, é preciso informar também o número do benefício (NB). Se o titular tiver um Procurador ou Representante Legal pode indicar nesta etapa.
Na segunda opção, basta selecionar uma das alternativas disponíveis:
- A) Bloqueio para empréstimo;
- B) Desbloqueio para empréstimo.
Se necessário, o INSS também pode solicitar documentação comprobatória adicional, antes de bloquear o benefício para empréstimo.
IMPORTANTE: o benefício se manterá bloqueado por tempo indeterminado, podendo ser desbloqueado, a qualquer momento.
Passo a passo pelo aplicativo Meu INSS
O passo a passo pelo Aplicativo Meu INSS, é similar. O beneficiário deve fazer o download gratuito do aplicativo no smartphone ou tablet.
No aplicativo o serviço está identificado como “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”.
Por que bloquear o benefício INSS para empréstimos?
Com o objetivo de evitar fraudes, o INSS assegura a Aposentados ou Pensionistas o bloqueio do empréstimo consignado.
Dessa forma, quem não pretende fazer um empréstimo a curto prazo, pode fazer a solicitação do bloqueio em seu benefício. E, quando precisar do acesso a essa linha de crédito, pode proceder da mesma forma, solicitando o desbloqueio.
Esse bloqueio é válido somente para novos empréstimos consignados, como explica a Dra. Suzana Freitas, advogada especializada em Direto Previdenciário:
Essa medida não afeta os contratos que por ventura o consumidor já tenha vigente. O intuito é bloquear o benefício para novos empréstimos consignados.
Existem alguns casos em que o bloqueio de concessão de empréstimo é feito automaticamente pelo INSS. Isso ocorre, por exemplo, quando o segurado realiza uma denúncia de fraude ou irregularidade, como explica Suzana:
Em caso de suspeita de desconto indevido na aposentadoria ou pensão, em relação a empréstimo consignado o segurado pode ligar no 135. Ele também pode acessar o Meu INSS para fazer a denúncia. Depois da apuração o benefício poderá ser bloqueado
Nessas situações, o acesso a novos empréstimos fica bloqueado por 60 dias, para averiguação. Durante este período o segurado não pode pedir o desbloqueio. Depois de resolvida a questão e a liberação no sistema, é possível contratar o empréstimo consignado normalmente.
O bloqueio automático também ocorre quando há a transferência do benefício de uma agência do INSS para outra ou de um banco para outro.
Casos comuns em que o benefício é bloqueado para empréstimo:
- Novos benefícios (concedidos a partir de março de 2019);
- Em caso de suspeita de fraudes;
- Quando o titular solicita, a qualquer momento;
- Transferência do benefício para outra agência;
- Mudança do benefício para outro banco.
Confira a seguir como desbloquear o empréstimo consignado no seu benefício.
Como desbloquear o Empréstimo Consignado?
Para desbloquear o empréstimo e usufruir dos benefícios do crédito consignado, o processo é o mesmo e pode ser realizado online, sem a necessidade de sair de casa pelo site ou aplicativo.
O prazo estimado para liberação é, em média, de 7 a 15 dias.
Em quais casos desbloquear o benefício?
Vale lembrar que, conforme as novas regras do Consignado INSS, os novos benefícios são bloqueados para empréstimo pelo prazo de 180 dias, contados a partir da data da concessão. O titular que desejar fazer um empréstimo, no entanto, pode solicitar o desbloqueio, a partir de 90 dias.
Leia também: Como desbloquear o benefício INSS para empréstimo em 2020?
Por lei, essa modalidade de empréstimo só pode ser contratada pelo titular do benefício. Procuradores, assim como tutores ou curadores não estão autorizados a fazer empréstimo no nome de um beneficiário.
Agora que você já sabe como bloquear ou desbloquear o empréstimo no seu benefício, certamente estará muito mais seguro.
Quer fazer um empréstimo consignado?
A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.