INSS

INSS: Instituto Nacional do Seguro Social

Simule um empréstimo consignado grátis

Conhecido popularmente pela sigla INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social é uma das entidades mais conhecidas da população brasileira também devido à sua tradição e serviços prestados.

Mesmo quem ainda não se aposentou tem contato com a instituição. Saber, portanto, a sua história pode ajudar a ampliar esse conhecimento. Veja a seguir outras informações relevantes e úteis para o seu dia a dia, seja você beneficiário do INSS ou contribuinte do órgão.

Receba novidades e ofertas por e-mail.

O que é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)?

O Instituto Nacional do Seguro Social, popularmente conhecido pela sigla INSS, é uma instituição pública e autônoma. Está vinculado ao Ministério da Previdência Social e é responsável pela gestão e manutenção do Regime Geral da Previdência Social (RGPS).

É de sua responsabilidade, por exemplo, as concessões das aposentadorias e pensões aos segurados, o pagamento dos benefício como aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e outros que são previstos em lei.

O trabalho do INSS é desenvolvido em conjunto com a Dataprev, que é a empresa de tecnologia que faz o processamento de dados da Previdência Social.

A seguir, confira qual a missão do INSS, bem como a visão e valores do órgão.

Missão

Garantir proteção aos cidadãos por meio do reconhecimento de direitos e execução de políticas sociais.

Visão

Ser instituição de excelência no reconhecimento de direitos e gestão de benefícios sociais ao cidadão.

Valores

Ética, respeito, segurança, transparência, profissionalismo, responsabilidade socioambiental.

bxblue - missão do INSS
Fonte: Reprodução | INSS

Quando surgiu?

O INSS foi criado em 27 de junho de 1990, pelo Decreto nº 99.350, unificando o Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) e o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Sua sede fica em Brasília, mas o atendimento está descentralizado e presente em todos os Estados e no Distrito Federal, por meio das Agências da Previdência Social (APS).

Confira diversos produtos consignados.

Organograma INSS: veja a estrutura organizacional

A Estrutura do INSS é composta, basicamente, pela direção central e as unidades descentralizadas. Veja detalhes na imagem abaixo:

bxblue - estrutura organizacional INSS
Fonte: Reprodução | INSS

Presidência

Atualmente, o presidente interino (temporário) do Instituto Nacional do Seguro Social é o advogado e servidor de carreira do INSS, Glauco André Fonseca Wamburg.

Setor de Autarquias Sul, Quadra 02 – Bloco O – 10º andar
CEP 70070-946 – Brasília/DF
E-mail: pres@inss.gov.br
Fone: (61) 3313-4180

Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS)

Por definição, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) é um órgão de deliberação colegiada que ajuda a estabelecer a democracia e descentralização da administração no que diz respeito à Previdência Social.

Surgiu em cumprimento ao art. 194 da Constituição, com a redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, que prioriza uma gestão quadripartite, ou seja, com a participação de:

  1. Governo;
  2. Trabalhadores ativos;
  3. Empregadores; e
  4. Aposentados.

Legalmente, foi criado pela Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991.

Tipos de segurados do INSS

Entre os grupos atendidos estão:

1. Segurados obrigatórios

São todos os trabalhadores citados no artigo 11 da Lei 8.213/91:

  • Trabalhadores empregados;
  • Trabalhador empregado doméstico;
  • Trabalhador contribuinte individual;
  • Trabalhador avulso;
  • Trabalhador segurado especial.

2. Segurados facultativos

Por outro lado, os segurados facultativos do INSS são os listados no artigo 11 do Decreto 3.048/99.

Um dos pré-requisitos é ser maior de 16 anos e se filiar ao RGPS, a partir da contribuição. Neste caso, é preciso que não tenha nenhuma atividade remunerada que faça o enquadramento como segurado obrigatório.

O contribuinte facultativo passa então a ser segurado, quando paga a primeira contribuição pela Guia da Previdência Social (GPS).

Aposentadorias e pensões do Poder Executivo passam a ficar sob responsabilidade do INSS

No dia 8/2/2021, o governo federal unificou os processos de aposentadorias e pensões do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da União, por meio do Decreto 10.620/2021.

Com a mudança, o INSS também fica responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões de autarquias e fundações públicas do Poder Executivo.

Até então, os pagamentos eram efetuados por cada entidade da administração indireta. O objetivo por trás da alteração é padronizar e simplificar os processos de prestação do serviço público.

Canais de contato

O atendimento ao público é realizado por canais específicos, sendo:

Agências da Previdência Social (APS)

As Agências da Previdência Social estão localizadas em pontos estratégicos da cidade, para facilitar a prestação dos serviços.

Entre os atendimentos mais comuns estão o da realização das perícias médicas, procedimento obrigatório tanto para quem fez o pedido e irá se afastar das atividades profissionais por motivos de saúde, quanto por quem já tem benefícios como a aposentadoria por invalidez, que precisam de renovação.

Site

O novo site do INSS foi integrado à plataforma de serviços digitais do governo e, agora, deixa de ser acessado pelo endereço antigo (www.inss.gov.br) e está disponível em novo endereço: www.gov.br/inss/pt-br. A mudança visa facilitar ainda mais o acesso às informações a população e aos segurados, dando mais transparência à gestão.

O portal funciona como um diretório público e recebe milhares de acessos diariamente.

Site e Aplicativo Meu INSS

O site e aplicativo Meu INSS são ferramentas práticas que podem ser acessadas por todos os cidadãos que estão em busca de serviços, tanto pelo computador, quanto pelos dispositivos móveis como celulares e tablets.

Algumas informações podem ser consultadas sem a necessidade de identificação do usuário, mas a solicitação de serviços como agendamentos, por exemplo, exigem que o solicitante faça o login na plataforma.

Mais de 90 serviços foram disponibilizados online e tem contribuído para a agilidade no acesso a informações bem recorrentes como conferência e emissão de extratos de pagamento, extratos de empréstimo consignado e informe de rendimentos.

Outra vantagem do serviço a distância é que a abertura e acompanhamento dos processos ocorrem também pela internet. Assim, não é necessário deslocar-se até uma agência e perder a viagem ou ainda ficar alguns minutos na espera telefônica.

135

A central telefônica do INSS funciona como uma grande rede de telemarketing para tirar dúvidas, fazer solicitações e ainda dar entrada nos processos de aposentadoria ou pensão.

As ligações podem ser feitas de segunda-feira a sábado, das 07h às 22h (horário de Brasília). São aceitas ligações de telefones fixos ou celular (com custo de uma ligação local).

Todo atendimento gera um protocolo que deve ser guardado para futuras consultas.

Helô

A Helô é a assistente virtual do INSS, que está no site e aplicativo Meu INSS. O robô ajuda a encontrar informações, responde as dúvidas mais frequentes e direciona o atendimento online.

Por tratar-se de uma tecnologia que é aperfeiçoada com inteligência pessoal, quanto mais pessoas utilizando, maior o repertório de respostas para auxiliar a quem precisar de ajuda.

Os serviços mais procurados pelos usuários que entram em contato com a assistente virtual, são:

  • Benefícios e serviços;
  • Extratos, certidões e declarações;
  • Perícia médica;
  • Atendimento na agência;
  • Senha do Meu INSS;
  • Cumprimento de exigência e entrega de documentos.

Confira: Calendário de pagamento de benefícios INSS 2023

Dúvidas comuns sobre o INSS

Aproveite para conferir as respostas às principais dúvidas de acessos e serviços:

1. Qual é o site da Previdência Social INSS?

Os serviços do INSS estão disponíveis no site www.gov.br/inss/pt-br ou www.meu.inss.gov.br.

2. Como acessar o INSS pela internet?

Basta digitar o endereço citado acima na barra de navegação ou abrir o aplicativo Meu INSS, disponível para download na App Store (iPhone) ou Play Store (Android).

3. Como fazer consulta do benefício INSS?

Os processos em andamento podem ser acompanhados pelos canais oficiais do Instituto Nacional do Seguro Social. Pela internet, é preciso ter um login e senha cadastrados.

4. Como fazer a prova de vida do INSS?

Com a mudanças anunciadas pelo governo federal, agora cabe ao INSS a responsabilidade por utilizar as mais diferentes bases de dados dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais para cruzar informações que comprovem a vida dos aposentados e pensionistas. Ainda assim, a comprovação pode ser feita normalmente pelo aplicativo Meu INSS ou na agência bancária onde o benefício é pago.

5. O que é o NIT no INSS?

Trata-se do Número de Inscrição do Trabalhador, dirigido a quem aos trabalhadores autônomos. O NIT pode ser obtido diretamente na Previdência Social.

6. Qual a diferença do INSS e a Previdência Social?

Embora muitas vezes utilizados como sinônimos, são termos distintos. Enquanto a Previdência diz respeito ao seguro social – direito previsto na Constituição -, o INSS é o órgão público que administra os benefícios da Previdência.

7. Para que serve o Seguro Social?

O Seguro Social serve como uma garantia, para quem é contribuinte, de que a renda será mantida nas situações em que a pessoa não estiver em condições de trabalhar, seja pelo desemprego (seguro-desemprego), maternidade (salário-maternidade), doença (benefício por incapacidade) ou pela chegada da aposentadoria.

É justamente o vínculo e a contribuição com o Instituto Nacional do Seguro Social que assegura todos esses direitos.


A ajuda financeira que você precisa: simule seu consignado com as melhores taxas na BX Blue, uma empresa PicPay, clicando aqui.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

Confira artigos relacionados

Receba novidades e ofertas por e-mail.

Veja ofertas de empréstimo consignado